01 maio 2012

>A polêmica da anencefalia


Religiosos fazem manifestação em frente ao STF, pedindo que os ministros rejeitem a descriminalização do aborto em caso de feto anencéfalo (Foto: Antonio Cruz/ABr)

O Supremo Tribunal Federal, (STF) decidiu em (12/04/2012) que grávidas de fetos sem cérebro poderão optar por interromper a gestação com assistência médica. Por 8 votos a 2, os ministros definiram que o aborto em caso de anencefalia não é crime. Enquanto isso, em frente ao prédio do STF integrantes de várias religiões protestava para que os ministros rejeitassem a matéria.  Em vão, como se pode ver o resultado foi a favor das mães.

Com certeza sou contra o aborto, mas as mães que a partir do momento que passam a ter conhecimento de que o feto que carrega no ventre é portador da referida anomalia deve ter a liberdade de decidir sem que seja penalizada por isso. Pois, caso leve adiante a gravidez segundo estudos a criança não tem nenhuma chance de sobreviver, então pra que continuar? O aborto puro e simples deve sim continuar sendo crime Porque assim como temos métodos para detectar problemas com o feto nos primeiros dias de gestação, temos também vários métodos para evitar uma gravidez indesejada.

Aqueles pais que por ventura não tomaram as devidas providencias e tiveram filhos indesejados, que cuidem deles com a devida responsabilidade. Clínicas médicas vão continuar praticando o aborto para aquelas que podem pagar, enquanto as mulheres pobres também vão continuar indo nos fundos de quintais sem higiene alguma colocando a vida em risco nas mãos de pessoas, muitas vezes, sem os mínimos conhecimentos.

Os abortos ilegais vão continuar existindo, a polícia vai fazer de conta que não sabe onde, as secretarias de saúde vão fazer de conta que fiscaliza e a justiça vai fazer de conta que julga. Que crime é esse?
É muito fácil levantar a bandeira contra o aborto para feto anencéfalo, mas será que todos aqueles que estavam lá protestando a favor da vida teria coragem de levar pra casa um ser humano com tal anomalia e cuidar dele?  Sinceramente acho que não.

Não vou dizer nem levar pra sua própria casa, mas para a entidade do qual o mesmo faz parte? Tai uma boa pergunta, somente assim saberíamos se realmente são a favor ou contra.  É fácil ser a favor e jogar a responsabilidade dos cuidados para os outros.

O padre Luiz Carlos Ludi, de Anápolis (Goiás), lidera a vigília em frente ao prédio da Suprema Corte. Ludi disse que batizou dois bebês com anencefalia. “Temos direito absoluto à vida desde a concepção até a morte natural independentemente do tipo de deficiência, inclusive no caso de anencefalia”, disse ele. Mas será que ele toparia levar para um abrigo da igreja uma criança com anencefalia?
(*) J. Araújo

4 comentários:

  1. Os governos não cuidam da saúde dos sãos quanto mais dos acéfalos....

    ResponderExcluir
  2. Olá, Araújo! Assino com você sua opinião. A mulher tem todo direito de fazer o que quiser com seu corpo. E, não só a mulher. Todos. A responsabilidade por nossos atos é nossa. Há tantos assuntos muito mais sérios à espera de decisões políticas e religiosas, e realmente, voltam-se para fato consumado, pois ainda que a mulher leve a termo tal gestação, essa vida já está condenada. Já que qurem tanto defender a VIDA, porque não se dedicam às crianças jogadas nas ruas, filhas de drogados, assassinos, presidiários que sequer têm casa, família - cérebros pensantes e realizadores de uma vida dígna para elas. Isso sim seria religiosamente, cristãmente correto!
    Abraço, Célia.

    ResponderExcluir
  3. Sua opinião é muito válida.
    Abração.

    ResponderExcluir
  4. Olá, J. De fato, bastante polêmica esta questão. Como você bem disse, julgarmos pelo que se passa com o outro é muito fácil. Para você ter uma ideia eu ainda hoje não formei uma opinião a respeito com relação a mim. O que eu faria? Não saberia lhe dizer de pronto. Há muitas varáveis a se levar em conta, inclusive a de ter muito dinheiro para arranjar pessoas qe ajudem a cuidar, uma vez que uma pessoa nessas condições requer acompanhamento durante as 24 hs do dia. E sem recursos, como os pais trabalhariam para manter tal situação? Contar com o estado? Contar com doações?

    Não sei, estou refletindo .

    Grande abraço. paz e bem.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...