18 março 2010

>Saúde pública

Hoje tive a oportunidade oferecida pelo administrador desse blog a para colaborar nas postagens. Meu perfil de abordagem de certos assuntos é um pouco diferente desse belo espaço, mas, é um prazer aceitar o convite. Dessa forma aproveito para comentar sobre um assunto que interessa a toda comunidade.

DENTES/TRATAMENTOS

O nosso país, é conhecido como um povo desdentado! sem dentes!!

É isso mesmo, a grande maioria das pessoas não tem acesso a um tratamento adequado, decente, que seja feito em tempo de não perder os dentes.

Começa nas escolas, onde uma vez por ano, aparece por lá um dentista da rede pública, acompanhado de um auxiliar, e avalia os dentinhos das crianças, e faz uma "triagem" para detectar os casos mais urgentes...

Essas crianças vão uma primeira vez ao Centro de Saúde, onde recebem um tratamento de aplicação de fluor, um saquinho plástico contento uma escovinha de dentes, e um creme dental, dos mais baratos que o Governo encontra para comprar e distribuir.

Não estimula nem um pouco a criança criar o hábito da escovação após as refeições, e antes de dormir. Fio dental ela conhece lá no consultório, porque este não é distribuído, e para comprar se torna um ítem superfluo diante das necessidade de alimentação.

Tudo isso vira uma bola de neve, aquela pequena cárie "obturada" com o pior material disponível no mercado, acaba tendo uma "infiltração", aumentando a lesão do dente, levando em consequencia a um tratamento de endodonti, ou seja, "tratamento de canal". Então o dentista clínico, tampa a cárie com "curativo" muito durável ( o meu já está com um ano de idade), e por fim, não podendo fazer mais nada, perde-se o dente.

E assim acontece com os 28 dentes que temos na boca, ou que deveríamos ter.
Este mes, me candidatei a ser cobaia de residentes de faculdade de odontologia, pleiteando um "implante". Antes assisti uma animadora palestra, estava tão feliz.

No momento da avaliação, o "dentista chefe" me disse: seu caso não é implante porque você está com a raíz do dente. È necessário uma coroa de cerâmica, que não fazemos aqui, mas temos colegas para indicar, e o preço é em torno de 2 (DOIS) mil reais.

Respondi: " Só isso???". Pois bem, ficarei uns meses sem me vestir e alimentar e depois volto a procurá-lo.

Essa é a realidade de nosso país meu queridos amigos brasileiros e estrangeiros, nós não temos como tratar dentes, e para minha surpresa, uma dentista que trabalha no meu Centro de Saúde me disse: eu se fosse você, faria, porque no meu consultório, eu cobraria 7 (sete) mil reais.

Saibam todos que tenho seis coroas para fazer. Se algum dentista que trabalha com "ESTÉTICA BUCAL' puder me ajudar gratuitamente ficarei imensamente grata, ou se algum protético legal posso tirar todos os meu dentes, e usar uma prótese, a tão conhecida "chapa".

Tem outra saída?

7 comentários:

  1. É incrivel o que vemos com a saúde por aqui!!! E em relação à dentaria,nem se fala!Pena e uma verdonha isso!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente se tem tanto a fazer e nós acabamos negligênciando isto com cada voto desperdiçado...

    Fiquem com Deus, menina Sônia e J. Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. O tema é muito importante mas a maioria das pessoas esquece-o. Só vão ao Dentista quando dói.
    Nós votamos em governos que nos roubam não ajudando nem ensinando aos cuidados diários com a nossa boca e ainda a alimentação.
    Quando se tem de pagar na totalidade sem qualquer reembolso, a tempo e horas, a maioria prefere arrancar os dentes.
    Estes políticos só pensam em guerras e armas quando não são aqueles carrões que usam com motorista para se pavonearem.

    ResponderExcluir
  4. Muito gratificante seu tema.
    Mas nem todo mundo toma conhecimento dessa importância o q é lamentável.
    beijokas e parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Interessante, sim. E, infelizmente, verdadeiro! :(

    ResponderExcluir
  6. Concordo.......cada vez mais a saúde fica em último lugar!!!!Uma tristeza !!!

    ResponderExcluir
  7. Entendo essa indignação da Sônia.
    Entendo sim.
    Já gastei horrores com dentistas particulares, porque no serviço público a fila é enorme e as áreas atendidas são muito restritas.

    A gente fica na mão deles (literalmente, até). No meio do tratamento "aparecem" outros gastos, "porque a medicina é assim" se o trabalho deles é mal feito "a medicina é assim". Se a gente vai ao conselho de odontologia, há um corporativismo medonho.

    Já viu como eles enrolam pra te dar o orçamento. Primeiro sondam a sua capacidade financeira e aí sim... dão a facada de acordo com o sacrifício que sabem que você vai fazer...

    hehehe...
    Prondo... desabafei.

    Obrigada J. Araújo.
    Parabéns Soninha!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...