31 janeiro 2009

>A fita azul

Uma professora de determinado colégio decidiu homenagear cada um dos seus formandos dizendo-lhes da diferença que eles tinham feito em sua vida de mestra.

Chamou um de cada vez para frente da classe. Começou dizendo a cada um a diferença que tinham feito para ela e para os outros da turma.

Então deu a cada um uma fita azul, gravada com letras douradas que diziam: 'Quem eu sou faz a diferença'.

Mais adiante, resolveu propor um Projeto para a turma, para que pudessem ver o impacto que o reconhecimento positivo pode ter sobre uma comunidade.

Deu aos alunos mais três fitas azuis para cada um, com os mesmos dizeres, e os orientou a entregarem as fitas para as pessoas de seu conhecimento que achavam que desempenhavam um papel diferente. Mas que deveriam poder acompanhar os resultados para ver quem homenagearia quem, e informar esses resultados à classe ao fim de uma semana.

Um dos rapazes procurou um executivo iniciante em uma empresa próxima, e o homenageou por tê-lo ajudado a planejar sua carreira. Deu-lhe uma fita azul, pregando-a em sua camisa. Feito isso, deu-lhe as outras duas fitas dizendo:

'Estamos desenvolvendo um projeto de classe sobre reconhecimento, e gostaríamos que você escolhesse alguém para homenagear, entregando-lhe uma fita azul, e mais outra, para que ela, por sua vez, também possa homenagear a uma outra pessoa, e manter este processo vivo. Mas depois, por favor, me conte o que perceber e o que tiver acontecido.'
Mais tarde, naquele dia, o executivo iniciante procurou seu chefe, que era conhecido, por sinal, como uma pessoa de difícil trato. Fez seu chefe sentar, disse-lhe que o admirava muito por ser um gênio criativo. O chefe pareceu ficar muito surpreso. O executivo subalterno perguntou a ele se aceitaria uma fita azul e se lhe permitiria colocá-la nele. O chefe surpreso disse: 'É claro.' Afixando a fita no bolso da lapela, bem acima do coração, o executivo deu-lhe mais uma fita azul igual e pediu: 'Leve esta outra fita e passe-a a alguém que você também admira muito.' E explicou sobre o projeto de classe do menino que havia dado a fita a ele próprio.

No final do dia, quando o chefe chegou a sua casa, chamou seu filho de 14 anos e o fez sentar-se diante dele. E disse: 'A coisa mais incrível me aconteceu hoje. Eu estava na minha sala e um dos executivos subalternos veio e me deu uma fita azul pelo meu gênio criativo. Imagine só! Ele acha que sou um gênio! Então me colocou esta fita que diz que 'Quem Eu Sou Faz a Diferença'. Deu-me uma fita a mais pedindo que eu escolhesse alguma outra pessoa que eu achasse merecedora de igual reconhecimento.' Quando vinha para casa, enquanto dirigia, fiquei pensando em quem eu escolheria e pensei em você..

Gostaria de homenageá-lo. 'Meus dias são muito caóticos e quando chego em casa, não dou muita atenção a você. As vezes grito com você por não conseguir notas melhores na escola, e por seu quarto estar sempre uma bagunça. Mas por alguma razão, hoje, agora, me deu vontade de tê-lo à minha frente. Simplesmente, sabe, para dizer a você, que você faz uma grande diferença para mim. Além de sua mãe, você é a pessoa mais importante da minha vida. Você é um grande garoto filho, e eu te amo!'

O menino, pego de surpresa, desandou a chorar convulsivamente sem parar. Ele olhou seu pai e falou entre lágrimas:

'Pai, poucas horas atrás eu estava no meu quarto e escrevi uma carta de despedida endereçada a você e à mamãe, explicando porque havia decidido suicidar e lhes pedindo perdão'. Pretendia me matar enquanto vocês dormiam. Achei que vocês não se importavam comigo. 'A carta está lá em cima, mas acho que afinal, não vou precisar dela mesmo.' Seu pai foi lá em cima e encontrou uma carta cheia de angústia e de dor.

O homem foi para o trabalho no dia seguinte completamente mudado. Ele não era mais ranzinza e fez questão de que cada um dos seus subordinados soubesse a diferença que cada um fazia. O executivo que deu origem a isso ajudou muitos outros a planejarem suas carreiras e nunca esqueceu de lhes dizer que cada um havia feito uma diferença em sua vida... Sendo um deles o filho do próprio chefe.

A conseqüência desse projeto é que cada um dos alunos que participou dele aprendeu uma grande lição. De que 'Quem você É! Faz sim, uma Grande Diferença'.

Por outro lado, se quiser, pode enviar para aquelas pessoas que significaram ou significam algo para você, sejam quantas forem. Ou por outro lado, simplesmente sorria quando lhe escrevo que estou lhe mandando isso porque você é importante para mim, cada um de vocês é importante para mim, senão não estaria homegeando-os aqui.

Quem vocês é na minha vida, faz muita diferença e queria que vocês soubessem disso.

Eis aqui a sua fita azul:
'Quem
Eu Sou Faz a Diferença'


12 comentários:

  1. Lindo isso né!!toda ação motiva uma reação!!!
    o que semear mos colheremos com certeza !!!
    E é muito bom quando nos sentimos valoriados não é!!!te da novo animo !!parabens querido como sempre vc é o J!!!! rsrsr, um cara muito especial e merecedor da minha fita azul com certeza!!!bjosssssssss

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto. Comovente e tocante seu carinho e gentileza nessa fita azul para seus amigos blogueiros. Assim que chegar em Sampa e minha conexão melhorar na quarta-feira, pego a minha...rs
    Um beijo grande pra vc
    ............... Cris Animal

    ResponderExcluir
  3. Este texto nos garante que todos temos os nossos defeitos e virtudes, só precisamos de aceitar o outro nas mesmas condições, porque, na verdade, ele faz a diferença.
    Gostei muito desta visita e obrigado pela sua lá ao meu canto.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. vim agradecer a visita e me deparei com esta linda mensagem ,peço liceça para repassar esta fita e desde ja lhe oferecer o selo exclusivo do meu blog,para blogs que me fazem pensar,um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá, obrigada pela visita no meu Blog, sou apaixonada por cinema a muito tempo, sempre que puder apareça no meu Blog, tenho outro Blog de filmes, mas são outros gêneros está no meu perfil o Blog é Filmes.
    Vi que tu gosta do filme Um Sonho de Liberdade eu assisti é ótimo até postei uma frase nesse Blog sobre o filme.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Agradeço sua visita e desde já lhe prego uma fita azul pois bem a merece.

    Como agimos no nosso dia com os outros que nos rodeiam, faz toda a diferença sim.

    Gotinhas de carinho

    ResponderExcluir
  7. Amei a crônica! Obrigada pela visita e pelos recados no blog. Estou montando um blog para cada turma que eu dou aula, quando estiverem prontos envio para você dar uma olhada..

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelas palavras no meu cantinho! :)

    ResponderExcluir
  9. Oiee! ^^ Dei um selo pra o seu blog!! Dá uma passada lá no meu e pega!! Beijosss!

    http://evefelix.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá boa noite
    Quero agradecer por postar um texto tao interessante e com conteudo para se trabalhar com adolescentes. Saiba que ja usei esta historia para 20 adolescentes de um retiro cristão, e agora fui convidade para falar para mais 75 adolescentes de escolas carentes da regiao de curitiba.!

    Que Deus te ilumine sempre para partilhar coisas boas na internet

    Paz e bem

    ResponderExcluir
  11. Ótimo post. Não posso esperar para ler as próximas:)

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...