07 abril 2010

>Coqueluche (Tosse Comprida)

A partir de hoje este blog vai publicar uma série de posts dedicados à informação sobre várias doenças que atinge milhares de pessoas em todo o mundo. E a primeira delas a serem abordada é a Coqueluche apesar de ser conhecida da população, as vezes não é dada a impotância que se deve a ela. Estes posts sairão a cada 15 dias. Espero com isso levar a centenas de pessoas que passam por aqui, um pouco mais de conhecimento a respeito de algumas doenças, acho de extrema importância para prevenção. Existem doenças que não damos a devida importância que elas merecem. Tem um velho ditado que dizem: "o melhor remédio é a prevenção".
Descrição
É uma doença infecciosa aguda, que afeta principalmente a traquéia e os brônquios. Existem dois tipos de coqueluche: Coqueluche chamada clássica e Coqueluche que se manifesta em crianças menores de 3 meses de idade.

Coqueluche clássica: Nas duas primeiras semanas da doença, a pessoa apresenta um quadro semelhante à gripe. Os acessos de tosse vão se tornando mais intensos, produzindo crises de tosse repetidas, levando a pessoa a apresentar uma cor cianótica (arroxeada), devido à falta de ar que ocorre no momento da tosse. No final da tosse, produz um barulho característico e há eliminação de uma secreção esbranquiçada. Esta fase da doença pode durar de um a dois meses ou mais.
Coqueluche em menores de 3 meses: Neste tipo geralmente não se observa o "barulho", o que deixa mais difícil o diagnostico, podendo então ser confundida com outras doenças respiratórias. Complicações: Pneumonias e broncopneumonias, desidratação, desnutrição.

Como evitar
Para se evitar a coqueluche, todas as crianças devem ser vacinadas com a vacina tríplice (DPT), recebendo todas as doses até os 6 anos de idade.

Atenção!!
A VACINA DPT É DADA NAS UNIDADES DE SAÚDE, A TODAS AS CRIANÇAS A PARTIR DOS 2 MESES DE IDADE. NÃO DEIXE DE VACINAR.

15 comentários:

  1. Ainda bem que eu nunca tive e nunca conheci alguem que tivesse essa doença. Eu já estudei sobre ela na escola, mas é tanta coisa que a gente estuda e esqueçe depois!
    Minha mãe nunca atrasou vacina em mim, eu ainda lembro quando eu tinha seis ou sete anos que as vezes tinham aquelas campanhas de vacinação na escola e ela me levava.
    È sempre melhor prevenir do que remediar né!
    beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. Não tenho visto surtos desta doenças, então imagino que esteja controlada...

    Fique com Deus, menino J. Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi Araújo! A vacina DPT que na verdade é conhecida como TETRAVALENTE, é indicada para difteria, coqueluche, tétano, e hemófilos. Deve ser aplicado em crianças com dois meses, e a seguir as doses de 4 meses, 6 meses, l ano e tres meses(15meses) e depois só com 5 anos, que já não é mais a TETRAVALENTE, é a DPT propriamente dita, conta difteria, coqueluche e tétano. Também junto com essa vacina deve-se tomar a Hepatite B, no mesmo esquema de vacinação. Vale também para a Pólio Oral. Com 01 ano de idade recebe a vacina TRIPLICE VIRAL( Sarampo, caxumba e rubéola ) e um reforço com 5 anos. Também tem na rede pública a partir desse ano a vacina Pneumo 10. Antes somente tomava em clinica particular. O número de doses são 03: 02, 04, e 06 meses. Esse é o calendario oficial do Minist. da Saúde. Mas exite uma vacina fundamental para saúde das crianças, é a VACINA CONTRA MENINGITE. Só tem particular.

    beijos.

    ResponderExcluir
  4. eu quero o remedio para a coqueluche

    ResponderExcluir
  5. Merci d'avoir un blog interessant

    ResponderExcluir
  6. Vous avez de bons points il, c'est pourquoi j'aime toujours verifier votre blog, Il semble que vous etes un expert dans ce domaine. maintenir le bon travail, Mon ami recommander votre site.

    Mon francais n'est pas tres bon, je suis de l'Allemagne.

    Mon blog:
    Regroupement de credit et demande de rachat de credit

    ResponderExcluir
  7. This is very interesting, You're a very skilled blogger. I've joined your feed and look forward to seeking more of your magnificent post. Also, I've shared your website in my social networks!

    ResponderExcluir
  8. Estou com suspeita de tosse cumprida, mas só consegui descobrir depois de passar por quatro médicos e ser diagnosticada de garganta inflamada, depois pneumonia, depois alergia nas vias respiratórias e na rede pública um médico disse que eu não tinha nada, pois tinha tomado bezetacil na crise de garganta. Eu estava sem voz de tanto tossir e ele debochou da minha cara dizendo pra eu forçar a fala porque eu não tinha nada. fui a outra médico que fez uma chapa e dagnosticou princípio de pneumonia. Tomei os remédio mas a tosse não passou, pelo contrário, se agravou.Então fui a um pneumologista ontem, fiz os exames e já estou tomando os remédios.Isso tudo no decorrer de um mês. Tenho 49 anos e é horrível passar por isso, dia e noite tossindo e tendo incontingência urinária a cada tossida. Imagino uma criança passando por isso. Agradeço aos esclarecimentos. Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLHA. A mesmissima coisa aconteceu comigo. Tenho sua idade. E incontinencia urinaria e com coqueluche.

      Excluir
  9. What a cool small commentary I thoroughly loved it

    In conclusion , permit me thank you for your tolerance with my English as (I am sure you have become aware this by now,), English is not my initial tongue therefore I am using Google Translate to form out what to record what I actually wish to say.

    ResponderExcluir
  10. infelizmente eu tou e olha uma coisa vale lembrar os adultos tbm tem que tomar por que não é nada facil ja tou faz 2 meses

    ResponderExcluir
  11. Nossa gente uma coisa que vale lembrar esta doença tbm pega os jovens eu mesmo to faz 2 meses , não é nada fácil então quem so se vacinou de pequeno fica esperto e vai se vacinar em redes particulares por que é horrivel

    ResponderExcluir
  12. Como um novato, eu estou sempre em busca de artigos que podem me ajudar. Obrigado Wow! Obrigado! Eu sempre quis escrever no meu site algo como isso. Posso tomar parte do seu post no meu blog?

    ResponderExcluir
  13. Today, while I was at work, my cousin stole my
    iphone and tested to see if it can survive a 40 foot drop, just
    so she can be a youtube sensation. My iPad is now destroyed
    and she has 83 views. I know this is completely
    off topic but I had to share it with someone!


    Feel free to surf to my web site ... christian dating Site

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...