13 julho 2008

> Corra, Glória, corra

Mônica Bergamobergamo@folhasp.com.br
.Fotos Alexandre Durão/Folha Imagem
De férias há sete meses, Glória Maria adota rotina intensa de exercícios, quer lançar livros e CDs e diz não sentir falta do "Fantástico", pois não gostava mais de "fazer aquilo"
*
De férias da TV Globo há sete meses, Glória Maria está escrevendo dois livros, planeja um terceiro e quer gravar um CD.Dedica também seu tempo aos exercícios, às festas e a encontrar amigos pelo mundo. No mês passado, participou da festa da demolição do hotel Royal Monceau, em Londres, foi a um casamento no Marrocos e tomou sol em St. Tropez. Volta ao balneário francês nesta semana, depois de passar pela Inglaterra para "dar um beijo" na sobrinha Julia, 12. Em agosto, a garota se encontra com ela na França e as duas embarcam para Síria, Jordânia, Líbano e Marrocos.
*
Uma vez por semana, Glória, que já rodou o mundo, faz aulas de inglês para se manter afiada na língua. Jogada no sofá da sala de seu apartamento, no Leblon, ela pergunta à professora:"Como se diz "muito mais bonito que ...'?". Glória quer contar à "teacher" detalhes sobre o ator americano Todd Rotondi, com quem teve um rápido affair em junho. "É "better good-looking guy'", responde a professora.
*
Depois que deixou a televisão, Glória encheu seu dia de exercícios físicos. Todas as manhãs, ela caminha na orla. Três vezes por semana, tem aula de ioga. Nas outras duas, faz pilates. Todas as tardes -inclusive aos sábados -, recebe a visita de um personal trainer. "Quando você tem 24 horas à disposição, acaba achando que tem 72", diz ela no café da manhã de uma sexta-feira, devorando omelete de clara de ovos com tomate, salsinha e peito de peru - sem sal, porque "infiltra líquido nas células".
*
Toma "mais de cem pílulas por dia" e faz até sopa com ninho de passarinho trazido da Tailândia para rejuvenescer.Consome só 80 gramas de carboidratos por dia -liberados pelo professor de ginástica. No almoço, ela comeu alface, inhame cozido, tiras de frango, brócolis e espinafre.
*
No percurso até Ipanema, onde visitará a sobrinha, Glória tenta resumir os últimos 30 anos de Rede Globo em um título de reportagem. Silêncio.
*
Cinco longos minutos depois, com lágrimas nos olhos ela declara: "O caminho da glória". E a nova fase? "Brincando de viver. Mesmo. Estou, tipo, na hora do recreio. E pedindo a Deus para que a sineta que chama de volta à sala de aula demore muito para soar. Levei um susto enorme quando vi que já se passaram mais de seis meses [desde o início dos dois anos sabáticos que acertou com a emissora]. Estou até pensando em pedir mais férias."
*
Glória interrompe a conversa para telefonar para Julia. "A madrinha tá chegando". "Não tive filhos pra me dedicar à carreira. Sem reclamações.Não mudaria uma vírgula na minha história. Imagina, minha perspectiva era ser professora primária. E olha aonde cheguei."
*
A sobrinha, para ela, acabou se transformando "na minha filha de verdade. O sentimento que existe entre nós não tem igual". Ela visita Julia todas as tardes para dar a ela aulas de francês.
*
A garota abre a porta de pés descalços e com a língua azul por causa do chiclete. "Ela quer herdar tudo o que é meu", diz Glória, abraçando a menina."Não. Só quero os óculos, os sapatos Prada e os vestidos", diz Julia. Glória Maria ajudou a escolher o colégio em que a menina foi matriculada, é consultada pela família na hora de aprovar viagens e chega a mandar vigiá-la no shopping quando sai com as amigas. Tenta se meter também com o visual da afilhada. "Você viu? Ela está com as unhas dos pés pintadas de vermelho. Quase enfartei!"
*
Julia afirma que não sente falta da madrinha no "Fantástico". "Eu nem via. É chato." Glória também não tem passado por perto do aparelho. "Imagina que eu vou sentar no domingo para ver "Fantástico'! Espero que a Patrícia [Poeta] faça bem [o programa] a vida toda. Ela é competente. Eu é que não gostava mais de fazer aquilo. Minha vida estava triste. E uma coisa é deixar, outra é ser deixada. Fizeram de tudo pra eu não sair. Por eles, voltava amanhã."
*
A própria Glória admite que "é difícil acreditar" nos fatos que ela narra. "Mas é verdade. É que as pessoas falam o que querem. É como no caso do Ronaldo ou da Isabella [Nardoni]." E finaliza: "O problema de a audiência estar baixa, eles lá sabem o que é. Não era eu. Tanto que está baixa até hoje".
*
"Não tenho idéia do que quero fazer quando voltar a trabalhar. Vou partir do zero. Não quero recomeçar nada que já tenha feito. Eu não ando para trás. Vamos ver o que a vida vai trazer pra mim."
*
Até o fim do dia, Glória ainda tem um encontro com a cônsul da França, em Ipanema, outro com representantes de uma editora que quer publicar seus livros e uma conversa com uma estudante de jornalismo de Florianópolis que a escolheu como tema central de sua monografia.
*
A apresentadora conta que começava a trabalhar como telefonista na Embratel quando conseguiu um estágio na TV Globo. Ainda estava no ginásio. Já jornalista consagrada, sofreu com o racismo. "O presidente [João] Figueiredo só me chamava de "aquela neguinha"." E "como é que a Glória Maria Matta da Silva virou a Glória Maria?", pergunta a estudante. "Eu tive que me inventar."
Reportagem JULIANA BIANCHI

2 comentários:

  1. Glória Maria é exemplo de perseverança e determinação. Adimiro pessoas que não se intimidam diante das dificuldades da vida e partem pra briga a qualquer preço.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Eu li sobre ela em um blog hoje! +100 Pílulas por dia? ¬¬'

    Abraço http://capreta.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...