04 outubro 2012

>Eleições 2012

Faltam três dias para os brasileiros de mais de cinco mil municípios irem as urnas decidir através do voto quem vai governar.  Em muitos municípios tem varias opções de escolha, mas o eleitorado, ainda não se habituou a fazer uma grande renovação, principalmente nas câmaras municipais para preenchimento das vagas de vereadores. E a novidade esse ano é que está em vigor a lei da ficha limpa pela primeira vez no país, uma vitória do povo que esperamos tenha vindo para ficar.

Os vereadores e prefeitos, que estão pleiteando a reeleição devem prestar contas das promessas que fizeram por ocasião da eleição passada.   O  eleitor está descrente com os políticos que na maiorias das vezes acabam decepcionando quem o elegeu, infelizmente é uma das classes mais desacreditadas do Brasil, tudo porque, nas campanhas eleitorais promete o mundo e os fundos. Todos os problemas tem solução. Porém, quando são eleitos muda o discurso enquanto vão empurrando com a barriga até o próximo pleito, para começar tudo de novo, e  do jeito que as coisas andam pode piorar mais ainda. É só dar uma olhada nos escândalos  de maior ou menor gravidade, que vem a tona quase que diariamente.

Geralmente são sempre os mesmos que continua.  Infelizmente o voto obrigatório não ajuda muito, o eleitor sai de casa para cumprir uma obrigação, a maioria não vai até a urna por pura cidadania, e isso interfere no resultado das urnas. Se o voto não fosse obrigatório, acredito que teríamos candidatos melhores preparados e um eleitorado mais consciente, pois aquele que se dispusesse a sair para exercer seu direito de voto faria uma escolha melhor.

Tudo que é obrigatório não é bom, e o voto não é diferente.  Grande parte dos eleitores decide em quem votar no caminho do local de votação. Também, esperar o que de um país onde até analfabeto vota!! Maior de dezesseis anos vota, mais não é responsável criminalmente, pode cometer as barbaridades que comete e o máximo que pode acontecer é ficarem três anos apreendidos. Faça-me o favor, nossos políticos brincam de fazer leis e maioria faz de conta que acredita neles.  Aí entra aquele ditado; cada povo tem o governo que merece! Aqui vamos mudar, “cada brasileiro tem o governo que escolhe”. Não basta eleger, tem que fiscalizar.
(a) J Araújo

7 comentários:

  1. Caro Araújo,

    De verdade não temos muita opção, se correr o bicho pega, e ficando o bicho come. Todos se apegam ao que o povo mais necessitada: Saúde. Ou pensam que é o melhor que eles podem ter: atenção saúde.

    Mas não é somente a Saúde que os cidadãos precisam. Os filhos dos casais mais jovens, necessitam de um rumo certo para Educação.

    Somente teremos no Poder gente de bem, quando tivermos um Programa de Educação mais sério.

    Ainda no Governo de Fernando Henrique Cardoso, que o Ministro da Educação fez sérias mudanças no Ensino Público, as nossas crianças foram prejudicadas pelo "Projeto > Desocupa salas de aulas> ou seja não existe mais avaliação.

    Creio que no nosso tempo em que a nota mínima para "passar de ano" era a 70 pontos, tínhamos jovens com opinião política partidária melhor formada.

    Quanto a ir as urnas, não deveria ser o voto obrigatório, e se assim fosse, eu mesma não votaria.

    Nossos candidatos estão corrompidos, os dois mais cotados tinham vice prefeito ficha SUJA.

    Olha só que vergonha!

    Meu voto provavelmente será para do DR NULO. Aliás no meu blog, tem um texto sobre VOLTO NULO.

    Abraços, sonia.

    ResponderExcluir
  2. Eleição no Brasil - uma odisséia!
    Que tenhamos sorte na escolha!
    [ ] Célia.

    ResponderExcluir
  3. Eleições num país onde os governantes eleitos primam pela corrupção. Que possamos escolher o menos ruim, pois não dá para crer na ombriedade dos candidatos neste país. Uma sexta feira de carinho, paz, amor e emoções para embalar seu coração. Beijos com meu afeto e minha amizade.
    Gracita

    ResponderExcluir
  4. Araujo,

    Não sei se voce assistiu o debate dos candidatos a prefeito em Campinas.
    Todos eles sem excessão atiraram nos seus próprios pés.

    Um dos candidatos cometeu sérios erros de português, realmente voce tem razão, nesse país até analfabeto vota em "semi analfabeto".

    Definitivamente não escolherei nenhum, para não me culpar depois.

    bj sonia.

    ResponderExcluir
  5. Eles são todos iguais e todos se pautam pelas mesmas promessas que nunca irão cumprir nem honrar as suas palavras.
    Por aqui as coisas são do mesmo modo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Sr Araujo,

    Conforme o senhor sugeriu, e de acordo com o que me disse: "a democracia chegando aos blogs", publiquei o seu texto em meu blog.

    Estamos acertados, agora.

    sonia.

    ResponderExcluir
  7. Multiplicador, Feliz dia dos Professores!

    Apesar das dificuldades existentes na profissão, é gratificante fazer parte da construção do saber de uma outra pessoa.
    Os Educadores Multiplicadores agradecem por sua colaboração e participação no aprendizado dos brasileiros.

    http://www.marquecomx.com.br/
    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/

    Os Professores/Educadores construíram o passado, executam o presente e projetam o futuro do país!
    Fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...