25 agosto 2012

>Guerra

Que País é este onde a inversão de valores é cada vez mais presente no nosso dia a dia.  A guerra entre alunos e professores está declarada faz tempo e, nos dias atuais são os alunos que sai ganhando. Pode até dizer que sou antiquado, mais em meu tempo de estudante os professores eram respeitados e considerados verdadeiras autoridades na função que exercia.

Nos dias de hoje, os mesmos são vitimas constantes da ira dos alunos que protegidos pelo ECA, (Estatuto da Criança e do Adolescente). Na sombra do dito cujo, fazem o que bem querem e nada acontece com eles, mas sim com aqueles professores que tentam desafia-los já não suportando mais tanta humilhação.  Se já não bastante a falta de valorização da classe pelos governantes,  país que quer porque quer ser de primeiro mundo. Mas como se muitas vezes colocam a vida em risco nas mãos de alunos ou ex-alunos descompensados por falta de educação no próprio lar se esquecendo da importância do professor na vida de cada um de nós

Mais uma vez pode dizer que estou errado.  Porém dificilmente o filho que obedece e respeita os pais deixa de ser um bom aluno que com certeza respeitará seus educadores. Em um país onde o IDEB, (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) ainda é baixo fica a questão: onde vamos chegar. Esperar o que de uma criança ou adolescente que sai de casa, vai pra escola e chega lá e, na sala de aula, começa a brincar de arremesso de papel picado ou aviõezinhos? Ah, quero deixar claro, não sou professor.

Folheando o jornal deparei com um texto nas paginam internas com o seguinte titulo: Professor é acusado de agredir alunos. “Um professor de 55 anos surtou na sala de aula após uma guerra de papel e agrediu quatro alunos da 7ª serie da Escola Estadual Benedito Sampaio, em Campinas – SP, no ultimo dia 21. A confusão foi parar na delegacia de polícia, onde foi lavrado um TCO, (Termo Circunstanciado de Ocorrência).

Uma das garotas, de 13 anos, disse que levou chutes nas costas, (não acredito) foi jogada no chão e mandada para fora da sala a pontapés. A outra foi agarrada pelo braço. Um menino levou uma mochilada na cabeça. (Quem sabe assim, passa a pensar melhor!) Segundo as vitimas, quando o professor chegou na classe e deparou com um monte de papel no chão, ficou furioso, (eu também ficaria) e chamou os alunos de porcos, (tem outro nome?) e começou as agressões.

Na delegacia, o professor disse que também foi agredido. A Secretaria de Educação do Estado considerou inadmissível o episodio. E a Diretoria Regional de Ensino da Região Leste determinou o imediato afastamento do acusado, (e os alunos, o que vai acontecer com eles? Nada!) que foi contratado em regime temporário, (quer dizer, está desempregado) e a instauração de uma apuração preliminar para averiguar os fatos”. 
(a) J Araújo

8 comentários:

  1. Não julgo de quem é a culpa, mas como educadora vejo que nós, os professores, deixamos chegar a tal estágio de total descontrole social. Nosso trabalho, ainda que utópico, tem que se voltar às famílias, pois só assim será efetivo. Cultivar a educação social, moral e cívica é dever do nosso juramento de mestres-pedagogos. Trabalho em equipe sempre.
    [ ] Célia.

    ResponderExcluir
  2. J Araújo,entendo sua indignação, pois sempre prezo os professores, sou também antiquada nesse sentido, eles merecem todo o respeito de todos, os pais e alunos, aliás muitos pais estão delegando toda a educação dos seus filhos aos professores, concordo com a Célia, é preciso unir todos e juntos se educarem mutuamente, pais, alunos e os professores que sejam também melhores remunerados para poderem se dedicarem com mais tempo ao planejamento de suas aulas.
    Mas que está demais, isso está, é mesmo de deixar quaisquer de nós, assim como você, bem indignados!
    Abraços
    Ivone

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Araújo.
    Perdemos nossa função de educadores que é agregar valor aos saberes e conhecimentos. Hoje temos um papel social dentro das escolas que é tentar imbuir nas crianças e jovens valores e princípios morais, função da família. A Escola perdeu a sua função que é levar crianças e jovens à construção do conhecimento. Haja amor para continuar pois as humilhações são constantes e sempre somos nós os errados. Um texto ótimo que nos faz refletir bastante. Tenha um lindo domingo. Um fraternal abraço.
    Gracita

    ResponderExcluir
  4. Olá , seu blog é muito bom, e desde já quero dar-lhe os parabéns, meu nome é: António Batalha, e quero deixar-lhe um convite, se quiser fazer parte de meus amigos virtuais no blog Peregrino E Servo ficarei muito radiante. Claro que irei retribuir seguindo também seu blog.Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que Seja feliz você e sua casa.

    ResponderExcluir
  5. Araujo,

    Li num comentário sobre EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA. Apresentei meu histórico escolar numa faculdade, e lá no histórico entre as matérias tem essa na grade curricular, e com notas. E notas boas. Aliás, quando fui aluna de ensino fundamental à médio, era preciso uma média de 7,0 para PASSAR DE ANO. Se faltasse, 0,5 pontos ia pára exame final, e se não obtivesse a nota necessária, ou seja, 7,0 REPETIA O ANO.

    Isso era o ensino obrigatório que o nosso GOVERNO DEMOCRATICO tratou de modificar, num acordo de DESOCUPA SALA DE AULA.

    Ou seja, hoje o aluno se bobear, entra burro e sai ladrão.

    Claro, se não obedece os pais, vai obedecer professor para que? Não foi explicado a ele desde pequeno que professor é AUTORIDADE.

    Mas acontece que o ECA tirou essa autoridade do professor, e deu LIBERALIDADE AO ALUNO.

    Não tem professor que aguenta. As crianças hoje estão deixando todos nós loucos.

    Eu falo de cadeirinha que não é fácil educar alunos, e menos ainda educar filhos no momento que vivemos hoje, já foi impossível para mim, há 30 anos.

    E voce sabe que tenho razão e de que estou falando.

    Eu preferia não estar vivendo, mas não sou dona de minha vida.

    Como voce diz, DEUS é maior que tudo, mas eu acho que ELE deve estar muito triste.

    De ver tantas tristezas.

    sonia.

    ResponderExcluir
  6. Complicado opinar pois não vi o que houve, mas para o professor ter agido assim o nível de estresse dele deve ter explodido, eu tenho professor na família e só Deus sabe o que passa coitado, respeito não existe mais, nossa sou de outra época tínhamos medo do professor e se fizéssemos algo errado chegava em casa e ainda era castigada pelo pai ter sido chamado na escola hoje é capaz do pai bater no professor.

    ResponderExcluir
  7. Jorge, senti em teu grito, como se professor fosse, o grito que fica nas gargantas de todos os desprestigiados professores deste país da pizza que implora socorro para salvação do educar neste Brasil.
    Com uma educação capenga, uma saúde doente, uma política corrupta, como ele( o Brasil) vai figurar como potência de primeiro mundo?!
    Abração, querido!

    ResponderExcluir
  8. Caro amigo

    Quando olhamos
    quantas pessoas
    decidem lecionar
    nos dias de hoje,
    vemos o quanto
    o professor
    foi desvalorizado,
    não apenas financeiramente,
    mas também socialmente...


    Que haja sempre em ti,
    o olhar da alegria.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...