Postagens

Mostrando postagens de Outubro, 2009

>A onda da corrupção

Imagem
Quem vê a onda do mar se quebrando na praia não pensa na força do seu refluxo, no vento que se encapela, nas correntes submarinas e, por fim, na força gravitacional da Lua que provoca as marés. É apenas uma onda e nada mais; quando pequena boa para as crianças e idosos; quando alta, faz a festa dos surfistas ou provoca uma tragédia marítima.

Troque a onda por corrupção, e o que se percebia? Apenas o barulho que a corrupção provocava quando noticiada nos jornais. Eram assim até que o dia em que o petismo ganhou nas urnas, de forma limpa e democrática, e segundo as regras do jogo, o direito de governar o país. Até então, corruptos e corrompidos tratavam de enriquecer seus bolsos com negociatas e sobrevivendo dos restos que sobravam dessa ou daquela verba pública, propositadamente ou por incompetência de gestores públicos, mal fiscalizados.

Quando o petismo chegou ao poder, as mesmas forças que provocavam a corrupção de então, negociatas e falta de fiscalização, ganharam ainda mais muscula…

>Deu a louca nas fábulas infantis

Imagem
Se as fábulas infantis de outrora fossem escritas hoje em dia, tudo seria diferente, o Lobo Mau estaria mal, muito mal, combalido na cama da vovozinha, que teria saído de casa para passar trotes em algum telefone público (se na cidade de Canoas isso acontece, porque não poderia ocorrer em fábulas?). O lobo teria sido vítima dos três porquinhos, que lhe contaminaram com a gripe suína. Nesta história ao invés dele ter soprado neles, foram eles que assoaram o nariz perto dele.
Os porquinhos por sinal, não seriam apenas três, mas sim, milhares, que atirariam lixo pelas janelas dos carros, ou em terrenos baldios, ou ainda despejando detritos industriais em rios, sem preocupação nenhuma com reciclagem ou meio ambiente, e teriam a alcunha de sociedade. Se não bastasse a gripe, o lobo ainda seria acusado de atentado violento ao pudor e canibalismo contra uma tal Chapeuzinho Vermelho, uma das lideres do comando vermelho, e conhecida no bosque encantado como a maior traficante de "docinhos&…

>Quero ver quem paga...

Imagem
Você, viciado em drogas, "vitima da sociedade", como se sente diante das atrocidades cometidas pelos seus fornecedores, sábado, no Rio de Janeiro? Sábado e todos os dias da semana. Você, inocente útil, que embarca nessa armadilha de interesseiros em legalizar as drogas, defender a legalização das drogas, a legalização da morte ou a legalização do enriquecimento desses.

Se o receptador de produtos roubados é criminoso, você não acha que o comprador de drogas ditas ilícitas também é? Se o político corrupto é bandido, quem se deixa corromper também não é? Você acha justo o povo trabalhar para sustentar as doenças provocadas pelo seu "prazer"? Ou para sustentar na prisão os poucos traficantes que estão lá, depois de fazer milhares de "vitimas da sociedade".

Como você se sente na fila da morte, sentença decretada por aquele que lhe vende a desgraça em doses diárias de "prazer"? Ou você é daqueles que diz que faz o que quer com seu corpo e ninguém tem…

>Como nasceu este blog, eu conto!

Imagem
webVocê deve estar perguntando: O que significa uma cegonha se o assunto é o blog? O óbvio.
Sei que pode ser cansativo para o leitor, mas lembrei que essa humilde página está fazendo dois anos de vida e claro, achei que precisava contar sua história de nascimento.

E sabe como ele (blog) nasceu? Eu tinha, ou melhor anda tenho, no portal Uol, o Blog do Jotaque me dava uma dor de cabeça danada. Quando tentava escrever um texto, tinha à minha disposição 12.500 caracteres, o que na verdade, você que está lendo, a de convir comigo, é uma miséria isso livre de qualquer imagem. Várias vezes publiquei post em partes ou capítulos, como queira. Aquilo irritava.
No trabalho, eu tenho uma chefa, sim, uma mulher, muito competente e brincalhona, ninguém consegue dizer não. Ela tinha uma frase na ponta da língua: "que dureza...". De tanto ouvir isso, quando ia postar alguma coisa no dito cujo, vinha em minha mente a danada da frase. Comecei a reclamar com o provedor. Em três dias entraram em …

>SUS

Imagem
Imagens/J. AraújoNeste ano o Sistema Único de Saúde (SUS) completa 20 anos de existência no Brasil. Um marco histórico na sociedade brasileira na conquista de um sistema universal e gratuito de atendimento a saúde, que integra as três esferas de governo e institui processos e espaços de controle social. Pensar o SUS em suas conquistas e desafios é uma iniciativa estratégica para continuarmos a contribuir na garantia da saúde como direito social e como política pública, neste contexto e cenário histórico. A ideia de um serviço público e único de saúde é formidável, mas embora virtualmente presente em todos os municípios do país, a maior parte da população fica na exceção de um bom atendimento medico e o SUS não consegue atender com eficiência essa população de exceção. O sistema passa por várias dificuldades e com o passar do tempo está sucateado. A demanda é além da capacidade de atendimento e, muitas vezes, os gestores públicos gerenciam mal os recursos disponibilizados. Ciente disso…

>Por dentro do cofre do MST

Imagem
VEJA teve acesso às movimentações bancárias de quatro entidades ligadas aos sem-terra. Elas revelam como o governo e organizações internacionais acabam financiando atividades criminosas do movimento
Veja também:
Quadro: Cofre aberto
Mais: José Rainha, o rei dos pelegos

Assertivos do ponto de vista ideológico, os líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra são evasivos quan-do perguntados de onde vêm os recursos que sustentam as invasões de fazendas e manifestações que o MST promove em todo o Brasil. Em geral, respondem que o dinheiro é proveniente de doações de simpatizantes, da colaboração voluntária dos camponeses e da ajuda de organismos humanitários. Mentira. O cofre da organização começa a ser aberto e, dentro dele, já foram encontradas as primeiras provas concretas daquilo de que sempre se desconfiou e que sempre foi negado: o MST é movido por dinheiro, muito dinheiro, captado basicamente nos cofres públicos e junto a entidades internacionais. Em outras palavras, ao ocu…

>Mania de leitura

Imagem
Atendendo o tema do mês de Outubro, do Blog Vou de Coletivo

Cada um tem sua mania, não sou diferente, e tenho as minhas. A leitura é um habito saudável. Ler um bom livro é tudo de bom. Infelizmente, o Brasil, ou melhor, o brasileiro não é campeão de leitura. Somos campeões em acidentes de transito, campeões na produção de café, campeões de futebol; mas não somos campeões em leitura de livros.

Também, os livros não estão acessíveis a todos que gostaria de ler. São caros. Mas vamos ao que interessa, tenho mania de quando estou lendo ouvir musica, acho que a leitura flui melhor. Outra mania não me importa se necessário for voltar um pouco, até dois parágrafos ou mais pra entender melhor.

Leio jornal todos os dias, se me faltar o dia não está completo. Falta alguma coisa. Sou tão vidrado em leitura que sou capaz de catar até papeis velhos, desde que tenha algo escrito. Lembro que essa mania de leitura já vem desde quando não sabia nem ler direito lá em minha terra natal. Pegava aqueles jorn…

>É proibido fumar

Imagem
O cigarro, todos nós sabemos ser uma droga lícita, nem por isso deixa de ser uma droga. Claro, já teve seus dias de glória, tanto o produto em si como seus consumidores. É causador de várias doenças além do câncer – quem fuma tem mais chances de desenvolver várias outras doenças . Antes, fumar era chique , hoje é careta. As propagandas agressivas com paisagens paradisíacas com belas mulheres deram lugar a fotos estarrecedoras nos maços. Algumas sugere que seu uso causa a impotência sexual e outros tantos malefícios.

Quando centenas de milhares de pessoas em todo mundo estavam afundadas no vício e as doenças pipocando, governantes de vários países resolveram restringir ao maximo a veiculação de anúncios de cigarros. Os fabricantes começaram a ser questionados na justiça para ressarcir danos causados à saúde de centenas de pessoas. Poucas ganharam a causa. Lembram da propaganda do cigarro MALBORO? Segundo consta seu protagonista o Cowboy morreu de câncer nos pulmões. (Este aí abaixo na f…

>Semana do Idoso

Imagem
Estamos na semana do idoso. No dia 1º de outubro comemorou-se o "Dia Nacional do Idoso". Se olharmos bem até que a categoria tem muito a comemorar. A expectativa de vida tem aumentado sensivelmente nas ultimas décadas. Os tempos mudaram muito, tanto é que já não se fala mais em velhos, mas sim na melhor idade. Hoje o idoso dispõe de vários programas voltados exclusivamente pra eles. Mas também é uma classe que às vezes falta o devido respeito. É só olharmos nos estacionamentos onde existem vagas exclusivas para os mesmos; na maioria das vezes são ocupadas por pessoas que não tem o perfil para usá-las.

O mercado está de olho nesse nicho, existe muito para ser explorado por vários seguimentos do comercio de produtos e serviços. Mesmo com todos os ganhos, ainda é uma pequena parcela de idosos aposentados que se pode dar ao luxo de viajar aproveitando tudo que a vida pode lhe oferecer. A maioria mesmo após a aposentadoria continua trabalhando para se manter com um pouco, mas de d…

>Brasil em dose dupla

Imagem
Image/web
O Brasil, além da Copa do Mundo de 2014, vai sediar os Jogos Olímpicos de 2016, pra ser mais exato, a cidade do Rio de Janeiro, que até lá precisa melhorar muito em vários setores, e a segurança é um dos principais itens. Precisa começar a trabalhar desde já para mostrar para o mundo que é possível sim, ser chamada de “Cidade Maravilhosa” com suas lindas praias ser capaz de ser segura para os moradores, turistas nacionais e internacionais andar sem a preocupação em ser atingidos por balas perdidas. Por um lado tudo isso é muito bom para melhor a auto-estima do povo brasileiro, é uma euforia coletiva. Afinal de contas, o Brasil é o país do futebol e ganhar o direito de sediar os jogos olímpicos concorrendo com vários países com uma estrutura, muitas delas já quase terminadas é realmente uma grande vitória fora das quadras. Um exemplo é Madri, na Espanha que dos investimentos necessários em infraestrutura a maioria já está pronta.Em 2016, nos jogos olímpicos esperamos que o paí…

>Em compasso de espera

Imagem
O País no momento está em compasso de espera. Nenhum fato relevante que tem merecido destaque permanente na mídia. Segundo pesquisas, a crise que tirou o sono de tanta gente já não assusta tanto. A gripe 'A' também já não assusta como no início, onde ninguém podia espirrar que já era um potencial portador do vírus H1N1, causador de várias mortes ao redor do mundo. Agora, já não está assustando tanto como no início de sua aparição.

A tendência é a gripe se tornar tão comum como qualquer outra que ataca de ano em ano. Como não está na mídia o povo esquece. Na área política a oposição tentou de todas as formas derrubar o Presidente do Senado José Sarney, mas não conseguiu, o homem é "duro na queda" apesar de todas as acusações que pesava contra ele mesmo assim ressistiu bravamente. Mais uma vez os gritos tímidos do povo não foi ouvido, faltou força.
No momento tudo parece calmo demais, acho isso perigoso. Tem uma teoria que aprendi em meu tempo de policial que era o segui…