12 março 2011

>O Japão se depara com destruição

Imagem/google
Acidentes automobilísticos, crimes hediondos, a morte propriamente dita, tornou-se nos últimos anos, noticias corriqueiras. Enquanto algumas pessoas em algum lugar estão se divertindo, comemorando o nascimento de um filho, ou casando-se com mil planos e ideais; lá do outro lado do mundo as tragédias destroem cidades inteiras matando milhares de pessoas.

O mundo está assistindo estarrecidas as imagens do tsunami que arrasou o Japão no ultimo final de semana. Foi com certeza uma das tragédias mais documentadas em imagens de todos os tempos; as pessoas, tendo a disposição os vários meios de registrar as cenas passaram a querer mostrar tudo não se importando com os riscos a que estão sujeitas. Para piorar a situação penso que se um corpo consegue chegar arrastado pelas águas até o Havaí, que será das pessoas nesse planeta caso haja uma grande contaminação nuclear.

Vimos através das imagens feitas de vários ângulos que mesmo em perigo algum membro da família não deixava de filmar a tragédia que lhes afetavam naquele momento. Isso mostra a obsessão pela melhor cena captada que a natureza enfurecida proporcionou. Nas imagens observadas, em vários momentos notam-se pessoas filmando cenas de horror, parece que apenas preocupando-se em registrar as melhores imagens.

Há uma tendência natural do ser humano de se acostumar a conviver com as tragédias. Coisas que antes assustavam, hoje não assustam mais, graças ao endurecimento dos corações. A pergunta que fica é: para quem e por quê?  A vida humana está banalizada, a morte é um fenômeno natural.  E se assim for, nós humanos cada vez mais perdemos nossos sentimentos em relação à vida?

8 comentários:

  1. Cada povo vive a sua tragédia, lá foi o mar, aqui foi um mar de lamas.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Antes de mais nada, gostaria de agradecer pelo apreço ao espaço que compartilho...

    Agora sobre o seu post, acho muito válido a sua ponderação, quando escreve "Para piorar a situação penso que se um corpo consegue chegar arrastado pelas águas até o Havaí, que será das pessoas nesse planeta caso haja uma grande contaminação nuclear." devemos nos atentar também para esse tipo de destruição...

    Abraços J.C

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite Araújo,

    Além dessa tragédia ceifar vidas, destruir cidades, ainda chama atenção pelo que voce menciona sobre o interesse em filmar imagens.
    Parece-me que tragédias, violencias, crimes, tráfico de drogas, estão virando eventos normais.Até para ganhar dinheiro vendendo esses filmes.

    As pessoas já estão se acostumando com essas notícias, e o que me preocupa são as crianças.
    A criança de hoje, tem acesso a essa vasta variedade de notícias, e eu temo que se tornem normais aos olhos delas, e me pergunto: que será dessas crianças daqui uns 20 anos? Que perfil de adulto teremos?

    Tudo que é violencia não é normal.
    E elas não podem vivificar essas notícias como "eventos adversos".

    abraços, sonia.

    ResponderExcluir
  4. Olá Araújo,

    Está cada vez mais grave a situação no Japão, há um risco muito grande de contaminação por energia nuclear.

    Já estão distribuindo medicamento de iodo,como tratamento preventivo de cancer de tireóide.

    Dra Teresa Igashi, geofísica da UNESP, declara que sempre ouve Tsunamis, mas agora é mais divulgado por causa dos canais de comunicação (mídia), e isso é bom, mas nem tanto...

    sonia,

    Obs: Ao visantante WANDERLEY:

    Esse texto refere-se a SERES HUMANOS,não a lama política do Brasil.

    sonia.

    ResponderExcluir
  5. O Engenho agradece a sua visita e importante comentário: que bom que você passou por lá, dando-nos a oportunidade de conhecer o seu trabalho.


    Eu - Fênix - gostei muito.
    Infelizmente, existe, sim, uma banalização do mal - as pessoas se acostumam com o que é bom ( lutam por não "perder" - cada um à própria moda ) e com o que é ruim (desconfiam do amor ou da doação do Outro, sendo rudes em suas atitudes ). Em outro blog comentei que é a Natureza que nos mostra a nossa pequenez diante da Vida e de toda nossa (IN)evolução. Para ela não há classe e nem títulos ou quaisquer outras coisas que alguém possa (inutilmente) julgar ser importante. É horrível acompanhar tudo ( No Rio, no Japão, etc...) e saber que estamos todos sujeitos ao desgoverno ou à imprevisibilidade. eu nem sei o que é pior. Até breve!

    ResponderExcluir
  6. Olá!!! Quanto tempo!! Tudo bom?! Apesar de sumida sempre dou uma passadinha aqui no blog, mesmo que não comente...mas hje nao tem como nao comentar...Tá cada vez pior a situação e ainda dizem nos jornais que não estão divulgando q a situação ta mto pior do q estáo transmitindo pelos noticiários, o nivel de radiação está alto...É desesperador ver a situação do Japão... E como disse a visitante Sonia, as pessoas realmente já estão se acostumando com esse tipo de notícia e é mto triste ver como alguns chegam ao ponto de se aproveitar dessas situações para lucrar...

    bom...por enquanto é só! ah! estou com um novo blog, na mesma conta, não sei se vai pra frente pois não to tento mto tempo..nem to escrevendo nadaa mais meu diário parece q acabou rsrss mas vou tentar ;]

    http://laquarella.blogspot.com

    Bjinhos!
    bom meio de semana!! Até a proxima!

    ResponderExcluir
  7. Tá certo, tal como diz e muito bem, "E se assim for, nós humanos cada vez mais perdemos nossos sentimentos em relação à vida?".
    Por isso é que cada vez o próprio homem se mata, os sentimentos já estão desaparecendo e morrer já não é nada que doa! É triste mas é assim.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Não existe perigo...

    "Que será das pessoas nesse planeta caso haja uma grande contaminação nuclear"
    Eu repondo com uma profecia do Renato Russo, Renato Rocha e Marcelo Bonfá, a Legião Urbana.


    Tem sempre algo mais
    Seja como for
    É uma dor que dói no peito
    Vamos brincar perto da usina
    Deixa pra lá
    A Angra é dos Reis
    Por que se explicar
    Se não existe perigo...

    Mesmo se as estrelas
    Começassem a cair
    A luz queimasse tudo ao redor
    E fosse o fim chegando cedo
    Você visse o nosso corpo
    Em chamas!
    Deixa, pra lá...

    Quando as estrelas
    Começarem a cair
    Me diz, me diz
    Pr'onde é
    Que a gente vai fugir?

    .
    Veja o clipe completo http://youtu.be/ZpNTxYtGKCg

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...