web |
A difteria é uma doença transmissível aguda, causada por uma bactéria chamada Bacilo diftérico e é caracterizada por placas em forma de membranas, que atingem principalmente as amígdalas, a faringe, a laringe, o nariz e às vezes até a pele.
Como se transmite
A transmissão da difteria normalmente se dá pelo contato com um doente ou portador (pessoa que possui a bactéria, mas não apresenta a doença). Pode ser através de secreções, que são eliminadas através do espirro, da fala, da tosse e também por objetos contaminados recentemente por secreções do doente.
Sinais e sintomas
Palidez, dor de garganta discreta, febre baixa
Como evitar
Para se evitar a difteria, todas as crianças devem ser vacinadas com a vacina tríplice (DPT), devendo receber todas as doses da vacina até os 6 anos de idade.
Atenção!!
A VACINA TRIPLICE (DPT), É DADA NAS UNIDADES DE SAÚDE, A PARTIR DOS 2 MESES DE IDADE. TOMANDO ESTA VACINA, A CRIANÇA FICARÁ PROTEGIDA CONTRA 3 DOENÇAS, A DIFTERIA, O TÉTANO E A COQUELUCHE. NÃO DEIXE DE VACINAR.
oi muito interessante teu blog é bom aprender sempre mais tudo o que se refere a saúde pois é o nosso bem mais precioso beijos
ResponderExcluirfelicidades para o teu blog
Oi!
ResponderExcluirVoltei e continuo gostando.
Valeu pela visita e comentário.
Volte outras vezes.
Abraços de luz.
Penso que esta doença esteja controlada (tudo por causa de um ato simples de se vacinar)...
ResponderExcluirFique com Deus, menino J. Araújo.
Um abraço.
ola vim te agradecer as tuas palavras tão carinhosas e podes contar com minha amizade que perdure enquanto existirmos pois eu preservo sempre um bom ou mesmo não bom amigo acho que tenho um coração demasiado mole dai a sofrer as vezes obrigada beijos e volta sempre é um prazer te ver por la bom fim de semana
ResponderExcluirA difteria está praticamente erradicada, e por isso mesmo a vacina continua, e a DPT agora foi substituída pela Tetravalente.
ResponderExcluirEla serve para difteria, coqueluche, tétano e hemóphilus. São para os recem nascidos tomarem aos 02, 04, 06, 15 meses, juntamente com as tres doses de pólio, hepatite B.
Com um anos recebe a primeira dose da tríplice viral: sarampo, caxumba e rubéola. Se quiser e puder pagar, precisa também de uma dose de Varicela. E também agora já tem na rede pública a vacina pneumocócica que segue a mesma idade da Tetra, em doses igualmente padronizadas.
Estou esperando o Governo dar as crianças, as vacinas meningocócica, HPV, varicela, e outras que enriquecem as clínicas particulares, e que muitas delas, trabalham com funcionários da rede pública, porém, sem registro em carteira, desviando verbas de impostos trabalhistas, que ficam nos bolsos dos proprietários.
E como vendem vacinas...
E como as pessoas gostam de dar dinheiro a eles, mesmo sabendo que a vacina a qual está pagando tem nas UBS, e com a mesma qualidade.
São pessoas diferenciadas que não sabem o que fazer com dinheiro e acham que estão gastando melhor, tratando seus filhos melhor...
abraços.
Que bom que exista blogs que possa trazer tantas informações.
ResponderExcluirMuito bom e obrigada
Um abraço
Em primeiro lugar agradeço a visita ao Blog Jornal do Ivie.
ResponderExcluirQuanto a doençe é uma coisa horrivel, já perdemos uma prima por causa dela, não deu chance de nada. Hoje tem como proteger como voce diz aqui, com as DPT.
Gosto também de falar de saúde em um dos nossos espaço, htpp://lucidreira.blogspot.com.
Abraço
Olá, Araújo
ResponderExcluirCá venho fazer mais uma visitinha. Espero não sair daqui contagiada pela difteria :)))
Falando sério acho muito bom haver postagens a tratar destes assuntos, pois muitas pessoas desconhecem, e às vezes até entram em pânico sem razão. A verdade é que a difteria, também chamada de garrotilho, hoje em dia não precisa dar preocupação, já que existe a vacina (DTP) perfeitamente eficaz.
Parabéns pela postagem.
Beijinhos
Obrigado esse site me ajudou bastante
ResponderExcluirRespondendo ao anônimo:
ResponderExcluirA intenção do site é poder levar o maximo de informações possível.
É bom saber que o espaço lhe foi util. Apareça sempre. Mas por favor, deixe o nome.