07 maio 2009

> Gripe suina no Brasil

O que temíamos chegou ao Brasil. Nos últimos dias o assunto é a gripe suína, agora tratada como gripe A, (H1N1). Era somente uma questão de tempo a introdução do vírus no Brasil.

“O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou, em entrevista coletiva na noite desta quinta-feira (7), que o Brasil tem quatro casos de pessoas infectadas pela gripe suína (H1N1).
As quatro vítimas são brasileiras, e as contaminações foram confirmadas por três laboratórios. Duas vítimas são de São Paulo, uma do Rio de Janeiro e outra de Minas Gerais. Os quatro são adultos e apresentam quadro clínico estável.Segundo o ministro, "o governo está com a situação sob controle". "Todos os casos foram importados, e não existem evidências de que foram contaminadas outras pessoas no país, ou seja, o vírus não circula no Brasil", disse. "Volto a afirmar, todos os pacientes passam bem."

Temporão afirma que um dos pacientes, de SP, esteve no México entre 17 e 22 de abril e começou a ter os sintomas no dia 24. Ficou internado até o dia 4 de maio e passa bem. Outro paciente, de MG, começou a apresentar sintomas já no México e permaneceu isolado até o dia 6 de maio.Outro dos casos, que está em SP, esteve na Flórida e chegou ao Brasil no dia 28 de abril. Não chegou a ser internado, mas foi mantido em isolamento familiar. Já o outro paciente, do Rio, esteve no México e voltou ao país no dia 3 de maio. Ele permanece internado desde o dia 5 de maio. Segundo o ministro, todos passam bem e não correm risco de morte. Apenas o caso do Rio teria condições de transmitir o vírus a outras pessoas.O ministro diz ainda que o governo está preparado para tratar 9 milhões de pessoas. "Do ponto de vista de estratégia e mobilização, nós vamos continuar fazendo a mesma operação. Até o momento, não há nenhum registro de pessoa para pessoa no Brasil. Reitero que estamos mostrando total transparência nas nossas ações", disse Temporão.O alerta do ministério é para que as pessoas não se automediquem, mesmo que tenham vindo do exterior ou possuam alguns dos sintomas da doença. "Estamos preparados, fiquem tranquilos, a informação está sob controle.” Números da gripeEm balanço divulgado nesta tarde, o Ministério da Saúde havia retificado para 24 o número de pessoas no Brasil suspeitas de terem se infectado com a gripe suína. Pela manhã, o ministério havia informado que eram 21 casos suspeitos. Agora, afirma que são 15. No mundo, são 2.371 casos confirmados de gripe suína em 24 países.Chegaram hoje ao Brasil os kits para realização de exames laboratoriais que irão permitir o diagnóstico mais rápido de gripe suína. Com isso, a confirmação ou descarte de casos suspeitos de gripe poderão ser feitos em até três dias, e não mais em 15 dias como ocorria até o momento. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) autorizou a fabricação da vacina influenza e A (H1N1) no Brasil, destinada para prevenir a gripe suína. “A Resolução n.º 18, publicada na edição de hoje (7) do Diário Oficial da União, determina critérios para a produção”.

Situação da gripe suína no mundo, segundo a OMS


Casos confirmados pela OMS: Áustria (1), Canadá (201), China/Hong Kong (1), Colômbia (1), Costa Rica (1), Dinamarca (1), El Salvador (2), França (5), Alemanha (10), Guatemala (1), Irlanda (1), Israel (6), Itália (5), Holanda (2), Nova Zelândia (5), Polônia (1), Portugal (1), Coreia do Sul (3), Espanha (81), Suécia (1), Suíça (1) e Reino Unido (32).
Fonte: UOL Noticias
Atualizado em 17/07/09 às 22:42
Os dados acima estão defasados; somente no Brasil já são 11 mortes provocadas pelo virus H1N1, mais conhecido como gripe suina. O Ministério da Saúde, já dmite que o virus já não depende mais de contato com pessoas que estiveram em países com pessoas doentes. O mesmo já está infectando mesmo pessoas que não viajaram e nem tampouco tiveram contato externo. A situação é preocupante.

7 comentários:

  1. Caro amigo, a gripe suína tem tudo a ver também com áreas de desmatamento ambiental, onde os transmissores se instalam nos hospedeiros e se misturam com virus que há algum tempo eram exclusivamente humanos. É mais uma doença provocada pela ganancia do poder e má administração governamental. Voce sabia que EUA não recebe pessoa doente, e se ficar doente lá, é imediatamente devolvida ao seu país de origem? O Brasil abre os braços pra todos, doentes ou não, sem nenhum cuidado maior pelo Ministério da Saúde.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    eu não te esqueci não, sempre passo por aqui, só não comento, mas estou semre te acompanhando...

    e por falar em gripe, eu estou hiper gripada(ultimante só penso em dormir), mas a gente têm aquela tndência a sempre achar que esse tipo de coisa só acontce cm outras pessoas... então deixa ela lá e eu cá...rs


    **

    ResponderExcluir
  3. Poxa, escri um comentário enorme, ele simplesmente apagou...

    mas não esqueci devc não, sempre passo por aqui, só não comento sempre, mas acompanho..rs

    **

    ResponderExcluir
  4. Oi querido amigo, tá complicado postar aqui, meu pc não aceita...
    Quanto a gripe, vai dar samba né?
    uma boa semana para você.
    beijossssssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Passei para lhe agradecer as palavras e lhe deixar grande abraço hoje foi vapt vupt, volto mais calmo..........

    ResponderExcluir
  6. ola J. Araujo, muito obrigado pela sua visita
    pelas palavras de carinho e parabéns pelo seu blog, muito bom ter pessoas como vc que nos dá noticias que realmente valem a pena ler, saiba que o conteudo do seu blog é muito importante internet brasileira,
    mas uma vez obrigado
    e hj estamos começando uma pequena reformulação no nosso blog
    um grande abraço
    Forró Beija Flor

    www.bandaforrobeijaflor.com
    www.palcomp3.com.br/forrobeijaflor

    ResponderExcluir
  7. Ola
    como sempre,textos de primeira,vale a pena,parar e ler.
    estou com uma coletiva em defesa da infancia,seu comentário é valioso,e sua visita um prazer,
    beijos
    Mari

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...