05 outubro 2010

>Mais ou menos honestos

Terminada esta primeira fase eleitoral restam algumas lições. Verificando os resultados do pleito, a pergunta recorrente é sobre o perfil dos eleitores. Sabemos que são 40 milhões de analfabetos influenciando de forma decisiva o resultado. Despreparados, no sentido de receberem poucas informações, que chegam a eles apenas por meio do radio e da televisão, elegeram o palhaço Tiririca com mais de 1 milhão de votos, porque pior que está não fica.

Os analfabetos, que não lêem o que escrevo, se tomassem conhecimento de minhas criticas, poderiam pensar que não gosto deles. Não é verdade, porque sei perfeitamente que não são culpados de sua ignorância. Na realidade são vitimas de um sistema perverso, cujo interesse em mante-los nessa condição é bem outro. Nossos dirigentes querem, com o seu voto, perpetuarem-se no poder para explorá-los livremente.

O resultado das eleições, entretanto, não são produzidos apenas por essa gente despreparada, pois muitos votos são depositados nas urnas por cidadãos mais ou menos honestos. Chamo de mais ou menos honestos uma representativa parcela da sociedade brasileira, que só não é desonesta por falta de oportunidade. São aqueles que embolsam um troco errado que lhes é dado na padaria da esquina sem o menor pudor; que estacionam nas vagas destinadas a idosos e deficientes fazendo cara de paisagem; que votam em candidatos desonestos, porque se lá estivessem também roubariam.

Enquanto os analfabetos são fabricados as pencas por um sistema perverso de dominação, os mais ou menos honestos são fabricados pela impunidade e pelo mau exemplo. Na semana passada, apenas para exemplificar, um gerente de uma loja da rede de supermercados Pão de Açúcar, no bairro Castelo em Campinas – SP, após ter sido preso em flagrante delito vendendo produtos com prazo de validade vencido e colocando em risco milhares de famílias, alguns minutos após foi posto em liberdade mediante o pagamento de R$ 3 mil de fiança. Uma quantia irrisória para o Sr. Abílio Diniz, mas arbitrada dessa forma, por tratar-se apenas de um de seus gerentes.

Esta é a impunidade decorrente de nosso sistema legislativo, mas pior que ela é aquela com que a classe política é agraciada. Vivemos em um país no qual a corrupção é estimada em R$ 70 bilhões anuais e quantos políticos já foram condenados e presos? Nenhum até hoje. Entretanto, essa gente mais ou menos honesta continua votando neles, exatamente porque, se lá estivessem, seriam igualmente desonestas. São considerados honestos até hoje porque lhes faltou a oportunidade de fazer alguma falcatrua de maior proveito.

Com os votos dos analfabetos, ignorantes e despreparados e com os votos dos mais ou menos honestos, o resultado das eleições não surpreendeu. Os únicos que ficaram surpresos foram os institutos de pesquisa, pois acharam que poderiam construir outro resultado, mas se deram mal. Erraram feio, até mesmo na pesquisa de boca de urna, onde não estão acostumados a errar.


Manoel Carlos Cardoso é advogado e professor

14 comentários:

  1. O triste é saber que muita gente culta usou o voto ao tiririca como uma forma de protesto, enfim... vai entender esse Brasil!

    ResponderExcluir
  2. Como acertar? Eu quero acertar. somo alvo de um mídia bárbara, que nos impõem um formato e uma forma de pensar mais bárbara ainda. Não quero o menos corrupto, quero o que é melhor. não quero o que é imposto, o que é dado como mercadoria que se consome e vira lixo, e pra onde vai o lixo? o lixo somos nós mesmo, eu não quero continuar a ser lixo.

    ResponderExcluir
  3. É o pior é que com isso os votos do Tiririca poderia muito bem ter decidido a eleição. Amelia

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde querido,

    Após o periodo do militarismo, o Governo foi mexendo e remexendo na EDUCAÇÃO, HOJE os cidadãos a que se refere de analfabetos, ganham do SR LULA E DA ILUSTRISSIMA CANDIDATA 'DILMA' ESMOLA QUE SE CHAMA " BOLSA FAMÍLIA.

    Talvez voce nem saiba mas tem pessoas conhecidas nossa que deu um JEITINHO. Recebe com cetidões de filhos que não existem, apenas, a MIXARIA DE 1880,00 reais por mês.

    Enquanto ESSE POVO SE CONTENTAR COM UM GOVERNO QUE NOS TRATA DE " Meus companheiros(as), ou amigos(as)" e se acharem ELOGIADOS estaremos correndo risco de DESEMPREGO, TRAFICO DE DROGAS, SEQUESTO, CRIMES HENDIONDOS DE PEDOFILIA E MATANÇA DE MULHERES, E OS ANIMAIS QUE PRATICAM ESSAS COISAS HORRENDAS, ESTÃO POR AÍ LIVRES, SOLTOS, repetindo seus crimes impunes.

    Estou revoltada, se a DILMA ganhar vou colocar bem grande;" O POVO BRASILEIRO É BURRO, E TEM O GOVERNO QUE MERECE"

    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Só votou no Tiririca como forma de protestar quem não tem qualquer conhecimento das "consequências" de seu voto. Tiririca foi mais biombo do que qualquer outra coisa e foi contando com esses "votos de protesto" que o partido o chamou. Essas raposas velhas da política não dão ponto sem nó. Enfim, achei o texto muito inteligente e concordo palavra por palavra com ele.
    Muito bom.
    Beijokas.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o conceito dos "mais ou menos honestos", mas discordo plenamente quanto a terem sido analfabetos os responsáveis maiores por qualquer burrice destes pleitos: muitos "diplomados" confessaram com uma ironia imbecil o chamado "voto de protesto", não só no Tiririca como em qualquer outro tolo que servirá de massa de manipulação para futuras desonestidades, imbecilizando ainda mais o processo eleitoral, que deveria ser honradamente sério! Mas bom texto, afinal! Abraço!

    ResponderExcluir
  7. "Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças"
    Charles Darwin


    Bjs
    Insana

    ResponderExcluir
  8. que coisa!

    Beijos moço, ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  9. São 40 milhões de analfabetos influenciando de forma decisiva o resultado. Despreparados, elegeram o palhaço Tiririca com mais de 1 milhão de votos, porque pior que está PODE ficaR.

    ResponderExcluir
  10. Ontem, assistindo ao debate, vi que esses candidatos fazem de tudo pelo poder. Fraqueza de caráter tem aos montes.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  11. J. não penso que não seja isto, pois o Tiririca foi eleito num dos estados que mais se tem educação, penso que seja mais uma forma de protesto que a população achou de fazer...

    Mas foi um tiro pela culatra, pois arrastou um bocado de sem vergonhas.

    Fique com Deus, menino J. Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. Dá até certa angustia pensar ou ao menos tentar entender o que pensam os que votam dessa maneira.
    E mais, "nunca antes na história deste país" tive tanta dificuldade para votar.
    Eita...
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Com certeza amigo.....é complicado !!!Adoro as suas postagens!!!São sempre inteligentes e levam a reflexão !!!!

    ResponderExcluir
  14. Hoje, segundo turno da eleição do/a próximo/a mandatário da nação.
    Eu não culpo o eleitor, pois compramos uma caixa preta em que nos afirmam que farão de tudo para melhorar o nosso país e a condição de vida de cada brasileiro, principalmente da camada mais humilde, porém o que temos visto nas últimas eleições é uma surpresa desagradável, mas ao abrir a caixa verificamos que erraram de produto e que o produto é somente m...., que não serve para adubar uma roseira, tal o odor fétido que exala.
    Espero, sinceramente, espero que desta vez a caixa nos revele um novo JK, ou uma nova JK.

    José Geraldo da Silva

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...