18 novembro 2012

>120 anos "sem" escravidão no Brasil

web
                                          (Este post, na verdade, foi publicado em maio de 2008, mas por ser um tema recorrente nos meios de comunicação estou republicando o mesmo).

Já se passaram mais de um Século da libertação dos escravos no Brasil. Quando, em 13 de maio de 1888, a Princesa Izabel assinava a Lei Áurea, que abolia a escravatura. Passado todo esse tempo os negros continuam discriminados muitas vezes veladamente, por mais que se diga o contrario.

A discriminação do negro ocorre de todas as formas; muitas vezes devido a cor da pele são vistos, no mínimo como suspeitos, mesmo sendo inocentes. Geralmente os negros são os primeiros a serem parados nas blitz da polícia. No país não adianta promulgar leis que torna crime a discriminação racial. Lei de cotas para as universidades pagas pelo governo. O negro quer ser respeitado, ter os mesmos direitos dos brancos e as mesmas oportunidades. Muitos, aproveitando dessa abertura estão se declarando que tem sangue negro correndo nas veias para tirar proveito da situação.

O que precisamos mesmo é da conscientização de todos os cidadãos negros e brancos vivendo em harmonia para que a justiça dos homens seja igual para todos, pois diante de Deus não haverá etnia, mas sim um espírito que dobrará seus joelhos diante do Pai. A escravidão oficial acabou, mas estamos sempre acompanhando através do noticiário a libertação de centenas de trabalhadores que ainda é mantido em regime de trabalho escravo em varias partes do Brasil.

A libertação de mais de mil cortadores de cana-de-açúcar em situação similar à escravidão no Pará, em julho de 2007, "mostra o lado sombrio da situação atual com a exploração de mão de obra escrava em pleno Século XXI”. O boom do etanol, que antes era chamado de álcool nos postos de combustíveis  é a causa“, segundo afirma reportagem publicada pelo diário britânico The Independent.

O pior de tudo isso, é que os responsáveis na maioria das vezes alega a ignorância das leis vigentes no país. Graças às incursões do Ministério do Trabalho, em conjunto com a Policia Federal, vários trabalhadores já foram libertados não somente no corte da cana, mas também em derrubadas de matas em plena selva amazônica. “Como se vê, temos ainda os” “coronéis em plena atividade...”.

11 comentários:

  1. Araujo,
    Para haver igualdade e respeito no Brasil tem que haver respeito e abolir as diferenças.

    Essa Lei de reserva de vagas em Universidades é um preconceito aberto!

    E nas grandes empresas então? Imagina reserva de vagas para negros a situação constrangedora que se cria no ambiente de trabalho.

    Voce conhece bem os ambientes de trabalho assim como eu que já trabalhamos para mais de 30 anos.

    Os comentários segundo pessoas que conheço e que trabalham em multinacionais começa com a ironia: " Olha lá aquele (a) funcionario(a) só entrou aqui por que é negro)(a).

    E assim continua com os deficientes, ex presidiarios, e todos os outros tipos de comentários maldosos que possam imaginar.

    É profundamente lamentável mas ainda temos trabalho escravo sim basta conhecer mais de perto as pequenas empresas de pagam um salario ruim aos funcionários, quando não os substitui por outros que propõe salarios menores ainda.

    sonia.

    ResponderExcluir
  2. Ah! J. Araújo... infelizmente não é só na lavoura da cana não que existe escravidão! Espalha-se. Camufla-se pelo país afora... Apenas nos tornamos cegos da realidade gritante na sociedade em geral.
    [ ] Célia.

    ResponderExcluir
  3. Pois é amigo J Araujo, se não bastasse carregarmos essa mancha que imacula nossa história, ou seja, termos escravizado nossos irmãos africanos, ainda hoje práticas escravagistas são adotadas contra aqueles segmentos menos favorecidos pela sorte.
    Abração. Tenhas um bom final de domingo.

    ResponderExcluir
  4. Meu querido amigo ...Apesar de tudo ...a escravidão persiste sim sabe pois ninguem é livre ganhando salário mínimo...ninguem é livre...quando trabalha pra comer ..pagar o transporte ...e só...A vida é muito mais que isso .O que mais me doí é que não existe pior escravidão que a compra das consciências...que não te perspectivas...um grande Abraço Pedro Pugliese

    ResponderExcluir
  5. Araujo,

    Além do trabalho escravo a que são submetidos os brasileiros, o Governo agora está mudando as regras do Auxilio Desemprego.

    Quando o trabalhador vai até o Poupa Tempo, o ao INSS para dar entrada ao beneficio, o atendente consulta no sistema se existe alguma "vaga" para área de atuação do trabalhador.

    Aí é obrigado a ir até a empresa, fazer entrevista, testes, e se não aceitar por questões salariais, é obrigado a retornar ao INSS, e começar tudo de novo.

    Isso até a segunda vez, porque na terceira se o trabalhador não tiver aceitado nenhuma vaga de emprego é obrigado a fazer um curso de reciclagem oferecido pelo Governo.

    É muita humilhação voce não acha?

    Os empresários tudo tem, lucros e vantagens, os trabalhadores estão sempre quebrando as pernas.

    Por isso a corrida atrás de serviço público! Até que o nosso Governo não resolva mexer nas regras do servidor público também.

    É escravidão ainda. E para todos, brancos, amarelos, pardos, e negros. Pobres principalmente, porque quem tem o "QI" tudo é bem mais fácil.

    Veja os escândalos do serviço público por exemplo.

    sonia.

    ResponderExcluir
  6. Os homens se deixam escravizar pelos próprios vícios e também pela arrogância e poder que oprime e acorrenta.
    Hoje existe todo o tipo de escravidão.
    Mulheres acorrentadas para a pratica do sexo.
    Governos que baixam os salários e sobem os impostos obrigando as pessoas a viverem abaixo da dignidade humana.

    A escravidão hoje tem todas as cores e raças.

    ResponderExcluir
  7. Os coronéis e a "escravatura" sempre existirão.
    Mas desejo que um dia isso acabe...talvez depois de minha morte...quem sabe!

    ResponderExcluir
  8. Caro amigo

    Tudo verdadeiro,
    apesar dos tempos
    atuais.
    Talvez fruto
    do nosso sentimento
    de egoísmo,
    que busca tornar
    os homens diferentes
    para destas diferenças
    obter proveito.

    Que amar seja para ti
    o objetivo de cada instante.

    ResponderExcluir
  9. Agradecendo sua visita no meu cantinho,venho deixar um beijo de boa noite ....

    ResponderExcluir
  10. A Humanidade ainda tem um caminho de evolução à sua frente, em vários aspectos. Espero que o encontremos depressa!

    Obrigada pela sua visita ao meu cantinho, será sempre bem vindo lá!

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pela visita.Muito intressante seu blog,gostei muito.Peço sua licença e ficarei por aquí.Vejo muitos seguidores meus em seu quadro.Gostaria que fosse também meu seguidor.
    Abraços.
    Carmen Lúcia

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...