12 outubro 2012

>O sonho de Ícaro

web
Ícaro é um rapaz da mitologia grega que, com a ajuda do pai, fez dois pares de asas com cera de vela e penas de gaivota para que pudessem escapar do labirinto onde estavam presos. No entanto Ícaro, ignorando o conselho do pai, voou na direção do sol e a cera derreteu, fazendo com que ele caísse no mar e morresse, enquanto seu pai conseguiu a proeza de sair vivo daquele que seria o primeiro voo do homem. 

Como se vê desde os primórdios o homem já sonhava em ganhar as alturas, ficava  por longo tempo admirando o voo dos pássaros;  o sonho de ícaro, lenda ou não é um exemplo disso. O homem sempre  quis um dia  poder realizar  tal façanha, tanto  que,  quando pensamos em voar o primeiro pensamento que nos vem a memoria  é ganhar exatamente ganhar asas literalmente . Depois de muitos anos e experiências desastrosas finalmente ele  consegue ganhar as alturas e realizar o antigo sonho de voar.

Arquivo pessoal
Não  é nenhuma novidade os voos tripulados ou não em busca de novos espaços na tentativa  de bisbilhotar o desconhecido no espaço sideral. Sonhar já não satisfaz mais o homem moderno em busca de novas  realizações.  Já se pode fazer voos cada vez mais distantes em naves espaciais e olhar a terra que é seu habitat natural com outros olhos.

Mesmo nos dias de hoje com a oportunidade de grande parte da população de alçar voo os aviões, ainda, continuam encantando o homem moderno. Isso fica patente quando passamos em rodovias próximos a aeroportos, pela quantidade de carros que param no acostamento, simplesmente, para ver o pouso ou decolagem das aeronaves.  E olha que não são pessoas simples não, são na verdade, carrões com senhores ou senhoras respeitáveis,  que pára e ficam, encantados, de olho na chegada ou partida dos aviões.

Claro, se perguntar para aquelas pessoas elas estão ali para ver os aviões jamais irão admitirem. No minimo cada um vai inventar uma historia que o seu veículo teve um inicio de aquecimento inesperado e o mesmo teve que parar para dar uma refrescada no motor do mesmo. Acredito que ninguém  irá admitir que parou para apreciar o voo dos aviões e imaginar lá dentro, mesmo que já tenha algum dia o privilegio de alçar voo nas asas de um daqueles pássaros de alumínio.
(a) J Araújo


4 comentários:

  1. Caro Araújo,

    Eu passo todos os sábados na rodovia proxima ao aeroporto de Viracopos, e me lembro que tendo meu filho ainda pequeno, foram inúmeras as vezes em que o levei para ver a aterrissagem ou decolagem dos aviões.

    Tinha até uma plataforma para esses visitantes curiosos como eu e minha pequena família.

    Hoje eu não sei como está, mas gosto e prefiro viajar com as asas de alumínio que é bem mais barato.

    No mês de setembro eu fui até Salvador, pagando apenas 129 reais por ida e volta.

    Bem mais barato que os pedágios da vida do brasileiro.


    sonia.

    bj

    ResponderExcluir
  2. Olá meu amigo querido

    Nunca tive conhecimento da história de Ícaro, acredita? Fico-te grata por isto. Gostei da tua postagem porque na verdade quando se fala em voar, todos nós nos assanhamos porque hoje somos almas de espírito antes, num corpo de carne agora e ele, é quem nos atrapalha ao voo livre, por isto essa ânsia de querer voar porque na verdade a carne é de todo nossa presilha aqui nesse mundo tão belo e cheio de riqueza que Deus nos legou.

    Mas eu sei voar
    e muitos voos já fiz
    por este céu infinito,
    pelos ares
    apreciando jardins,
    verdes mares,
    e nas noites de nanquim...
    De norte a sul deslumbrei
    em sorrisos de prazer,
    vi tantas coisas eu sei
    mas precisei esquecer
    Já imitei borboletas
    em soluços sem querer
    e fui também passarinho
    em percursos de caminhos
    vendo a vida acontecer...
    Nas arvores sobrevoei
    das frutas me alimentei
    e planei pela cidade
    com exímia veracidade
    nos sonhos que eu guardei...

    Deixando aqui meu saudoso abraço
    no desejo de que tenhas um descansado feriado do jeitinho que anseias...

    Bjs

    Livinha

    ResponderExcluir
  3. A aviação trouxe-nos novas perspectivas e novos mundos outrora desconhecidos. Trouxe-nos ainda as frutas e os sabores de outros continentes.
    Mostrou ao mundo outros mundos, outros recantos de rara beleza.

    Viajar de avião é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  4. Possibilidades de alçarmos voos mentais e reais é privilégio que não podemos descartar. Façamos de nossos sonhos, realidades! Parabéns pelo belo post!
    Abraço, Célia.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...