29 junho 2010

>Os cinemas e a higienização dos óculos 3D

Imagens da webA tecnologia em três dimensões (3D) nos filmes levou muitos espectadores aos cinemas e aos consultórios de oftalmologia. É que o uso dos óculos especiais para assistir aos filmes em 3D traz potenciais riscos de contaminação e pode causar conjuntivite, doença inflamatória das membranas (conjuntivas) que recobrem a parte branca dos olhos.

Apesar do risco, até agora não há obrigação dos cinemas em fazer a higienização dos óculos. Porém, um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de Campinas – SP pode mudar esse cenário na cidade.

Oftalmologista registra casos
e aprova medidas.

Ávida por desvendar a tecnologia de filmes em 3D, a estudantes Vanessa Assis de Oliveira, 18 anos, não quer mais ouvir falar em assistir às produções com óculos. “Peguei uma conjuntivite muito forte. Fui ao cinema com minhas amigas para me divertir e acabei tendo um problema de saúde. A ardência no olho é muito grande, fora que não há o que fazer, a não ser esperar o tempo de a doença passar”, disse.

O medico oftalmologista Leôncio Queiroz Neto contou que nos dez primeiros dias de lançamento do filme Avatar, do premiado diretor James Cameron, seu consultório registrou dezenas de casos de conjuntivite em função dos óculos para visão em 3D.

“Na Itália, antes do lançamento do filme no Brasil, também foi registrado um surto, mas ninguém fez ligação com os óculos. Aqui no Brasil, em Campinas, o resultado foi o mesmo. As pessoas contraíram a doença, mas perceberam a ligação com o uso dos óculos possivelmente contaminados”.

O vereador autor da proposta disse que o custo de cada óculos 3D é de cerca de R$ 160,00. “Para os cinemas é inviável. Se fosse para comprar para cada usuário, isso teria de ser repassado ao ingresso, o que também é inviável. Como os filmes em 3D são uma tendência, temos de cuidar para que a contaminação não seja maior. Então, a saída é a higienização do material”, afirmou.

Tudo começou com o chefe de cozinha Fernando José de Almeida Meireles, de 44 anos, notou logo no começo que os óculos não eram higienizados. “Um dia fui ao cinema e fiquei com essa preocupação na cabeça. Com o risco da gripe suína (gripe A), perguntei ao funcionário do cinema se os óculos eram higienizados e ele me disse que não”. Meu medo era da gripe suína, nunca da conjuntivite. Mas o problema se tornou real e as pessoas começaram a contrair a doença, afirmou.

Preocupado, ligou na prefeitura e descobriu que não havia legislação sobre o assunto. O projeto de lei a ser apresentado deverá trazer as penalidades a ser aplicadas e o valor da multa no caso de descumprimento. Após a provação da lei na Câmara de Vereadores, e sancionada pelo prefeito a fiscalização ficará a cargo da Vigilância Sanitária. Acredito que é o caso do próprio Congresso Nacional também propor uma lei para todo o país.

Saiba mais
Os filmes em 3D também têm causado
desconforto porque aumentam em até
dez vezes a fadiga visual experimentada
em frente ao computador, por exemplo.

Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz
Neto, a tecnologia 3D gera um conflito
entre a acomodação que responde pela
focalização das imagens e a convergência,
movimentos oculares que nos dão a
percepção de profundidade.

"Muitos pacientes relatam que após dez
minutos assistindo a um filme 3D já
começaram a sentir desconforto visual e
dor de cabeça, sintomas que só ocorrem
depois de duas horas de trabalho no computador".

5 comentários:

  1. Embora não tenha sentido nenhum desconforto com os óculos 3D, acho oportuna a obrigatoriedade da higienização dos óculos, para se evitar sobretudo a transmissão da conjuntivite.
    Abração

    ResponderExcluir
  2. Pelo preço que estão cobrando o ingresso o óculos poderia ser descartável.

    Um beijo, J!

    ResponderExcluir
  3. gostei muito,parabéns!
    excelente final de semana,
    Boas energias,
    Mari

    ResponderExcluir
  4. Putz, pelo jeito, vamos ter de pensar o nosso frasco de alcool gel para passar nos objetos que viermos usar (macanetas, óculos 3D e por ai vai)...

    Fique com Deus, menino J.a Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Sua informações são bem vindas
    precisamos, pensar que atitude
    temos que tomar em relação aos nossos olhos,os ouvidos também
    sons acima de 90 decibéis,
    parabéns pelas informações

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...