09 janeiro 2013

>Pena de morte, sim ou não?



É um grande prazer estar participando da 22ª Blogagem Coletiva promovida pelo blog Café Entre Amigos Tema: Pena de Morte sim ou não?

No Brasil não temos a pena de morte, porem existe dezenas de defensores da mesma, e o tema sempre vem à tona quando os crimes hediondos acontecem e a sociedade sempre acaba envolvida através dos meios de comunicação.  Os crimes bárbaros que ocorrem é um prato cheio para vir à baila a questão da pena de morte ser implantada no País e, com isso, surgem debates acalorados dos prós e contras se tal regime de pena capital deve ser implantado ou não. Mas como o povo brasileiro só se lembra das coisas enquanto está na mídia logo cai no esquecimento e volta tudo como era antes até o próximo caso aparecer nas manchetes novamente.


Não acredito que a pena de morte resolva a questão da violência. Antes pensava diferente. Porém o que todos nós sabemos é que nosso Código de Processo Penal está um tanto defasado, - na verdade, ultrapassado - e as penas nele previstas não corresponde a realidade do nosso sistema penitenciário, falido, mal estruturado e corrupto. Já fui a favor da pena capital sim, mas mudei de ideia, a gente pode mudar e fiz isso, mudei de ideia. Porém sou favorável à prisão perpetua para presos que cometeram crimes hediondos, aqueles irrecuperáveis, e sabemos que eles existem. Os mesmos deveriam ser obrigados a trabalharem para se sustentar e não ser sustentados com o dinheiro dos nossos impostos como é hoje.


Sabemos através de pesquisas que 78% dos presos que cometeram crimes bárbaros, quando volta a conviver na sociedade praticam novamente os mesmos tipos de crimes. Isso é de meter medo em qualquer cidadão de bem.  O que precisam mudar é a maneira como nossas leis são aplicadas. Elas são   cheias de falhas.  Presos são condenados a centenas de anos, quem vê aquilo acha um absurdo, é somente no papel, na prática ninguém fica preso mais que trinta anos no sistema atual. As ruas estão cheias de presos condenados a mais de 40 anos, só pra refrescar, Carlinhos Cachoeira é um deles. 

As brechas da lei deixa qualquer um que tenha sido vitima com a sensação que não existe justiça nesse país.  A vida não tem nenhum valor, estamos assistindo pela TV e lendo nos jornais todos os dias crimes que nos levar a perguntar e na maioria das vezes não temos uma resposta:  tanta violência por quê? Em troca de que? O porquê eu sei, falta de Deus no coração.


Diante de tanta violência, o que está faltando na verdade é a presença de Deus nos corações das pessoas, possuídas pelo mal praticam as maiores barbaridades, acham que tudo isso é normal.  Enquanto não chegar o momento que o ser humano não descobrir o verdadeiro significado da palavra de Deus que pregou somente o amor, a humildade e a compreensão os crimes cada vez mais bárbaro vai continuar acontecendo.  Antes era a favor, hoje sou contra a pena de morte. Mas a favor de uma justiça mais dura. 
(a) Araújo 

16 comentários:

  1. Boa noite amigo Araújo!
    Concordo plenamente com a tua belíssima explanação. A pena de morte no Brasil iria ser aplicada somente aos criminosos das classes menos favorecidas. O que precisamos de uma rigorosa revisão do código penal e um sistema carcerário eficiente para colocar em prisão perpétua os praticantes de crimes hediondos e também os corruptos. dessa forma iríamos fazer uma limpeza no nosso país. Um abraço
    Gracita

    ResponderExcluir
  2. Do jeito que é sistema judiciário no Brasil, acho que se tivesse pena de morta iria morrer muitos inocentes só pelo fato de serem pobres. Então prefiro que haja uma reforma no código penal, algo que se aproxime da nossa realidade atual de violência.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Um bom texto, mas eu ainda não tenho uma opinião certa, tirar vidas é trágico, mas que tira como deve ser punido???.Acho que quem passa por certas situações é que aceita , mas que é um assunto bem polêmico ah isso é. prefiro a prisão perpétua, mas nossas leis estão longe ainda
    Abraços com carinho
    Rita!!!

    ResponderExcluir
  4. As leis brasileiras precisam de muitas mudanças mesmo, Araújo, principalmente no código penal. abraços e linda noite.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a sua colocação!
    Olá, o seu blog é maravilhoso!Vim retribuir sua visita e seguir!

    Se gostou do meu cantinho venha fazer parte dos meus amigos também!

    Aproveite e leve o selinho que ofereço para seguidores!

    Fica com DEUS!

    BEIJINHOS EM SUA ALMA...

    ResponderExcluir
  6. Araújo,

    Quanto a pena de morte no Brasil é uma ideologia por si só falida, veja que os criminosos maiores são os próprios políticos que fazem Leis para não serem cumpridas. Pelo menos não são cumpridas com eles, estão todos a solta, voando para outros países com o dinheiro de nossos impostos.

    Em questão a religiosidade acho que voce não deve colocar essa ideação de que a presença de Deus nos corações diminuem criminalidade, doenças, tragédias, etc.

    Há dois mil anos mataram Jesus, e os mesmos homens não tinham nada nos corações.

    Os ensinamentos de Deus servem para as pessoas comuns, pois, na verdade no meio ambiente daqueles melhores favorecidos pode ter certeza de que nem se lembram de Deus.

    A grande maioria deles andam de carros de primeira linha importados, que para nós pobres trabalhadores daria para comprar casas para nossa família toda.

    Como o tema é muito polemico, prefiro guardar por enquanto as demais palavras que me passam pelo pensamento nesse momento.

    A verdade é que as pessoas praticam mais injustiças sociais, indiferença com o sofrimento alheio, e começa por aí o erro dos seres humanos. A desumanidade. A ingratidão. A não prática de cidadania.

    bjs. sonia.

    ResponderExcluir
  7. Sou contra a pena de morte porque os homens não têm capacidade para uma decisão infalível. E sabemos que muitos inocentes seriam vítimas dela. Aliás, o caso dos irmãos Neves é apenas um exemplo a se destacar.
    Mas sou ferrenha defensora da redução da maioridade penal. Se o jovem de 16 anos pode votar, com presumida consciência dos efeitos de sua escolha, também pode e deve responder pelos seus crimes, como um adulto que é.

    Esperei passar a meia noite para visitá-lo, eis que merece cumprimentos especiais hoje. Que a vida lhe sorria nesse novo ciclo. Parabéns!!!!!!!! . Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Otimo Post!!! Realmente é um problema da sociedade que não sabe educar seus filhos e consequentemente educar os detentos. Leis mais severas urgente!!
    Parabéns pelo blog está maravilhoso, estou seguindo.

    Paty Alves
    www.agape-amorverdadeiro.blogspot.com
    www.patyiva.blogspot.com
    www.tentardecoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir

  9. Olá J. Araújo,

    Sou contra a pena de morte. Nosso sistema é falho e propiciaria condenações injustas e consequente morte de pessoas inocentes.
    Para os crimes hediondos, sou pela prisão perpétua, com trabalho e disciplina rígida.
    Nosso Código de Processo Penal precisa ser revisto com urgência, pois há muitas lacunas que acabam beneficiando criminosos e infratores. Sem regras punitivas à altura dos crimes praticados dificilmente a justiça será aplicada e, consequentemente, respeitada.
    E acredito também, conforme você salientou, que a religiosidade, a crença e o amor a Deus influenciariam positivamente na diminuição dos crimes.
    Excelentes as suas colocações.

    Abraço e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Em retribuição de sua visita e comentário, que agradeço.
    Quanto a sua postagem, o fato de nosso país existir uma corrupção imensa e a falta de estrutura de um código penal atual com a situação/realidade do país, não podemos ser favoráveis em um código de pena de morte; nosso código penal de 1940 era favorável para aquela década, hoje com o estilo de vida das pessoas ficaria injusto com várias causas que tem acontecido, temos ai os fatos apenas deste ano de 2013.
    Muito boa sua postagem, é um convite para refletirmos.
    Abraço fraterno
    Nicinha

    ResponderExcluir
  11. Oi Araújo! Concordo plenamente com sua explanação, tão bem argumentada. Não demos nos deixar levar pela emoção do momento, pelas reportagens apelativas da mídia e muito menos pelos defensores, tipo Amaral Neto (um rebotalho da ditadura). Credito à sociedade o dever precípuo de construir suas regras e segui-las à risca, sem dar brechas aos ricos e poderosos. E´a sensação de injustiça que desagrada e entristece as pessoas ao ponto de elas desejarem a pena capital que, terminantemente, sou CONTRA. Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Oi José Araujo,

    Tudo bem? Obrigada pela visita no Navegando no Cotidiano. Sou contra a pena capital em razão de achar que um homem não pode tirar a vida do outro, mas penso que as leis deveriam adotar a prisão perpetua, bem como tempo maior de pena.

    Lu

    ResponderExcluir
  13. Olá amigo,
    Um assunto polêmico, visto que, em muitos países onde a pena de morte é aplicada não diminuiu a violência, mas acredito para aqueles cuja a pena foi alta poderemos aplicar uma pena do tipo de fazer trabalhos como plantar, ou mesmo cuidar de estradas enfim, colocar essa " turma " pra trabalhar e não ficarem tomando " banhos " de sol em presidios, claro que com vigia ou até mesmo algo que os deixem ali para o serviço e sem chance de fugas

    Abraços
    Thiago - RioSul

    ResponderExcluir
  14. Amigo, parabéns pela argumentação do seu artigo, muito bem escrito.Defendo esta mesma opinião. Pena perpétua para crimes hediondos e que se sustentem com o suor de seus rostos. Afinal, não é o Estado que deve pagar por sua estadia na cadeia.Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. Araujo

    Salmo 25, 1,2,3,17,18,19
    A ti Senhor a minha alma, Deus meu em ti confio, não seja eu envergonhado; não triunfem sobre mim os meus inimigos (Araujo), Não seja envergonhado nenhum dos que em ti esperam; envergonhados sejam os que em causa procedem traiçoeiramente.
    Alivia as tribulaçõe do meu coração; tira-me das minhas angustias. Olha para minha aflição e dor, e perdoa todos os meus pecados. Olhai pelos meus inimigos, porque são muitos, e me odeiam com ódio cruel.

    Que Deus perdoe as suas más palavras e não lhe castigue jamais.

    sonia.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia
    Se alguem tirar a vida de um de nossos entes queridos certamente estaremos de acordo com a pena de morte mesmo sendo contra ela,nossa sociedade por inumeras razões está produzindo mais e mais criminosos a cada dia ,não saberia hoje responder se sou contra ou a favor ,sinceramente não , mas penso que em certos casos como o da dentista incendiada ou o caso champinha entre outros a propria policia deveria dar conta deles ,de vez mesmo ,não merecem viver pois são frios e suas vidas nada valem ,tiraram vidas de pessoas de bem e destruiu suas familias ,porém é preciso criar uma sociedade mais justa ,mais educação e sem miséria para evitar a maior parte dos crimes que sempre provém das classes mais desfavorecidas embora os ricos tb cometam muitos crimes direto ou indiretamente e tb devem pagar de igual forma .

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...