27 janeiro 2013

>Incêndio em Santa Maria (Brasil de luto)

O Brasil está de luto especialmente o município de Santa Maria no Rio Grande do Sul. Até o momento 232 pessoas morreram e 116 ficaram feridas no incêndio que atingiu a Boate Kiss na madrugada deste domingo. As primeiras informações dão conta que o incêndio começou na espuma de isolamento acústico, no teto. Segundo consta um dos integrantes da banda que se apresentava no local teria acendido um sinalizador, que atingiu o teto e o fogo se espalhou rapidamente, de acordo com o coordenador da Defesa Civil, Adelar Vargas.


Se realmente ficar provado que um integrante da banda acendeu sinalizadores, isso mostra o despreparo e a irresponsabilidade de pessoas que não sabendo, e não respeitando as normas de seguranças provocam tragédias que levam a perca de centenas de vidas.  Com certeza, dentro de alguns dias as autoridades de todo Brasil, com a repercussão do caso vai começar a fiscalizar a maioria dos clubes e boates. Porque nesse país alguém só se mexe quando algum desastre acontece e nunca preventivamente. 

Normas de seguranças quando não são cumpridas sempre é perigo na certa. A maioria dos empresários na ânsia de ganhar cada vez mais, no caso dos clubes e boates, acaba permitindo a entrada de pessoas acima da capacidade de suas casas de espetáculos. Relatos de sobreviventes dão conta que na hora do tumulto a equipe de segurança do local dificultou a saída das pessoas por não ter acertado a conta da comanda.  Pelo que relata o Corpo de Bombeiros, o local tem apenas uma saída de emergência, o que dificultou e muito a rápida evacuação das pessoas. 

Consta que a capacidade de lotação da boate é de 2000 pessoas. Este é o segundo maior incêndio do Brasil, não em proporção, mas pelo numero de vitimas, o primeiro ocorreu em 1961, quando 503 morreram em um incêndio no Grande Circo Brasileiro em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro.  O alvará de funcionamento da boate estava vencido desde agosto de 2012, segundo informações do secretário nacional de Defesa Civil coronel Humberto Costa. Aqui  cabe uma pergunta: se a boate tem capacidade para 2000 pessoas, como pode ter sido aprovada pelo corpo de bombeiros com apenas uma saída de emergência?  No momento, resta prestar nossas condolências aos familiares das vítimas.
(a) J Araújo

9 comentários:

  1. Compactuo com essas famílias, em oração.
    Abraço, Célia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Amigo Araújo.
    A tragédia é estarrecedora e mais ainda a postura das autoridades que não cuidam da segurança para o funcionamento desses ambientes de lazer. Que Deus conforte o familiares das vítimas. A nós cabe uma oração para que eles encontrem a paz. Um abraço.
    Gracita

    ResponderExcluir
  3. Amigo J Araujo, obrigado pela solidariedade. Estamos de luto. Um abraço. Tenhas uma linda semana.

    ResponderExcluir
  4. Terror! Muito triste. Sem palavras...
    Solidariedade com Santa Maria!!

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo, muito triste o que aconteceu! Esta tragédia só vem mostrar a grande irresponsabilidade
    dos orgãos que fiscalizam e aprovam as licenças de funcionamento destes locais. É o famoso jeitinho brasileiro!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Araújo,

    Realmente uma tragédia dessa proporção é chocante, mas no entanto mesmo sabendo que correm riscos, as pessoas não deixam de frequentar esses lugares, que nem sequer atualiza seu Alvará de Funcionamento.

    Quanto a liberação por parte do Corpo de Bombeiros para funcionamento, o fato é lamentável mesmo, deveria ter no mínimo quatro saídas de emergencia, segundo a engenharia civil.

    Mas esse é o país que para tudo se dá um jeitinho, principalmente quando se trata de ganhar muito dinheiro.

    Sonia

    ResponderExcluir
  7. Oi amigo,
    Realmente isso nos choca e sabemos que não foi a ptimeira e nem será a última vez, esses fatos vem se repetindo sempre em nossas vidas, infelizmente as promessas que fazem depois do fato ocorrido sempre são as mesma, lástima.
    Agradeço sua participação votando em nossa gincana, esperamos que na próxima você esteja presente

    Abraços,
    RioSul

    ResponderExcluir
  8. Tristeza e dor meu amigo,e o mais incrível é que seja necessário a dor para que algo seja feito,ninguém merece isso.Que não haja impunidade,pois ,não dá pra esquecer tal horror.
    Bjo!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Achei seu blog no Educadores Multiplicadores e já estou seguindo.
    Aguardo sua visita no meu http://blogcrescimentocristao.blogspot.com.br/

    Bjuuusss

    Cris

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...