07 dezembro 2013

>Seminário na Unicamp discute segurança interna do campus

A segurança interna na (Unicamp), Universidade Estadual de Campinas foi discutida na ultima quinta-feira (05), onde se sentara à mesa de negociação, a direção da universidade, o (DCE), Diretório Central dos Estudantes, o (STU) Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp,  e representantes da Policia Militar. Diante da presença desses últimos, os estudantes espalharam cartazes como forma de protesto, em um deles estava escrito: “Não estamos seguros ao lado da PM”.  

Desde o mês de setembro ultimo existe um clima de tensão dentro do campus da universidade, isso ocorreu com a morte do estudante de engenharia Denis Papa Casagrande, de 21 anos, assassinado a facadas, por uns grupos integrantes do movimento punk que não estudava na universidade.

Depois do crime, por determinação do governador do Estado, a Polícia Militar passou a fazer rondas com mais frequência dentro do Campus, o que gerou uma grande insatisfação por parte de um grupo de radicais que invadiram a reitoria exigindo a saída imediata dos policiais. No caso dos indiciados pelo crime do estudante em uma festa “clandestina” nas dependências do campus, são eles: o casal de namorados, Anderson Marcelino Mamede e Maria Tereza Pelegrino, ambos de 20 anos, - essa assumiu ter desferidos os golpes -  Andre Motta, de 22, e dois menores, de 15 e 16 anos.

Na visão deles, pelo repudio à polícia, talvez quisesse a presença do “chefe da boca de fumo”, só pode ser isso! A participação da policia nos debates foi vista pelos estudantes como um afronta.  Paulo Gouveia, diretor do STU, chegou a afirmar que a Unicamp deu um “passo atrás” ao chamar a PM para participar dos debates, talvez esse diretor preferisse que fosse chamada aquela organização criminosa que age dentro e fora dos presídios e penitenciarias paulistas.

É de se estranhar, já disse e volto a repetir, enquanto a população acuada e com medo cobra segurança os estudantes da USP e Unicamp dispensa a presença da policia.  Mas, quando esses mesmos que são contra, quando são vitimas da própria criminalidade dentro de qualquer uma dessas universidades clama por segurança e reclama da ausência  da mesma. Nesse caso deveria recorrer a outros órgãos e não a segurança pública. Os estudantes tem medo de que afinal?

(a)  J Araújo 

7 comentários:

  1. AMIGO ARAUJO !!! REALMENTE MUITO ESTRANHO !!! RSRS !!! MAS VAMOS ATÉ LÁ !!! PRA VER O QUE ANDA ROLANDO DE BOM !!! QUE POLICIA NÃO DEVE PARTICIPAR !!! OU SE REALMENTE PARTICIPA INCOMODANDO A ALGUNS MUITOS !!! A PRESENÇA !!! POLICIAL COM SUA PARTICIPAÇÃO !!! SÓ INDO LÁ PRA SABER QUAL É MESMO !!! UM ABRAÇO Pedro Pugliese

    ResponderExcluir
  2. Caro Araujo,

    Sabe-se que entre os estudantes de todas as faculdades e universidades desse país, rola muita droga, infelizmente alguns poucos estão lá para realmente estudar, e digo isso porque vivo no meio de estudantes, e sei bem do que falo. Eles na verdade não querem a POLICIA ATRAPALHANDO o tráfico das drogas, é comodo para eles o traficante levar a droga até eles a se arriscarem ir buscar fora e serem pegos. Por isso a policia incomoda, e quanto ao diretor do STU que é contra a presença policial, e diz que a Unicamp deu um passo atrás, talvez ele ganhe uns trocados para fechar a boca.
    Tudo é possível nesse submundo que pouco conhecemos.
    Somente vai doer na carne deles quando um de seus entes querido forem golpeados a facadas como aconteceu com o estudante Denis Papa Casagrande, e os outros jovens ainda tiveram a coragem de confessar o crime porque sabem que nossas leis são FURADAS, ninguém será preso ou se for, terão como sair bem rápido dessa fria em que se meteram.
    Os pais desses jovens devem achá-los adolescentes imaturos, coitadinhos!!!!!!!!!

    sonia Bj

    ResponderExcluir
  3. Lugar de estudo deveria ser calmo, espero que se ajustem e consigam melhorar.
    Rs...não entendi bem o comentário? Esperamos que os gays tenham os mesmos direitos que a gente, beijão!

    ResponderExcluir
  4. Estas guerras não conduzem a nada apenas mostram o desagrado dos estudantes.
    Seria bom que a Policia prendesse e castigasse esses prevaricadores...

    ResponderExcluir
  5. Como e gostaria de um mundo melhor
    acho que todos né, não existe estudantes como
    antigamente, não vamos generalizar mas ,o que precisa é
    de mais amor e união entre tdos
    Abraços

    _________Rita!!

    ResponderExcluir
  6. A insegurança é um dos maiores problemas a nível mundial.
    Cada vez estamos menos seguros a todos os níveis.
    Desejo que esteja bem.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  7. Há estudantes e estudantes, liberdade não é como dizia a letra de um antigo comercial na TV. " liberdade é uma calça velha azul e desbotada"...
    liberdade é um conceito muito amplo... porque excluir a policia da nossa segurança?!!! precisamos de segurança, precisamos de todos... policia, estudantes, professores, precisamos nos precaver... quem não deve não teme...agora há estudantes que querem fazer de um local público, lugar para
    ( bebidas e drogas) liberdade isto não é liberdade....já vimos este filme outras vezes, lembram do estudante de medicina que morreu por trote em uma piscina? há se houve segurança? há se houvesse etc..... "precisamos mudar nossa forma de pensar o que é licito, liberdade não é vale tudo, estamos doente... Eu creio na máxima que Jesus nos ensinou: Tudo que vos quereis que os outros vos faça, façai vós" quero ver justiça, faça justiça, quero ver melhor o mundo que tudo começo por mim, eu respeito a leis? precisamos de todos... precisamos saber, há direito também há deveres. Aqui no Rio foi um policial que evitou a morte de muito estudantes,lembram do jovem que invadiu o colégio é matou vários estudante?.. há bons e maus em toda sociedade... J.Araújo forte abraço!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...