18 janeiro 2013

>É essa a lei da blogosfera

Navegando pelo mundo da blogosfera acabei encontrando o blog da Lu Cavichioli, o  Coluna da Lu, e deparei com um post que trazia o seguinte titulo: Triste ou engraçado. O referido texto não dizia muita coisa e ao mesmo perguntava muito em poucas palavras. Ela fazia um questionamento. *As pessoas só comentam e te visitam quando você vai ao blog delas”. É ESTA A LEI DA BLOGOSFERA?

Comparo a blogosfera com o sistema prisional,   já trabalhei no sistema, na verdade, não existe uma lei que regule o comportamento dos presos, mas existe sim um código de conduta que funciona lá perfeitamente e quando se quebra esse código vem o castigo. No caso dos blogueiros acredito que esse código seja os comentários, acho que funciona assim, 'só comento no seu se você comentar no meu, infelizmente'. 

Foi o post da Lu que acabou me incentivando a escrever sobre o assunto. Posso dizer que estou na blogosfera há oito anos, sete deles no blogger. No começo era uma coisa meio paranoica queria de todas as maneiras que aumentasse cada vez mais a quantidade de comentários nos blogs. Quando eu abria a caixa e deparava com dois ou três comentários era uma decepção. Pensava: o que faço pra ter dezenas, centenas de comentários iguais a muitos blogs.  Tem blogs que consegue mais de cem, duzentos comentários em um post com uma facilidade incrível. Não sei qual é a receita. 

Mas pelo jeito são pessoas que dedica a vida ao blog. Eu não faço isso, o blog pra mim é um hobby, não vivo dele, tenho minha ocupação. Os blogs é apenas um espaço que levo a serio e procuro abordar assuntos de interesse, palpitando, criticando ou elogiando aquilo que deve ser elogiado. Depois de refletir me desencanei e hoje se tenho comentários com certeza foram visitantes que vieram sem nenhum compromisso comigo a não ser pela qualidade do que escrevo.

Mais uma coisa que me chamou atenção é que a maioria das pessoas que comentaram na Coluna da Lu pensam assim. Veja o que disse alguns visitantes que passaram por lá, escolhi alguns comentários que achei mais interessante.  Andreza do blog  Tudo Junto e Misturado: disse: * ”Não posso responder pelos outros”... Eu acho que é muito comum isso no mundo blog. Eu só vou se você vier...?

Tem também o comentário da Regina do blog O Divã Nosso de Cada Dia, ela disse: * Tô nem aí para seguidores. Já para os poucos amigos que fiz sou diariamente. Gratidão, pois me cobra o sumiço...

Enquanto a Marilene,  do blog Momentos Fragmentados disse não se esquecer das pessoas. * “De certa forma, você está correta. Não me esqueço das pessoas que gosto de ler, mas demoro, algumas vezes, a chegar”

Marly, do blog Palavresias, foi enfática, e disse: * “Lu, não sei se é lei, mas é o de praxe, embora não deveria afinal a leitura de um blog deve ser feita pelo prazer e não pelo “toma lá dá cá”. E o mais triste é quando uma pessoa te visita e diz: passei por aqui para te convidar para visitar meu blog e se por acaso me seguir, sigo-te sem dúvidas”. (Vai me seguir se eu segui-lo?? F,,, - se, eu não busco seguidores e sim leitores e blogueiros com conteúdo de qualidade).

O interessante é que a Lu, no próprio blog escreveu, talvez para dar uma satisfação aos amigos e leitores acaba falando o que não falou no post principal. Veja o que ela escreveu, na verdade, deu um show em minha opinião * Olá queridos, eis-me a ler e concluir vários teoremas... todos talvez confundidos com minha capacidade surreal de ser. Nem sei mais o que a blogosfera significa pra mim.

*Ando alienada e cansada e também um tanto decepcionada... Alguém poderá dizer: ainda vc fica decepcionada na blogosfera?” eu respondo: FICO SIM, E DAÍ? É meu jeito, ué... affff. Prefiro no momento ler e ficar quietinha. Visito quando posso, comento quando quero e acredito ser dessa forma na maioria das vezes – dentro dessa enorme esfera de ETECETERAS. Seguidores nem sempre serão teus amigos e teus amigos nem sempre serão teus seguidores... coisinha esdrúxula!

Os blogs devem ser lidos pelo conteúdo e não por obrigação, confesso que não sou muito afeito a blogs que é mais um diário, contando o dia a dia da pessoa. Os blogs devem tratar de assuntos de interesse, não que eu seja totalmente contra outros temas. Também não sou chegado a blogs temáticos, prefiro os blogs abertos a todos os assuntos.

Analisando os comentários, a Marly foi fantástica em sua análise quando disse, fechando com chave. * Melhor Lu, (se referindo à autora do blog) ter 3 bons leitores do que 300 seguidores”. Concordo plenamente com a Marly, a blogosfera é cruel, já publiquei post com assuntos de alta relevância sem ter comentários. Os posts estão aí, o numero de comentários é mínimo nem por isso estou preocupado.  
*Comentários originais. (Colabore, votando na enquete sobre blogs clicando aqui) 

(a)    J Araújo  

35 comentários:

  1. Bom dia J Araújo, lendo aqui vejo que é mesmo assim como dissestes, amo escrever, meus blogues satisfazem esse meu gosto independente de seguidores, sou feliz com os amigos que me visitam sem interesses assim como eu faço, aqui vim por ter me despertado o interesse no assunto.
    Às vezes eu digo que meus posts são em "coautoria" com amigos "espirituais", pois sinto a intuição escrevo e deixo "rolar" sem nenhuma pretensão ou ansiedade.
    Blogues são mesmo uma boa forma de conhecer pessoas, amo isso, grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Araujo.
    Estou te aplaudindo de pé pelo post maravilhoso. Quem está na blogosfera à espera de comentários e seguidores pode desistir, pois o "toma lá da cá" não atrai. Os que se dizem seguidores deixam a sua foto no gadget e nunca mais voltam. O que eles pretendem? Terem os seus lindos rostinhos conhecidos? O que todo blogueiro quer é uma parceria, uma interação entre o autor e leitor.
    Comentários fúteis só para marcar presença... nada a ver.
    Todos nós temos um grande número de seguidores mas poucos parceiros, aqueles com os quais desenvolvemos uma relação de cumplicidade através da atividade leitora. Muitas vezes essa cumplicidade vira amizade virtual. Ela existe? Sim! Principalmente quando nos identificamos com os parceiros que nos visitam.
    Bem meu amigo, falei demais né!!!!
    Tenha uma linda sexta feira
    Beijinhos de amizade
    Gracita

    ResponderExcluir
  3. A verdade é J., que todos nós que temos blogs somos vaidosos e queremos ser lidos, comentados e amados... rs. Mas isso realmente não vem fácil..rs.

    Acho bobagem blogueiro que fica espalhando que prefere ter um 1 comentário bom a 100 ruins, ou que o blogueiro escreve para si mesmo. Mentira, mentira! Blogueiro quer ser lido por muito, comentados por muitos e bem comentado, essa é a vontade real de todos os blogueiros.

    Meu blog até que tem bons comentários e numa quantidade boa. Mas o que uso é o seguinte, retribuição de visita quando me interessa o blog da pessoa. Não retribuo visita só para ter comentário, mas se gosto do blog da pessoa eu vou sim lá comentar e dizer o que acho. Porque é o que gostaria que a pessoa fizesse comigo se gostasse do meu texto, se meu texto provocasse um questionamento. E também não sigo comentando todos os textos da pessoa só porque o blog dela está na minha lista. Comento com sinceridade se tenho algo a dizer.

    O que não deve ser feito é fazer comentário do tipo spam para ter comentários de retorno. Acho transparência e sinceridade é básico, porque a pessoa vai saber se tu leu o texto dela, se o comentário foi feito de forma analítica.

    Eu conheço o blog de um cara, que os textos dele são muito bons, mas as pessoas cansam de comentar no blog dele porque ele não dá retorno algum. PÔ!!! Se eu vou no blog da pessoa e comento 20 posts dela e ela não dá um retorno, sinceramente eu penso na possibilidade de não estar agradando, dessa pessoa não querer manter contato comigo, de não querer saber minha opinião.

    O retorno sadio, sincero, feito de coração, é necessário. Retorno para caçar comentário é o que deve ser evitado.

    Nossa fiz um post... kkk

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com o quesito "qualidade e não quantidade"... Se, é Lei da Blogosfera... não interfere na qualidade do que leio e, se comento, é por prazer e não por dever. Gostei muito do seu post.
    Abraço, Célia.

    ResponderExcluir
  5. O respeito e a consideração por quem nos lê é fundamental. Assim, como disse no blog da querida amiga Lu, deixo um comentário em todos os espaços dos amigos que falaram comigo. E depois vou ler os que passaram em silêncio, mas cuja forma de expressão me agradam e encantam.
    O campo de seguidores, no meu blog, fica lá no finalzinho e, se me perguntarem quantos são, posso afirmar, com sinceridade, que não sei. Por escrever poemas, entendo não sejam eles do agrado de todos e, por essa razão, não gosto de falar com quem não vem ao meu espaço, pois me sentiria forçando uma visita.
    Não creio, portanto, que haja regras na blogosfera, mas condutas que, individualmente, abraçamos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Pois é J. Araújo, vejo que cada pessoa tem seu ponto de vista sobre "só comento se comentar no meu blog".
    A verdade é que gostamos sim de comentários, visitas, elogios, partilhamentos, carinho, massagem no ego, mas isso não pode ser lei que vá reger minha conduta no meio virtual. Retribuição a uma visita é elegante, gentil e mostra que você é uma pessoa que interage no meio, todavia o que a Lu questiona é o fato de que se por acaso a gente demora a retribuir uma visita a pessoa te "da um gelo" e some, esquecendo que muitos fatores podem fazer a pessoa não estar te visitando, comentando.
    Eu quando comecei a blogar, nem sabia dessa coisa de visitar pra ser visitada e aos poucos notei que os blogs que eu visitava vinham me visitar e comentar. Fiquei neurótica, queria retribuir todos as visitas e comentários na hora, sem demorar e eu não conseguia, pois sou lenta pra ler e absorver as ideias e analisar [e quando não consigo chegar ao cerne da questão, prefiro sair de fininho]. Pirei quando descobri que não conseguia fazer tudo a contento e ainda mais quando recebia comentários de pessoas dizendo que estavam chateadas pq eu não havia lido sua última postagem... Exclui o primeiro blog por achar que era uma péssima blogueira, e recebi tantos emails de pessoas que nunca comentaram no meu blog mas que liam diariamente[aqueles seguidores silenciosos]e foi aí que descobri que essa não é a lei blogosfera, há muita gente que te lê com certeza, não para terem retribuição, mas por gostarem do que escreves e às vezes nem blogs tem.
    Apesar de muitos dizerem que é hipocrisia dizer que não importa o número de seguidores e comentários, eu ainda prefiro ter bons leitores e ótimos comparsas literários.
    Eu amo blogar, adoro escrever, sou apaixonada pela BOA leitura e hoje não me sinto pressionada a comentar em blog algum e nem acho que ninguém precisa comentar no meu por eu ter comentado no dele, mas é ótimo quando há esse compartilhamento, tal qual esse que você fez, leu, refletiu e criou a partir disso, seu texto que eu achei muito boa sua reflexão em cima das reflexões nossas.
    Desculpe o tamanho do comentários, mas é que eu tenho uma alma prolixa, e daí dá pra entender pq eu sou lenta nas visitas rsrsrsrs.
    Bjks doces e obrigada pela consideração J.

    ResponderExcluir
  7. li e não deixei de sorrir, há algo verdade no seu post.

    eu sou fiel a uns quantos blogues que me satisfaz ler, mas, confesso que não comento todos, pois nem sempre consigo esticar o meu tempo.

    mas tb estou de acordo num ponto, prefiro ter 10 comentários por pessoas que sei leram o poste do que 50 e a maior parte deles ser copy paste.

    obrigada pela sua visita e um

    beijo

    :)

    ResponderExcluir
  8. Não é fácil visitar todos os blog, por isso utilizo com muita frequência o sistema da reprocidade.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  9. Olá meu amigo, vim no seu blog hoje porque o título da postagem me traiu. Também porque já fiz de você um amigo querido e porque gosto do que escreve. Confesso que comento em blogs cujo conteúdo não me interessa muito. Mas o faço pensando em contribuir com essa pessoa de alguma forma, embora perceba que muitas vezes vem ao meu blog e não lê nada do que escrevi. Mas espero um dia conquistar essa pessoa, fazendo-a minha leitora.É um desafio!Bjs.

    ResponderExcluir
  10. OLá, J. Araújo, boa tarde!

    Gostei muito da sua postagem, se referindo também ao conteúdo de um blog amigo, e abrindo campo à discussão e espaço para as opiniões.

    De fato, a tal "lei" que vigora na blogosfera, existe e não tem como ignorá-la. Entretanto, cada um tem seu estilo, sua marca registrada e postura como blogueiro (a). Gostei da opinião da querida Marly Bastos, por estar próxima do que penso a respeito.
    Quando fiz o meu blog Sementes Preciosas, nem cogitava de ter nele visitantes ou seguidores. A minha primeira intenção era tê-lo como se fora um pequeno laboratório onde eu pudesse ensaiar alguns escritos meus. Quando tinha inspiração, entrava e postava, e era feliz, por perceber que podia escrever.
    Com o tempo foram surgindo seguidores, e poucos comentaristas, todos amigos , de redes sociais.
    Fui descobrindo entao, o prazer de receber comentários, visitar outros blogs, interagir na blogosfera, etc...
    Como eu e o meu blog não somos "profissionais", vou blogando devagar e sempre, sem me ligar nessa de obrigatoriedade em visitar ou retribuir visitas.
    Penso também, que qualidade é muito melhor que quantidade...ainda mais que não se tem lá no Sementes Preciosas propagandas comerciais que me obrigem a atualizar todos os dias.

    Parabéns pelo teu espaço, gostei daqui!
    Bjos da Lu...

    ResponderExcluir
  11. Olá José, eu gosto de ver comentários nas minhas postagens, mas bons comentários onde o assuntos seja o que foi lindo e não coisas do tipo: "to passando para dizer que amanhã vou postar sobre o assunto tal..." ou "seu blog é muito legal, me visita!"... ou passei só para deixa um bjinho..." Sinceramente, preferia que visitasse e não deixasse nada. Escrevo poesias, mas sou eclética, por isso sigo blog de temas variados, pois gosto de ler de tudo um pouco, sigo e comento quem quero, e quando quero. É claro que, com o tempo criamos um laço de afeto e carinho com alguns seguidores e a esses realmente faço questão de visitar e comentar sempre que as postagens me tocam de alguma maneira. Mas não me sinto na obrigação de comentar sempre, pois não quero também que me comente por obrigação. Eu, quando gosto de um blog, eu sigo, coloco na minha lista e visito sempre e não faço isso quero retribuição, pois não gosto de me impor às pessoas. Parabéns pela pela postagem. Tenha uma linda semana. Um abraço

    ResponderExcluir

  12. Olá,

    Gosto de blogar, mas não por obrigação e, sim, por prazer. Adoro fazer amigos e fico feliz com a presença assídua deles a cada postagem minha. Sinal que apreciam a matéria do blog ou que sentem afinidade comigo. Ultimamente, por questão de tempo, tenho priorizado a retribuição de comentários. Nunca deixo de retribuir uma visita, pois a considero como um carinho que estou recebendo e que merece retorno. Gosto de muitos blogues, mas, infelizmente, não posso passear por todos. Por isso, procuro manter a fidelização, buscando conservar os amigos conquistados e que me prestigiam. Não é um "toma lá da cá". Gosto de receber visitas e aprecio constatar que o meu espaço é objeto de leitura e visitação. Não fosse assim, eu não teria motivação para continuar com o blog, haja vista que ele foi criado exclusivamente para publicar mensagens reflexivas e que possam levar alguma palavra de força, esperança e otimismo aos leitores interessados. E dá trabalho.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Olá, J. Araújo, tudo bem? O título da sua postagem me chamou a atenção e acabei lendo o texto, aliás, brilhante! Quando eu comecei meu blog (hoje tenho dois) também ficava chateada pelo fato de não ter seguidores ou pessoas que deixassem comentários. Mas acredito mesmo que o que vale são comentários relevantes e seguidores que realmente gostam daquilo que a gente faz. Acompanho vários blogs, muitos deles que conheci através do Educadores Multiplicadores, mas não deixo comentários sempre, embora goste muito do que as pessoas fazem (caso contrário, não seguiria o blog).

    Elaine

    ResponderExcluir
  14. Blog fantástico, é para mim um privilégio poder ler as suas palavras, decerto é isso é preciso gastar muito tempo e sofrer muitas decepções, repare eu visito cerca de vinte pessoas por dia desses posso ter uma resposta e nenhum seguidor, mas há desculpa porque meu blog é religioso, mas continue e decerto vai ter sucesso, de certo que mais vezes virei aqui, no entanto agora vim para encontrar novos amigos e ao mesmo tempo divulgar meu blog.
    Quero apresentar o Peregrino E Servo. Gostava que visse meu blog e desejar fazer parte dos meus amigos virtuais esteja à vontade, mas faça-o apenas se desejar.
    Muitas felicidades e saúde.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir
  15. Esqueceu-me de falar da ultima parte de seu blog, tenho encontrado blogs em que não dizem nada no entanto tem 400 ou mais seguidores, fique atónito ao visitar um blog que não o quero para seguidor, não tinha conteúdo apenas publicidade, e dezenas de comentário, com centenas de seguidores. Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  16. Olá, Araújo!
    Sendo um professor aposentado, dedico parte do meu tempo livre a dois blogues de promoção da língua portuguesa. Os comentários que recebo são muito reduzidos (30 a 40 por... mês!). Embora gostasse de ter mais interações, alimento-me sobretudo do trabalho técnico que quase diariamente publico, procurando fazê-lo com rigor, clareza e fidedignidade. Os ciberleitores, esses, segundo os contadores de visitas, são em número razoável: quase 1000 por dia.
    Fazer coisas por obrigação é sempre uma má opção. Logo, viva o direito de não comentar!
    Abraço desde Lisboa.
    António Pereira

    ResponderExcluir
  17. J.Araújo meu amigo! somos assim, pensamos assim... não estamos preocupado com quantidade, escrevemos por gostar de escrever de dar nossa pequena mas sincera opinião como cidadãos, muitas vezes falamos como você tem feito...sobre o nosso dia a dia, as injustiças sociais, falamos sobre ética etc. Você tem razão não é legal agir como muitos, só faço postagem em outro blog. se a pessoa postar no meu... Tenho aprendido com seu blog... que eu chamo de revista de informação, Vamos nos humanizando
    exercitando esta forma de comunicação... respeitando as opiniões. J.Araújo continue meu amigo, eu vou com meu humildes versos... Vamos nos observando, com respeito e admiração. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  18. Eu gosto muito de blogar, mais certamente posso dizer que nesse nosso vai e vem dos dias de trabalho ou estudo visitar os muiiiiiitos amigos que temos na blogosfera nos gasta muito mais que 4 horas por dia, hj não faço visitas diárias a ninguém, as vezes me sinto ainda psicologicamente cobrado por isso, pois sinto que se demoro a visitar alguém, o mesmo as vezes nem vem ao meu blog, mais enfim, coisa ainda a ser trabalhada no nosso psicológico ..!

    ResponderExcluir
  19. Oi Jota bom dia, vim aq hj ver suas imagens la do panoranio, pude perceber que gosta muito de cidades historias e arte barroca se não me engano os olhares!

    Então vc já viajou nos trens da vale, que legal, vc deve morar perto de BH então logo pois vc disse que gastou umas 13 horas pra chegar em vitoria, eu ando de trem des de criança de colo, gosto muito da viagem, pena ser tão longa, gosto muito das paisagens que se tem indo pra BH, uma matinhas dentro de altos vales com riachos ao fundo, e uma leve nevoa com brisa fresquinha que me remetem a historias encantadas!

    abraços!

    ResponderExcluir
  20. Araújo,

    Afinal qual é o segredo para se conseguir comentários?

    Parabéns, pelo texto, mas eu já desisti do meu blog.

    Não vale a pena quebrar a cabeça para ninguém ler o que eu escrevo.

    sonia.

    ResponderExcluir
  21. Oi
    Sabe, não podemos nos preocuparmos muito sobre as comentaristas, temos mais é que sermos felizes com os nossos blogs. Tem blog interessante e bem informativo , outros nem tanto. Eu sinto que o meu poderia ter mais visitas, mas as vezes eu mesmo perco o foco. Ele não é um blog literário, é mais artesanal de reaproveitamentos. Criei um outro para minhas fotos de natureza, e assim vou tentando visitar e ser visitada. Eu gosto das visitas recíprocas, mas também comento em blogs que me ignoram. Infelizmente as visitas cessam, pois na vida um retorno educado é sempre bom.

    Zizi

    ResponderExcluir
  22. ...a vida já nao me leva a obrigações... escrever me salva diariamente, não me preocupo com números , nem me sinto compromissada. eu tenho uma certa dificuldade em comentar poesia (ou toca ou não)...às vezes só saio por ai buscando distração aos meus pensamentos embaralhados e encontro alento, noutros talento...fico assim, de grão em grão de amor me refaço.

    um abração.

    ResponderExcluir
  23. Olá, J. Araújo.
    Acredito que se deve comentar nos blogs por prazer e não por obrigação já que comentários vazios de nada adiantam.
    Se conseguirmos entender o que nossos colegas blogueiros querem dizer com seus textos e comentarmos a altura do texto, ótimo.
    Creio que muitos se tornem blogueiros para conhecerem pessoas diferentes e fazerem amigos, o que é realmente algo digno, mas comentar em blogs apenas por comentar e ficar exigindo visitas aí já não é uma conduta muito ética.
    Abraço e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  24. Gosto de estar na blogosfera, ler, visitar amigos! A prova é que mesmo em férias, acho um tempinho no dia pra ver amigos! Faz bem. Se comentam? Fico feliz quando isso acontece, mas, se gosto do blog, volto sempre!!! abração praiano,chica

    ResponderExcluir
  25. Olá.
    Parabéns pelo post: assunto é muito pertinente, esclarecedor e o texto bem escrito.
    Eu acho que existem tantos blogs, tantos posts interessantes que se uma pessoa entra no meu blog, me deixa um comentário e me convida para visitar o blog dela, não tem nada de errado. É como se você retribuisse uma visita, é questão de cortesia e não custa nada. Mas também não é uma obrigação. Eu costumo retribuir meus visitantes, tratá-los com apreço. No entanto se eu entro no blog e não encontro nenhuma leitura que me prenda eu não me sinto obrigada a comentar ou seguir. Às vezes eu entro num blog, lei um post legal, então deixo minha opinião e convido a pessoa para conhecer o meu. Se ela quiser visitar, ótimo, mas se não quiser não significa que não vou voltar ao seu blog.

    Vou te convidar para conhecer o meu, se quiser dar uma passadinha ficarei feliz.

    http://blogdadonarita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá menino
    Adorei você ter me reencontrado. Obrigado pela visita
    Quanto ao post, acredito que toda relação só é válida quando é reciproca, caso contrário não se justificam.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  27. "Malditas letrinhas"...kkkkk.... rachei de rir...rsrs.. mas não vou tirar não...é bonitinho...adoro as malditas letrinhas..rsrs
    abraços

    ResponderExcluir
  28. Aproveitei esse retorno para ler os comentários dos amigos. É interessante saber o que pensam a propósito da matéria de sua postagem.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  29. Ilustre Senhor J. Araujo,
    Em primeiro lugar desejo agradecer a visita que fez a meu parco blog.
    Estou de acordo com suas sábias palavras. Eu possue três blogs, O Mar do Poeta é aquele que mais assiduamente escrevo sobre todos os temas, os outros um dedicado a meus poemas e o terceiro dando a conhecer os mosteiros budistas na Tailândia, sobre este tema só escrevo os que visitei e foram já uns milhares.

    Não me preocupo com os comentários, tive problemas com anónimos como tal só aceito comentários de quem tiver blog identificado.
    Como me encontro num país onde não se fala português os blogs para mim são uma maneira de passar o tempo e igualmente mnter viva a língua de Camões.
    Escrevendo para os blogs faz 5 anos já foram visitados quase i milhão de vezes.
    Tenho curiosidade de saber o que se passa a minha volta e dos blogs que apresentem temas de interesse, é o caso de seu belo blog.
    Vivo na Ásia vai fazer 50 anos, sou natural de Évora Portugal.
    Votos formulo para a prosperidade e divulgação de seu belo blog.
    Abraço amigo

    ResponderExcluir
  30. Aqui venho pela primeira vez, tanto quanto consigo recordar nestes mais de cinco anos de intensa actividade poética, e logo encontro este post que daria para uma dissertação de horas e horas, rsrsrsrs...
    Basicamente creio que é assim mesmo que as coisas funcionam... mas também teremos que ter em conta que cada um de nós projecta, neste espaço, as suas próprias ambições e vocações... eu vim para a blogosfera - e tenho vários blogs, divididos segundo a apresentação formal da poesia que crio - com o único objectivo de publicar a minha poesia... sei que a interacção é gratificante e benéfica, mas quando começo a aperceber-me de que andar a saltitar de blog em blog me retira o tempo absolutamente necessário à criação de boa poesia... desisto. Há sempre um momento, sobretudo para um poeta, em que ele se vê confrontado com esta opção; ou segue e comenta todos os blogs que o seguem a ele, acabando por publicar "lixo" literário, ou opta por investir na qualidade, correndo o risco de se ver a escrever para um ecrã sem leitores... já passei por isso mais do que uma vez e optei sempre pela segunda via. Também há aquela em que agora me encontro e que é a de pôr em risco a própria saúde, abdicando do mais elementar descanso... posso fazê-lo durante dois ou três dias, mas o preço é demasiado alto e, tarde ou cedo, uma espécie de instinto nos adverte de que estamos, mais uma vez, a abdicar da qualidade em prol da quantidade... e a escolha, "in extremis", é sempre a mesma...
    Mas foi muito bom poder deixar, por aqui, a minha modesta opinião.

    Obrigada e o meu abraço!

    ResponderExcluir
  31. A minha opinião: pudesse eu e respondia rápido a todos os comen-
    tários que deixam em meus blogues.
    Isso é impossível. São muitos.
    Já pensei entre inserir e responder
    a comentários qual deveria ser a
    prioridade? Penso que inserindo
    vou dando coisas novas a ver e para
    mim os blogues também servem de
    arquivo das coisas que eu gosto e
    quero guardar.
    De facto há pessoas que se registam
    nos meus blogues e não voltam mais.
    Há quem os visite e não deixe
    comentários. Enfim eu não julgo
    ninguém. Os blogues continuam
    independente de ter comentários ou
    não. Mas, segundo parece, a regra
    dos blogueiros, é de responder aos
    comentários.
    Nem todas as regras se conseguem
    cumprir, quando caa vez há mais
    falta de tempo.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  32. Olá amigo boa tarde.

    Só agora vi seu comentário em meu blog....http://curaocultada.blogspot.com.br/


    Amado não é que o pais não esteja preparado.Sabe porque? A erva ela faz pouco efeito para os jovens,ele usam são as pesadas mesmo..O pais tem industrias farmacêuticas para matar a humanidade.Não é próprio nem bom a população se alastrar.Para eles a comida vai faltar,já não há campo para construir..lógico para eles...
    Existe uma cidade subterrânea e outros lugares onde já estão armazenando as sementes..e você acha que é para que amigo¿....A vacina da gripe com a alta química do MERCURIO, que este mata com o câncer milhões e milhões de pessoas no mundo inteiro,matou e vai matar ainda porque segundo informações que não tomou a vacina com conhecimento das mortes irão ser obrigadas pelo governo a tomar....
    Sei que você é um homem inteligente e estará entendo tudo isto.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  33. Olá amigo, eu de novo, conferindo aqui estás de parabéns, tens muitos comentarios!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  34. Olá conterrâneo.Que belo post.
    Mas é assim mesmo.Já vi comentários deste tipo por ai..Eu estou na blogosfera muito mais pra ler. Exite muitas coisas legais nos blogs.
    Mas se por qualquer motivo deixamos de estar presente com comentários,somos excluídos.Mas os poucos que comentam são amigos.
    Ando afastada, até porque não sei escrever e faço um curso na faculdade.
    Mas conterrâneo sempre que aparece nas minhas atualizações estou presente.
    Abraços. Edna campos,

    ResponderExcluir
  35. Olá Araujo, ser blogueiro é complicado, né?
    Eu não me ligo em estatísticas, mas como li num comentário, todos somos um bocado vaidosos e queremos um feedback do que postamos. Costumo responder aos comentários que fazem no meu blog, pois o meu objetivo em blogar é mais integração social, pois a integração presencial ficou difícil depois que me tornei cadeirante.
    Sempre visito os blogues que sigo, mas nem sempre comento. Por exemplo, li seu post sobre os "trem" dos mineiros:-)))mas eu não tinha nada a dizer... então apenas guardei o ensinamento, coisa da qual eu desconfiava.
    Enfim o mundo virtual não é ideal, mas é o que temos;-)

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...