14 agosto 2012

> (TAV) Talvez agora vai!

Imagem da web
Folheando o jornal deparei com várias noticias, mais uma delas me chamou mais a atenção. É sobre uma que falava do tav.  Acredito que o Brasil inteiro já ouviu falar no tal de TAV, pra quem não sabe, são as iniciais de (TREM DE ALTA VELOCIDADE). É que o governo após tentativas frustadas de leilão e de sucessivos adiamentos, para o inicio da operação do trem de alta velocidade que vai ligar o estado de São Paulo, partindo de Campinas, ao Estado do Rio de Janeiro deverá ocorrer somente em 2019, se mais nenhum obstaculo surgir no meio do caminho.

A coisa é tão enrolada que no inicio falava-se que boa parte das obras estariam prontas em 2016, isto é, nas Olimpíadas. A expectativa do governo agora é para 2019, isto quer dizer que são três anos de atraso. Orçada inicialmente em 30 milhões de dólares, para um trecho de pouco mais de 500 quilômetros.

Na licitação marcada para junho do ano passado, nenhum consórcio apareceu , quer dizer, boicotaram o governo, o que levou o mesmo a dividir a concorrência em duas partes, sendo   uma para escolher a tecnologia a ser empregada no trem e o operador do veiculo e a segunda para definir a empresa responsável por toda infraestrutura do projeto.

Com tanto dinheiro envolvido seria mais interessante investir nas linhas férreas existentes no país que estão abandonadas e poderia ser uma opção de transporte de passageiros e cargas diminuindo consideravelmente a poluição do meio ambiente?

Temos uma malha ferroviária que já foi das mais importantes do país, que hoje agoniza sem nenhuma manutenção. Enquanto em outros países se valorizam o transporte por ferrovias, o Brasil está indo na contramão da história, partimos para mais e mais automóveis nas ruas e estradas, que na maioria das vezes estão  em péssimas condições de tráfego. Quando as estradas são bem cuidadas, os pedágios, no estado de São Paulo custam os olhos da cara.  
   
"A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) acredita que agora a coisa anda e será diferente do leilão anterior. Segundo a agência, existe seis países interessados, que forma sete consórcios, que já se manifestaram interesse em participar da nova etapa. Grupos da França, Alemanha, Coreia do Sul, Japão, China e dois grupos espanhois vem conversando com o governo federal". Diante de tantos adiamentos e contra tempo, o certo é  mudar o nome para: (T.A.V.) Talvez Agora Vai.
(a)    J Araújo
PageRank

9 comentários:

  1. Olá Multiplicador, nossa visita é para agradecer pela divulgação que você está fazendo do “Educadores Multiplicadores”.

    Em breve (quando chegarmos a 50 blogs Multiplicadores), criaremos uma forma de colocar todos os blogs já cadastrados novamente ao topo das postagens (novidade), e este cantinho poderá estar incluso. Isto se ele também não aparecer no Top Caneta do mês, quem sabe!

    Muito obrigado por multiplicar os Educadores Multiplicadores (os blogs de lá).

    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/

    Abraços, fique na Paz de Deus e até breve.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Postagem divulgada no Portal Teia.
    Até mais

    ResponderExcluir
  3. Dica: Tente respeitar as regras gramaticais, ok? ;)

    ResponderExcluir
  4. Jorge, neste nosso país do carnaval e da pizza, as coisas que não levam o gosto dos políticos e de empresários envolvidos, andam para trás.
    Infelizmente eles não pensam no bem comum, mas em seus próprios interesses.
    É como diz o Rubi: "o Brasil dá pena".
    Abração.

    Tenho visitado pouco em face dos trabalhos cotidianos que têm se avolumado.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Araujo,

    Primeiramente uma observação para o cidadão que escreveu:
    Dica: Tente respeitar as regras gramaticais, Ok?;)

    Pois é Gustavo voce poderia passar sem essa>Dica: tente respeitar pontuações também, que feio >

    Ok? : ) Voce não abriu parenteses, e colocou ponto e virgula para que?
    Ok, corretamente escrito é OK (letras maiúsculas)palavra de origem inglesa.

    AGORA AO TEXTO:

    Estou aqui para analisar o conteúdo, e falando em ferrovias voce tem razão os países mais desenvolvidos tendem a utilizar mais esse meio de transporte seguro e menos poluente.

    Por outro lado, penso que o Brasil deve sim investir nessa prioridade, não só por causa da Copa do Mundo, mas evitando o congestionamento das grandes cidades, facilitar o transporte publico.

    Os ônibus, nosso principal meio de transporte coletivo está cada vez mais caro e ineficiente.

    Como voce colocou> Vamos ver se agora vai...

    sonia.
    te.

    ResponderExcluir
  6. Gustavo, até por uma questão de respeito, publiquei. Não deveria. Não vou nem dizer que isso é um comentário,porque na verdade não é.

    Quando você fala em respeitar as regras gramaticais, em primeiro lugar você devia apontar o onde estão os erros. É muito fácil e cômodo falar que alguma coisa está errada e não apontar uma solução.

    E outra, pelo que você escreveu, você não é nenhum professor Pasquale Cipro Neto, um dos grandes professores de língua portuguesa, pela frase que você escreveu está reprovado.

    Confesso que preso pela boa escrita e dentro do meu pouco estudo respeito as regras gramaticais de acordo com meu conhecimento.

    Vamos fazer o seguinte, o dia que você provar que sabe bem mais do que aparenta deixa aqui suas impressões. OK?

    ResponderExcluir
  7. Olá, cheguei aqui através dos Educadores Multiplicadores.
    Abraços, Genis
    http://redeeducacaoemfoco.blogspot.com.br/
    http://blogdagenis.blogspot.com.br/
    http://mamaegenis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Cheguei até aqui através do EDUCADORES MULTIPLICADORES, uma parceria que vem dando certo. Já estou seguindo e sei que as postagens aqui são de excelente qualidade. Prazer em conhecer. Lhe convido a nos faze uma visita. Se desejar esteja nos seguindo será um prazer.

    ResponderExcluir
  9. Caro amigo

    As palavras
    que trazem em si,
    perfume de vida,
    escrevem e se reescrevem
    no olhar de quem as lê.

    A amizade é o templo
    da alegria.
    E que assim seja
    para sempre em sua vida.

    Aluísio Cavalcante Jr.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...