29 maio 2012

Responsabilidade Social

Imagem  google
Meu nome é Michele, tenho 30 anos, sou casada e mãe de um menino de 6 anos. Fui convidada pelo meu pai, a contribuir com algum texto para seu blog. Decidi falar sobre um assunto que tem me incomodado bastante todas as vezes que vou ao supermercado.

Antes de iniciar o assunto quero aqui deixar claro, que sou uma pessoa que procuro no meu dia-a-dia ser uma cidadã correta e consciente com minha responsabilidade social. Nisso inclui o descarte correto de pilhas e baterias, não jogar lixo na rua e o uso consciente da água, inclusive passando ao meu filho estes valores.

Quando o governo paulista decidiu juntamente com a Associação Paulista de Supermercados a não distribuir mais as sacolas plásticas gratuitamente, achei ótima a decisão, penso que isso realmente irá contribuir em parte com o planeta para o descarte correto do lixo. Mas por que eu ou você consumidor temos que ser prejudicados com isso?

Minha opinião é que esse acordo não demonstra tanta preocupação com o meio ambiente, e sim mostra ser um excelente negócio para os donos de supermercados. Alguns questionamentos que faço a mim mesma:

- Distribuir gratuitamente não, mas cobrar R$ 0,19 por cada sacolinha isso é permitido?
- E as garrafas pets, as embalagens dos alimentos isso não preocupa?

Já que demonstraram tanta "preocupação" com o meio ambiente deveriam então oferecer a alternativa ao consumidor, um exemplo seriam os sacos de papel, são biodegradáveis, renováveis e recicláveis.
Creio que antes de fazerem esse acordo que proíbe a distribuição das sacolinhas deveriam preocupar-se em oferecer à população a coleta seletiva do lixo nos bairros.

Em Campinas cidade onde moro, mesmo com toda minha vontade em reciclar meu lixo sou impedida, porque de acordo com a própria Câmara Municipal de Campinas em um relatório final da Comissão Especial de Estudos (CEE) a cidade produz 900 toneladas de resíduos domésticos e industriais por dia, mas recicla apenas 2% disso.

Ou seja, 98% do lixo produzido na cidade vão parar nos aterros sanitários e grande parte dele com certeza contém plástico que agora com esse novo acordo, só mudou o tipo de embalagem agora descartadas. O   que tem a dizer os preocupados com o planeta?  Todo o lixo produzido irá parar nos mesmos aterros sanitários, só que agora dentro de sacos de sanitos vendidos pelos mesmos defensores do meio ambiente.

(*) Michele Araújo

9 comentários:

  1. Só ligam para o meio ambiente quando lçhes convêm aos bolsos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Michele, gostei muito do seu texto, que demonstra a sua preocupação com e meio ambiente, parabéns! Aqui em Porto Alegre\RS ainda não estão cobrando pelas sacolinhas, mas acho que isso não passa de mais uma jogada de marketing dos gananciosos empresários. Que pena!!

    Beijos!♥

    ResponderExcluir
  3. Realmente isso é uma política de interesse de alguns que com certeza têm suas fábricas de sacos para lixo e por não terem boas vendas, forçaram tal lei para que possam assim vender os seus "biodegradáveis"... e como sempre tudo sai do cliente... Não "reciclam" sequer suas tacanhas e obsoletas ideias da época de Pedro Álvares Cabral!
    Parabéns pela proposta no blog!
    Abraço, Célia.

    ResponderExcluir
  4. Michele, fico irritada e perplexa, cada vez que vou ao supermercado. Será que alguém acredita que a proibição das sacolinhas vai salvar o planeta? Valha-me Deus! O brasileiro não reage, aceita tudo. Sem mais comentários. Muito bom o seu texto. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Michelle,

    Voce colocou muito bem esse assunto que vem me incomodando muito. Além de não fornecerem as sacolinhas nos supermercados, os preços de todas as coisas subiram muito. E o Governo ainda vem na "cara dura" dizer que não tem inflação.
    ]
    Mas para não fugir do assunto, não tem as dita cuja sacolinha tão necessarias, mas tem sacos plasticos para legumes, verduras, frutas, tem embalagens para os bolos e pães que os supermercados fabricam em suas confeitarias.

    E além de tudo isso, tem os SANITOS, super reforçados de 30 a 100 kilos, para as donas de casa descartar os lixos.

    Legal, tudo pode, pagando não é? Se quiser sacolinha paga. Daí tem.

    Eu como não compactuo com essa incoerencia, comprei sacolinhas na Gill plasticos, são 120 por 6,30, prefiro comprar do que dar meu dinheiro ao supermercado.

    E também não vou querer fazer mistureba de alimentos em sacolas de pano, completamente contamináveis.

    É isso é BRASIL!

    Belo texto, parabéns!

    Abraço, sonia.

    ResponderExcluir
  6. Estamos longe de ter uma politica que realmente se importe com o meio ambiente, o que vemos muitas vezes é um descaso total.

    Seu link de divulgação do blog
    http://www.blogueirosquepensam.com/2012/06/blog-notas-e-noticias.html

    ResponderExcluir
  7. Quem, talvez, pudesse dar uma contribuição magnífica para a preservação do meio ambiente foi abandonada nas eleições passadas.Os que aí estão, têm olhos para o lucro de seus bolsos. Meio ambiente que se dane.
    Bela postagem!
    Abração.

    ResponderExcluir
  8. Esse assunto é trágico mesmo viu
    cada dia a gente se surpreende mais
    com a falta de respeito que eles tem
    com a população..Mas vamos esperar
    que alguma coisa melhore para nosso bem
    Deixo um abraço pra vc
    Bjuss
    Rita!!!!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...