09 julho 2012

>Revolução Constitucionalista


web

No dia 9 de julho, o estado de São paulo comemora o aniversario do Movimento Constitucionalista de 1932. O movimento foi uma reação da elite do estado a ditadura imposta pelo governo do Presidente Getúlio Vargas.

A data representa um marco histórico, na história do estado e do Brasil. O movimento exigiu que o País tivesse uma constituição mais democrática, e para isso que isso fosse respeitado acabaram pegando em armas para exigir tal direito. Na época, Getúlio Vargas, ocupava a Presidência da República devido a um golpe de Estado, aplicado apos sua derrota para o paulista Julio Prestes nas eleições presidenciais de 1930.

Uma das principais causas do conflito foi a ruptura da política do café-com-leite, alternância de poder entre as elites de Minas Gerais e São Paulo, que caracterizou a República Velha,(1889-1930). Alijada do poder, a classe dominante de São Paulo passou a exigir do Governo Federal maior participação.

O desequilíbrio das forças governistas e constitucionalistas era muito grande. O governo Vargas tinha o poderio militar e os rebeldes contavam apenas com a mobilização civil. As tropas paulistas lutaram praticamente sozinhas contar o resto do país. As armas e alimentos eram fornecidos pelo próprio estado, que mais tarde conseguiu o apoio de Mato Grosso. 

Cerca de 135 mil homens aderiram a luta, que durou três meses e deixou 900 soldados mortos no lado paulista - quase o dobro das perdas das Forças Expedicionárias Brasileiras durante a Segunda Guerra Mundial. mesmo sendo um movimento que partiu da elite paulista, no final acabou envolvendo toda a população que participou ativamente do movimento. 

Um dos motivos foi a utilização dos meios de comunicação de massa. Os jornais de São Paulo, fazia campanha, assim como as emissoras de radio, já que naquela época era mais populares, pois a televisão ainda não existia.O objetivo do movimento foi alcançado, O resultado foi a convocação da Assembleia Nacional Constituinte, dois anos mais tarde.
(a) J Araújo

5 comentários:

  1. Bom dia

    A revolução de 1932 deixou mesmo um saldo de mortos, e ainda mais naquela época em que os soldados nem tinham treinamento adequado.

    Mas, vale lembrar que foi no Governo de Getúlio Vargas que os trabalhadores conseguiram direitos trabalhistas, como férias, 13º salario, e contribuição de INSS, que na época eram Caixas de Previdência.

    Se estou enganada me perdoe, nem publique essa bobagem, mas me recordo desses fatos.

    Alem da ditadura militar do Presidente Getúlio, em que as pessoas não tinham liberdade da palavra, me lembro, que no período de ditaduras no Brasil:

    1) Não haviam tantos roubos, crimes contra as pessoas, sequestros, enfim eu quando criança frequentava escola noturna indo e voltando com colegas, sem nunca ter sofrido qualquer tipo de violência.

    2) As rádios, porque não havia ainda grandes programas televisivos, eram sérios, hoje as crianças tem acesso a violência explicita, o que a meu ver, os leva a enxergar tudo isso como coisas normais.

    3) Ainda pensando nas crianças e adolescentes, era bem mais fácil para os pais orientar os filhos.

    sonia.

    ResponderExcluir
  2. Inobstante as perdas humanas, uma revolução que merece comemoração e destaque, em vista do objetivo alcançado. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    O sucesso desse movimento revolucionário merece destaque e comemoração.

    Bom dia!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. adoreii


    Beijocas :*
    Boa Semana ")

    ResponderExcluir
  5. Nossa história é marcada por golpes
    marcada por ditaduras, sabemos que
    ditadores levam o país a perda de direitos, liberdade de pensar, liberdade de impressa, garantia dos
    direitos constitucionais,Nosso pais
    deveria estar em melhor situação do que se encontra,ficamos vinte anos sem eleger nosso presidente,
    nossos governantes eram eleitos indiretamente, periodo onde muitos
    foram torturados nos porões dos quarteis militares....Somos sabedores de nossa democracia é muito capenga... Saimos de uma ditadura militar para duas outras ditaduras: Economica e partidaria
    Nossa ecomonia não distribui riqueza, nosso imposto de renda é
    um abuso...trabalhamos 4 meses só para pagar imposto e taxas isto não
    é bom para as camadas mais pobres,
    Aposentados como eu recebendo salários abaixo do indice de inflação ( ganho um pouco acima de de quatro salários mininos)27,5 por cento deste "grande" salário vai para pagamento de imposto pago o mesmo percentual de quem ganha 30
    40 etccc...salários
    O que nos prometeu o PT (partido dos Trabalhadores?) mudar este quadro, passou o SR. Lula e nada
    Por isso eu digo não são partidos
    que irão mudar nossa politica,
    Digo e repito: "Se o homem não mudar nada muda" forte abraço J.Araújo, estou atento!! parabéns
    pelo texto!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...