22 dezembro 2012

>Cadeia ou escola


Atualizado as 10h22minhs. Presidente do STF nega pedido de prisão para condenados na AP 470. 

Na data de ontem, (sexta-feira 21), o Presidente do STF Joaquim Barbosa, indeferiu o pedido de prisão imediata, dos mensaleiros condenados, feita pelo Procurador Geral da República Roberto Gurgel. Há alguns dias no auge do julgamento dos envolvidos no caso que ficou conhecido como mensalão, um dos principais acusados era José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil da Presidência da República, no primeiro mandato do governo lula 2002/2006. O mesmo foi condenado a dez anos e dez meses de prisão. Não sabemos se alguém vai ficar preso. Na mesma semana da condenação, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, (PT), isto é, camarada do condenado soltou essa pérola, que preferia morrer a ficar preso no sistema penitenciário brasileiro. E ressaltou: “Do fundo do coração, se fosse para cumprir muitos anos em alguma prisão...”.

E falando em prisão, no ultimo dia 28/11/2012, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) concluíram a definição das penas dos condenados. Dos 25 réus no processo que ficou conhecido como mensalão, 13 irão cumprir pena, inicialmente, em regime fechado, como prevê a lei para penas que ultrapassam oito anos de reclusão.

Outros dez réus, que tiveram penas entre quatro e oito anos de prisão, irão cumprir pena em regime semiaberto, isto é, pode passar o dia fora trabalhando ou estudando e voltar para dormir na prisão, inclusive nos finais de semana.

Dois dos réus, José Borba e Emerson Palmieri tiveram o tempo de prisão trocado por duas penas alternativas: suspensão do direito de exercer cargos públicos e multas.  O STF fez a parte que o povo tanto esperava que fosse a condenação dos culpados. A pergunta que não quer calar é: será que esse pessoal vai mesmo pra cadeia? E aqueles condenados ao regime semiaberto, vai realmente pousar na prisão? São perguntas que muita gente deve estar fazendo ao tomar conhecimento da sentença.

Até hoje nesse País somente os pobres iam para a cadeia. Será que isso é sinal de novos tempos? Se isso realmente acontecer será a primeira vez que políticos envolvidos com a corrupção e desvio de verbas públicas vai parar atrás das grades. Caso aconteça de verdade podemos dizer de ‘boca cheia’ que o Brasil mudou e que a justiça é igual pra todo mundo. Imagina vocês o ex-ministro José Dirceu comendo marmita na cela. Mal posso acreditar.

Será que ele estava incitando o camarada a cometer suicídio? Por tudo que ele falou temos a garantia de que pelo jeito ele é um homem que jamais vai se meter com as trapalhadas. Se caso acontecer, esperamos que não, e o mesmo foi preso, julgado e condenado a cumprir pena que para ele significa muitos anos é suicídio na certa.

Mas um fato que também me chamou a atenção foi mostrado no programa Fantástico da Rede Globo a precariedade em que se encontra a UFRJ (universidade Federal do Rio de Janeiro), uma das instituições mais antigas do país caindo aos pedaços principalmente as moradias e o hospital universitário que atende centenas de pessoas sem nenhuma condição de funcionamento.

Precisava ter também um ministro da educação preocupado com os rumos do ensino no brasil. Mas pelo jeito isso é coisa rara. Só se a preocupação dos nossos governantes com cadeias e mais cadeias, se esquecendo de que se continuar investindo mais em cadeias do que no ensino fundamental, é onde começa a verdadeira formação do individuo, vamos continuar tendo mais gente nas cadeias do que estudantes na escola.
(a) J Araújo

9 comentários:

  1. Bom dia Araújo,

    Seu texto condiz com a realidade escusa dos governantes, pode acreditar que nenhum condenado em regime semiaberto vai cumprir a pena, mesmo porque estão sempre em conchavo com policia e juízes.

    Em algum ponto discordo de voce no tocante que a educação tem sua base na escola, não é, é em casa mesmo.

    Hoje as "criancinhas" já chegam à escola "peitando" os professores. A Lei da Criança e Adolescente" não permite punição escolar para aqueles desrespeitosos que não consideram os professores como seus EDUCADORES.

    Os pais são coniventes, não se pode chamar atenção ou impor regras que os adolescentes não aceitam.

    No Brasil, criança de 16 anos protegidas pela Lei, não pode ser punida, mas TEM O DIREITO DO VOTO, pode matar, portar armas, xingar as pessoas, roubar, e nada acontece.

    Ora se são adultos e homens para votar, deveriam ser também julgados pelo seus crimes que vão muito além dos citados.

    É o outro lado da vida que não conhecemos, ou fazemos de conta que não existe, é comodo.

    Tudo isso leva o país no CAOS TOTAL em que se encontra,

    E quanto a "Marmitex" essa NUNCA NENHUM desses políticos vão comer na cadeia, porque e principalmente não vão ficar em selas com pobre, e sim em selas especiais, são as suítes para os privilegiados políticos.


    sonia.

    ResponderExcluir
  2. Sonia, concordo com você que a educação começa em casa. Mas na verdade, a palavra educação é genérica, quando falamos em educação nem sempre estamos nos referindo a escola.

    Nossos pais nos ensinam a ter caráter em nossas atitudes será que esse pessoal sabe o que é isso?
    Obrigado pelo comentário muito bem balizado.

    ResponderExcluir
  3. Araujo, voce escreveu:

    Precisava ter também um ministro da educação preocupado com os rumos do ensino no brasil. Mas pelo jeito isso é coisa rara. Só se a preocupação dos nossos governantes com cadeias e mais cadeias, se esquecendo de que se continuar investindo mais em cadeias do que no ensino fundamental, é onde começa a verdadeira formação do individuo, vamos continuar tendo mais gente nas cadeias do que estudantes na escola.

    Eu me referi a educação de maneira direta como está nesse parágrafo.
    A educação a que me refiro na escola tem tudo a ver com a que a criança recebe em casa até mesmo pelo exemplo dos pais.

    Vivemos uma "era" em que os pais jovens já vem de uma geração poupada por pais super protetores, que sempre acham que seus filhos são exemplos de cidadania, e que podem usar e abusar nas salas de aula.

    A educação (cultura) está ligada a educação ética, aquela que recebemos de nossos pais.

    sonia.

    ResponderExcluir
  4. Olá meu amigo.
    Se se refere a esse post , ele foi divulgado já. se está se referindo a outro, por favor coloque o link que eu divulgo sim.
    Até mais e tenha um ótimo natal e um ano novo cheio de alegrias.

    Link da divulgação:http://teia.agenciawd1.com/cadeia-ou-escola/

    ResponderExcluir

  5. Olá J. Araújo,

    A única maneira de convencer a opinião pública de que o Brasil vai mudar ou que já está mudando é fazer com que os condenados do mensalão cumpram suas respectivas penas. Serviria de exemplo para que os demais políticos pensassem bem antes de cometer suas falcatruas.

    Desejo-lhe um Santo e Feliz Natal e um Ano Novo com muita paz, alegrias e realizações.

    BOAS FESTAS!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. venho te agradecer o carinho e a amizade. Boas Festas!



    _________________°PAz°
    ________________°União°
    _______________°Alegrias°
    ______________°Esperanças°
    _____________°Amor°Sucesso°
    ____________°Realizações°Luz°
    ___________°Respeito°harmonia°
    __________°Saúde°solidariedade°
    _________°Felicidade°-°Humildade°
    ________°Confraternização-°Pureza°
    _______°Amizade°Sabedoria°Perdão°
    ______°Igualdade°Liberdade°Boasorte°
    _____°Sinceridade-°Estima-°Fraternidade°
    ____°Equilíbrio-°Dignidade-°-Benevolênciaº
    ______CAMPANHA MEU AMIGO ESPECIAL
    __________________Que
    __________________Deus
    _________________Continue
    _______________Te abençoando!!
    Bjos em teu coração iluminado!!!
    Boas energias

    ResponderExcluir
  7. Amigo, hoje só para desejar um feliz Natal. Abraço grande

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre acreditei que a justiça seria feita, de um modo ou de outro!

    Feliz Natal!

    Bjussssss

    ResponderExcluir
  9. Uma das grandes bênções da vida é a experiência que os anos
    vividos nos concebem.È Natal ; Aniversario do nascimento de Jesus uma grande
    oportunidade de homenagear o nascimento daquele
    que morreu na Cruz do calvario para nos Salvar.
    Temos de aprender a contar os nossos dias
    mais uma janela se abre diante dos nossos olhos,
    mais um espinho foi retirado da flor,
    restando somente a beleza de tão bela data.
    È Natal.
    Com fé,na esperança e no empenho por ser melhor a cada dia.
    Seguindo pelos caminhos da verdade e do amor.
    Um dia encontraremos o mais belo jardim,
    o jardim que representará a realização dos nossos maiores sonhos.
    Desejo uma feliz noite de Natal bençãos de Jesus para você ..
    Beijos na sua Alma,Evanir.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...