![]() |
Imagem google |
Estamos vivendo em um mundo globalizado onde as pessoas passaram a se comunicar mais, porém, uma comunicação fria, sem o olho no olho. Antes do advento da Internet, ou redes sociais, tínhamos o habito de escrever cartas, ou mesmo visitar os amigos, hoje essas atitudes estão cada vez mais raras. O e-mail substituiu a carta, as rodas de amigos se tornaram grupos de bate papos nos comunicadores instantâneos, MSN, Skipe entre tantos outros existentes.
Na era digital estamos cada vez mais distanciando das pessoas. Por outro lado participando cada dia mais do mundo virtual; nossa vida se tornou um emaranhado de senhas e códigos. Criamos senhas para acessar a conta bancaria, o cartão de credito, o e-mail, o alarme da casa; o travamento do telefone celular, enfim, vivemos cercados de números senhas e códigos, coisa de fazer inveja a qualquer matemático. Essa expansão criou uma linguagem própria válida apenas para os usuários da rede, as pessoas leigas, quem não tem acesso desconhecem completamente.
A nova geração 'plugada' está cada vez mais atualizada com as ultimas informações com apenas um clic. Essa mesma geração acostumada ao processo do ‘copiar e colar’, muitas vezes não é capaz de distinguir um substantivo de um adjetivo. Esqueceram o ato da boa leitura e caligrafia; hoje, nossas crianças já não carregam livros e cadernos, fazem seus deveres escolares, na maioria das vezes quando solicitados, em um DVD ou Pen Drive que também é corrigido pela professora, através de checagem dos mesmos. No entanto, pwla falta de prática a caligrafia dessas crianças é péssima. Escrevem mal, a letra é feia e desproporcional, não sabem pontuar, a gramática é incorreta, enfim, é o preço que estamos pagando. Agora se dermos nas mãos dessas mesmas crianças um celular de última geração, ou um um computador eles fazem coisas incríveis que muitas vezes não conseguimos.
Não sei até onde isso é bom, pois, na verdade em minha época escolar, era de grande valia saber falar e escrever corretamente nosso idioma. Erámos orgulho para os mais velhos, desenvolver um belo texto de pesquisas e idéia próprias, acrescentando ou excluindo palavras, ou frases que ao reler julgávamos inadequados. Cada vez mais estão acabando com a criatividade. Sabemos também que é um caminho sem volta a evolução dos meios de comunicação através da informatização. Aqueles que queiram experimentar, (voltei a praticar por conselhos de uma amiga) pegue uma folha do velho caderno, procure naquela velha agenda o endereço, não o eletrônico de seus amigos ou parentes; escreva uma carta de próprio punho. Mesmo com toda evolução e, vendendo vários produtos, os Correios ainda entrega cartas.( rsrsrsrsr).
Infelizmente, a esse de comucação é usado para crimes de toda natureza. Os pedófilos usam a rede para praticar seus crimes ediondo contra as crianças; os fraudadores usam para aplicarem golpes; outros usam para difamar, injuriar as pessoas covardemente. Sabemos das facilidades e utilidades que as redes sociais tem na vida das pessoas; o que precisa ficar claro é que infelizmente muita gente sem escrúpulo usa essa ferramenta para a prática do mal.