26 abril 2009

> Mundo virtual

Imagem google

Estamos vivendo em um mundo globalizado onde as pessoas passaram a se comunicar mais, porém, uma comunicação fria, sem o olho no olho. Antes do advento da Internet, ou redes sociais, tínhamos o habito de escrever cartas, ou mesmo visitar os amigos, hoje essas atitudes estão cada vez mais raras. O e-mail substituiu a carta, as rodas de amigos se tornaram grupos de bate papos nos comunicadores instantâneos, MSN, Skipe entre tantos outros existentes.

Na era digital estamos cada vez mais distanciando das pessoas. Por outro lado participando cada dia mais do mundo virtual; nossa vida se tornou um emaranhado de senhas e códigos. Criamos senhas para acessar a conta bancaria, o cartão de credito, o e-mail, o alarme da casa; o travamento do telefone celular, enfim, vivemos cercados de números senhas e códigos, coisa de fazer inveja a qualquer matemático. Essa expansão criou uma linguagem própria válida apenas para os usuários da rede, as pessoas leigas, quem não tem acesso desconhecem completamente.

A nova geração 'plugada' está cada vez mais atualizada com as ultimas informações com apenas um clic. Essa mesma geração acostumada ao processo do ‘copiar e colar’, muitas vezes não é capaz de distinguir um substantivo de um adjetivo. Esqueceram o ato da boa leitura e caligrafia; hoje, nossas crianças já não carregam livros e cadernos, fazem seus deveres escolares, na maioria das vezes quando solicitados, em um DVD ou Pen Drive que também é corrigido pela professora, através de checagem dos mesmos. No entanto, pwla falta de prática a caligrafia dessas crianças é péssima. Escrevem mal, a letra é feia e desproporcional, não sabem pontuar, a gramática é incorreta, enfim, é o preço que estamos pagando. Agora se dermos nas mãos dessas mesmas crianças um celular de última geração, ou um um computador eles fazem coisas incríveis que muitas vezes não conseguimos.

Não sei até onde isso é bom, pois, na verdade em minha época escolar, era de grande valia saber falar e escrever corretamente nosso idioma. Erámos orgulho para os mais velhos, desenvolver um belo texto de pesquisas e idéia próprias, acrescentando ou excluindo palavras, ou frases que ao reler julgávamos inadequados. Cada vez mais estão acabando com a criatividade. Sabemos também que é um caminho sem volta a evolução dos meios de comunicação através da informatização. Aqueles que queiram experimentar, (voltei a praticar por conselhos de uma amiga) pegue uma folha do velho caderno, procure naquela velha agenda o endereço, não o eletrônico de seus amigos ou parentes; escreva uma carta de próprio punho. Mesmo com toda evolução e, vendendo vários produtos, os Correios ainda entrega cartas.( rsrsrsrsr).

Infelizmente, a esse de comucação é usado para crimes de toda natureza. Os pedófilos usam a rede para praticar seus crimes ediondo contra as crianças;  os fraudadores usam para aplicarem  golpes;  outros usam para difamar, injuriar as pessoas covardemente. Sabemos das facilidades e utilidades que as redes sociais tem na vida das pessoas; o que precisa ficar claro é que infelizmente muita gente sem escrúpulo usa essa ferramenta para a prática do mal.

Vale a pena visitar, Ventos & Vendavais um desabafo de uma brasileira batalhadora, assim como tantos outros que não se conforma com o descaso dos governantes, principalmente na área da saúde pública.

13 comentários:

  1. Concordo plenamente com tudo que vc disse!
    Acho que corremos um risco de nos robotizar cada vez mais.
    nada pode substituir o calor humano, o olho no olho como vc citou. Nada é tão bom quanto o abraço de um amigo, o som das vozes AO VIVO (rs) de quem amamos.
    É uma arma perigosa essa internet. Precisa ser bem usada.

    Beijo pra vc e uma semana linda
    ...............Cris Animal

    ResponderExcluir
  2. os elétrons, neutrons, ecrans, fios, tomadas, teclados, fones, curto-circuitos ja estão enjoando...

    Nada como o toque, o cheiro, o abraço, o vento na cara em cima de uma Harley, beber agua na fonte, dançar um tango, comer um rango com quem se gosta, e sair da frente deste micro-mundo-bosta !

    muito bom, escritor !

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Puxa vida né as vezes a gente não para para refletir sobre isso né !!!nesse novo mundo globalizado e delivery tudo super rapido !!
    e os dias vão passando e vamos nos acomodando quando vemos passou muito tempo que a gente não ve nossos amados pessoalmente!!!somente pela web cam pelas fotos novas no orkut !!!
    é verdade amigo temos ganhado algumas coisas mas temos perdido muito!!!!
    muito bom artigo amei bjossssssssss

    ResponderExcluir
  4. O subjetivo do virtual é a perda más é preciso olhar os ganhos e transformar a ferramenta em trabalho que por acaso é o que faz atravéz de seu blog e nele com suas palvras a expressar idéias e comprenssões que complementam um viver! é assim que vamos tirando do veneno a cura, do defito o efeito do problema oportunidades do resurgimento e quem sabe até da morte tirar vida, lições...
    Continue firme e assim! deixo meu grande abraço Araújo.

    ResponderExcluir
  5. O progresso paga-se, e o preço, às vezes, é bem alto!

    Obrigada pela visita e comentário no Lírios.

    Beijinhos
    Mariazita

    ResponderExcluir
  6. Estive cá, vindo do Lírios.
    Agora venho agradecer sua visita e comentário ao "Histórias". Só falta vc visitar a "Casa" :)))
    Gostei muito de seu comentário, com o qual concordo em absoluto.
    Obrigada!

    Beijinhos
    Mariazita

    ResponderExcluir
  7. Tá certo meu amigo, qualquer dia seremos invadidos de uma maneira estúpida e cruel. E
    daí não vai ter mais volta.
    A internete pode ser uma arma realmente periga, aliás já está.Estamos sendo invadidos, roubados.
    Apareça por lá.
    Uma boa semana para você meu querido amigo.

    ResponderExcluir
  8. Ola!

    Entrei,li e não vou sair sem comentar.

    Hoje em dia se culpa a net por muitas coisas.se culpa este meio de comunicação, o tratando como um ser humano.
    Mas na realidade somos nos que o controlamos.atrás de cada computador existe um ser,como eu,tu e os outros.

    Este podia ser um mundo lindo,onde se podia conhecer pessoas de todo o mundo,tal como eu agora,você esta no Brasil e eu no Canada.se podia aproveitar e usar este meio pra se fazer amigos em toda a parte do mundo.mas infelizmente o que eu tenho visto eh pessoas a tentarem magoar umas as outras.
    Mas concordo com você,eh tão agradável receber e escrever uma carta e usar os correios.
    Desculpa ter invadido seu blog
    Beijos mil
    Whispers

    ResponderExcluir
  9. Olá amigo!
    Perdoa a minha falta de tempo..
    Mas aqui estou,que texto pertinente!
    saudades,de teus comentários

    beijos

    Mari

    ResponderExcluir
  10. É isto aí, J.Araújo ! Tudo na vida tem um preço, não é mesmo ?? E o pior é que neste caso, não há retorno ! Concordo com o roubo da criatividade nos nossos jovens, no processo de "criar", mas no de "copiar", eles fazem misérias, e usam tb de muita criatividade !! ... rs Lamentável essa fala "messengeriana", fazendo uso de uma linguagem própria, que com certeza, não é o nosso Português !! rs Tenho lido e visto absurdos, até de professores universitários, creia !! Tempos de verbo errados, não uso adequado do verbo haver, mau uso do sinal de crase, palavras com letras trocadas; e agora inventaram um tal de "agente" - que usam no lugar de "a gente" ...- ( deve ser todo mundo detetive ou um 007 disfarçado !!) E por aí vai ... Fico arrepiada e desgostosa, juro por Deus !!
    Obrigada pelos seus elogios lá no Blog !
    Super gentil da sua parte ...
    beijos !
    Helô

    ResponderExcluir
  11. ...o pior é que você está certo! Muito certo!
    Vá por lá amigo. Bom domingo.Aproveite para fazer o que lhe der na "telha"
    beijosssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  12. Amigo, não há como deixar de estar de acordo contigo. Lamentável que "um instrumento" tão útil e nobre (cirurgias são feitas à distância) seja tão malbaratado e distorcido.Mas você e mais pessoas conscientes aqui estão nessa luta desigual.
    Grata pela sua visita e opinião abalizada!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...