Imagens/J. AraújoNeste ano o Sistema Único de Saúde (SUS) completa 20 anos de existência no Brasil. Um marco histórico na sociedade brasileira na conquista de um sistema universal e gratuito de atendimento a saúde, que integra as três esferas de governo e institui processos e espaços de controle social. Pensar o SUS em suas conquistas e desafios é uma iniciativa estratégica para continuarmos a contribuir na garantia da saúde como direito social e como política pública, neste contexto e cenário histórico. A ideia de um serviço público e único de saúde é formidável, mas embora virtualmente presente em todos os municípios do país, a maior parte da população fica na exceção de um bom atendimento medico e o SUS não consegue atender com eficiência essa população de exceção. O sistema passa por várias dificuldades e com o passar do tempo está sucateado. A demanda é além da capacidade de atendimento e, muitas vezes, os gestores públicos gerenciam mal os recursos disponibilizados.
Ciente disso, em 19/09/09, para marcar a data, vários seguimentos da saúde em Campinas-SP, disponibilizou diversas informações para população através de cartazes em defesa de um serviço de qualidade. O evento ocorreu na praça atrás da Catedral metropolitana. Houve coleta de assinatura para encaminhar para o Governo Federal. Somente assim, com o engajamento de toda a sociedade podemos pedir mudanças.
Sus um otimo projeto, mas com grandes falhas.
ResponderExcluirUm otimo dia
Andresa
Olá. Vivi no Brasil 14 anos, mais precisamente em Guaratinguetá; hoje moro em Portugal; os meus filhos saõ brasileiros; amo o Brasil, como devem imaginar. Sei que o sistema nacional de saúde não é lá essas coisas, mas penso que tem melhorado muito, No entanto, fostaria de dizer que não é só no Brasil que é preciso fazer mais por este sistema; aqui em Portugal passa-se o mesmo;tem melhorado muito, mas é sempre pouco tendo em vista as necessidades dos mais desfavorecidos; é muito difícil conseguir-se uma consulta principalmente em especialidades e se formos falar em cirurgias, então aí a coisa fica preta; demora muitissimo para que se consiga uma pelo sN de saúde; quem tem dinheiro vai aos privados, quem não tem arrisca-se a morrer na lista de espera por uma cirurgia. Já visitei o outro vosso blog e quero deixar um abraço ao sr. António Brás Constante que já me conhece???? por ter publicado alguns dos seus textos. Voltarei.
ResponderExcluirEmília Pinto
J. Araújo obrigada por o comentario e olha vou te passar uma lição bela...A fé é o firme firmamento das coisas que não se ver ,mais que CRER.entendes como é fácil.Não não é ! Mais eu creio por ti por todos os meus amigos que vai vencer depois que ler e acreditas que as palavras tem poder e que tudo podemos..VIU !
ResponderExcluirMeu abraço sincero
Obrigada pelo carinho
ResponderExcluirBjs
Andresa
Eu acredito que dinheiro o SUS tem, o problema é que deve estar sendo mal repassado e/ou administrado. Já fiz exames de alta complexidade em unidades financiadas pelo SUS e o atendimento foi ótimo.
ResponderExcluirQuem quer pode fazer a diferença sim!
beijos
Amigo, saudade...
ResponderExcluirEu moro em Santos, e não tenho o que reclamar do SUS aqui, sempre tive sorte na questão da saúde, meu filho tem uma doença no sangue, e está sob controle, quando ele precisou ficar internado fomos muito bem atendidos, não temos plano de saúde, o SUS é nossa opção.
Os bons ventos o levaram até o Vórtice e fico feliz que tenha gostado. Seu espaço é muito interessante, inteligente e nos faz refletir.
ResponderExcluirCertamente voltarei!
Abraços...
Boa noite
ResponderExcluiros meu comentários andam como eu feitos a pressão mas a cabeça anda esgotada neste momento não dá para mais
♥♥UM LINDO, TRANQUILO E FELIZ FIM DE SEMANA♥♥
ﻼჱﻼ.¸¸.¸¸ﻼ.¸¸.¸¸.ﻼჱﻼ.¸¸.¸¸.ﻼჱﻼ.¸¸ﻼჱﻼ.¸¸.¸¸ﻼ
♥ OBRIGADO PELA VISITA♥
ﻼჱﻼ.¸¸.¸¸ﻼ.¸¸.¸¸.ﻼჱﻼ.¸¸.¸¸.ﻼჱﻼ.¸¸ﻼჱﻼ.¸¸.¸¸ﻼ
(`'·.¸(`'·.¸(`'·.¸ ¸.·'´)¸.·'´)¸.·'´)
♥ BJUS NO CORAÇÃO♥
(¸.·'´(¸.·'´(¸.·'´ `'·.¸)`'·.¸)`'·.¸)
Interessante, pena que é uma iniciativa local e não de cunho mais Brasil...
ResponderExcluirFique com Deus, menino J. Araújo.
Um abraço.