20 agosto 2011

>Campinas, Câmara cassa mandato do Prefeito


Imagem/google
O dia cinzento e chuvoso que a cidade viu nascer hoje parecia ser o complemento para os ultimos momentos vividos na histórica sessão de julgamento da Câmara Municipal. A cidade a partir de agora tenta se reerguer no cenário político nacional e mostrar que é possivel ainda acreditar nas instituições e o povo que representa está acima daqueles que a governam

O prefeito de Campinas (a 93 km de São Paulo), Hélio de Oliveira Santos, mais conhecido como Dr. Hélio (PDT), (acaba de entrar para a história como o primeiro prefeito da cidade a  ter seu  mandato cassado pela Câmara Municipal na madrugada deste sábado (20) depois de uma sessão de julgamento que levou quase 44 horas ininterrupta. A defesa do prefeito, com certeza vai recorrer na Justiça na tentativa de conseguir uma liminar para que o pedetista continue no cargo.
Dos 33 vereadores que compõe a Câmara Municipal, o único que votou contra a cassação foi Sérgio Benassi (PCdoB). A sessão foi encerrada às 5h35. Para cassar o prefeito, eram necessários os votos de 22 dos 33.
  
Pouco antes da votação, houve confronto entre manifestantes favoráveis e contrários ao prefeito do lado de fora da Câmara quando foi realizado o enterro simbólico de Dr. Hélio. Ninguém ficou ferido. Às 2h50, quando vereadores discursavam a favor da cassação do prefeito, houve interrupção da energia elétrica e a sessão precisou ser suspensa.

Quem assume a prefeitura é o vice, Demétrio Vilagra (PT), que já foi denunciado pelo Ministério Público por formação de quadrilha no mesmo processo que gerou o pedido de impeachment de Dr. Hélio.  Caso o vice  prefeito não renuncie ao cargo a Câmara vai entrar com pedido de impeachment do mesmo, segundo informaçãoes de bastidores esse pedido já estaria pronto, aguardando apenas o desfecho da sessão que terminou nesta madrugada.

Vilagra chegou a ser preso no final de maio ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP). Ele foi solto no dia seguinte após prestar depoimento ao Ministério Público, teve a prisão decretada novamente em junho e permaneceu foragido por cinco dias até conseguir um hábeas corpus no Tribunal de Justiça de São Paulo.

O petista agora deve responder também a um processo de impeachment na Câmara Municipal. Na última quinta-feira (18), o PSOL entrou com um pedido de abertura de Comissão Processante contra Vilagra, e os vereadores já articulam a abertura das investigações conta ele. 
 
O País vive uma onda de corrupção sem precedente, o povo não suporta mais tantos desvios de verbas públicas que deveria ser aplicadas nas áreas da saúde, moradia, educação e segurança. Não necessariamente nesta ordem. Afinal de contas somos um País que tem uma das maiores cargas tributarias do mundo e isso não é revertido como deveria para a população.

8 comentários:

  1. É sempre uma luz no tunel, uma noticia dessa meu amigo,nosso sonho de fazer deste país uma grande nação nao morre.Oxalá se concretize esta queda pelo bem da mãos limpas.
    Um abração.
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  2. E a pergunta que não quer calar: "Que pais é esse?"

    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Em se tratando de política, só vendo pra crer...
    *Obrigada pela visita!
    Seja Bem-Vindo!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde Araujo,

    Há muitos anos, depois dos Governantes militares, é que começou essa "pouca vergonha" de meter a mão em dinheiro público.

    E daí aumentou a impunidade, porque nossas leis contém "brechas" que contribuem para beneficiar o indiciado.

    E por quem são aprovadas as leis? Por eles mesmo, dessa "gangue" maldita que assolou nosso país.

    É que o nosso povo não é Unido, porque se saíssemos todos as ruas para protestar, daríamos um pouco mais de seriedade aos acontecimentos, e não passarianm como que "normais"

    sonia.

    ResponderExcluir
  5. Ai como aqui, a corrupção faz parte do nosso dia a dia.
    É bom ver quem se insurge e nos vai dando a conhecer esses casos.
    Obrigado pela sua simpática visita.

    ResponderExcluir
  6. Olá, sou a Mery, estou seguindo você, não vou comentar o texto porque não suporto políticos, sou nula, odeio essa gente. Obrigada pela força que me deu lá no meu canto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. olá obg pela visita,
    tenha um ótimo dia na presença de Deus. bjs

    ResponderExcluir
  8. Eita que blog antenado! muito bom.Obrigada pela visita ,já estou lhe seguindo
    abraços

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...