28 novembro 2012

>O petróleo, ainda, é nosso?

Imagem/Erica Dezzone/AAN
Acredito que nem tanto. Se fosse, realmente, não estaria o governo tão preocupado com o desabastecimento que pode vir a afetar o mercado interno de combustíveis. Uma noticia que me chamou atenção foi ler nos jornais que a Petrobrás está importando cerca de 100 mil barris diários de combustíveis, sendo que desse total, 75 mil se refere à gasolina. Achei estranha essa noticia, pois, no governo do ex-presidente Luiz Inácio lula da Silva, se fez um alvoroço danado dizendo que o País havia adquirido a autossuficiência na produção de petróleo, assim como foi também alardeada o pagamento da divida externa.

Das duas uma, ou a Petrobrás nunca alcançou tal façanha e o governo, mentiu, para ficar de bem com o povão e dizia que, nunca mais precisávamos nos preocupar com o famoso ouro negro, afinal de contas estava se cumprindo a profecia da campanha feita para criação da empresa por Getúlio Vargas que dizia: “O petróleo é nosso”. Só que os governantes que vieram depois fizeram da empresa um belo cabide de emprego onde em seus postos chaves eram colocados os apadrinhados políticos. 

O ultimo anuncio bombástico do governo lula foi a “descoberta do pré-sal”, que segundo informações espalhadas para o mundo dava conta que o país seria o maior produtor de petróleo do planeta, superando os maiores produtores do Oriente Médio. Confiaram tanto na propaganda do governo central, que os governadores dos estados, onde segundo dizem, as jazidas petrolíferas estão muitos deles, já faziam planos de quadruplicar a arrecadação através dos famosos royalties do petróleo.

Minas gerais como não tem mar, muito menos produz petróleo, recentemente vendo a guerra que se travava nos bastidores de Brasília, resolveu discutir os royalties do minério de ferro, principalmente, já que é um grande produtor. Enquanto o governo que por outro lado o governo anunciava a redução da alíquota do IPI na compra de veículos novos para incentivar a indústria automobilística


Parece que o tiro sai pela culatra, mas não acerta o governo, que só fica chamuscado, o grande prejudicado mesmo é o consumidor final que está sujeito a comprar o tão sonhado carro novo e não combustível para rodar com ele. Nem álcool nem gasolina. O produto da cana de açúcar que era conhecido como álcool a mais ou menos dois anos – os tecnocratas resolveram mudar o nome para etanol – achando que ia resolver o problema, mas parece que piorou. Também a produção está concentrada nas mãos de multinacionais que deita e rola, fazem o que bem quer. Até parece que retornamos nos velhos tempos dos engenhos, onde quem mandava em tudo eram os coronéis. Triste lembrança!


(a) J Araújo

11 comentários:

  1. Araujo querido Estas certo no teu comentário ...O sucateamento das nossas refinarias e a escassez de produção do petróleo fino que se presta ...a produção de gasolina e naftas...Causam a importação...Ademais o problemas das grandes cidades no tocante a infraestrutura do sistema viário ...A imensa quantidade de veículos a rodar ... A falta de capacidade de mudar as regras do jogo pelo governo ...e a própria Petrobras ...onde seus atuais acionistas a vêem como vaca leiteira como no passado ...não investindo e só retirando lucros e dividendos...Fica fácil compor o quadro !!! A eficiência foi desprezada ..e só esta mudança na Presidência da Empresa poderá salva-la do obsoletismo ... E do clientelismo dos seus acionistas...Ma isso incomoda muita gente ...e Já incomoda ...Até lá o que veremos é o repasse dos custos ao consumidor final ...pois preços altos mais impostos ...mais caro frete ...em fim só quem ganha é a incompetência...Um grande abraço e parabéns Pedro Pugliese

    ResponderExcluir
  2. Olá Araújo,

    Não tenho dúvidas que estamos revivendo dos tempos dos coronéis, só que numa época em que se diferencia a safadeza do Governo Lula, PT, roubando e sacrificando as empresas, sucateando hospitais, e colocando multinacionais com seus carros importados a preços exorbitantes.

    O nosso país há muito deixou de ser brasileiro, quem manda aqui são os que podem mais, e não somos nós, o Lula entregou o Brasil nas mãos de espanhóis, americanos, e outros tantos quantos quiserem vir aqui e tirar lucro as custas de nós todos trabalhadores.

    Isso é um absurdo deplorável, estamos nas mãos de quem pode mais e chora menos.

    E quem disse que houve ISENÇÃO DE IPI? COISA PARA INGLES VER. (veja a origem da frase em meu blog).

    As concessionárias inventaram uma série de acréscimos nos automóveis, as empresas automobilísticas fizeram do carro popular uma carroça pior do que já foi um dia.

    Quem quiser coisa melhor tem que pagar em forma de " Adesão ao pacote de acessórios", pois, não entregam carro com extintor de incêndio, nem tapetes e muitos menos outros pormenores.

    Estamos pagando muito mais caro do que IPI incluso! Ah, empresario não dá ponto sem nó, não existe nada barato dando PREJUÍZO AO EMPRESARIO.

    É como medicamento GENÉRICO: Pura Farinha. Não cura nada, apenas enche os cofres dos fabricantes, e o povo morre...


    O carro popular perdeu definitivamente a qualidade.
    Nossa vida, não tem qualidade. Não temos educação, cultura, saúde.

    Eu ainda não entendi como o POVO AINDA NÃO SE REBELOU CONTRA OS PODRES DO NOSSO GOVERNO.

    A população já foi bem mais ESPERTA, no meu tempo de estudante, saíamos as ruas em protesto até por aumento de MENSALIDADE.

    Hoje o povo aceita tudo, e ainda VOTA ERRADO!

    Já tem outro CHICO AMARAL para assumir nossa cidade! Pensa?????????

    sonia.

    ResponderExcluir
  3. Olá Multiplicador Araújo, boa tarde! Venho em nome do blog Educadores Multiplicadores.
    Educador, você já conhece nossos novos parceiros?

    Estamos convidando você a:
    - Conhecer os novos blogs divulgados;
    - Saber quem são os multiplicadores do mês;
    - Retribuir comentário em sua postagem (caso tenha), (encontre seu blog de forma fácil através de página ‘índice’);
    - Deixar um comentário para outro blogueiro e ele o retribuirá;
    - Aproveitar a visita e fazer novas parcerias/seguidores;
    _ E Também saber as novidades.

    http://www.marquecomx.com.br/
    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/

    O projeto crescerá com a união e a divulgação de todos nós. Mais uma vez, obrigado pela parceira e amizade.
    Excelente semana, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    ResponderExcluir
  4. Para conhecer um bocadinho mais do seu país e desejar-lhe uma boa semana.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. J.Araújo forte abraço, Nosso desgoverno do PT. é demagógico, sempre com mentiras... não há ética
    são bons para os amigos, este PT.
    quando não governo sabia com agir
    sabia como combater a corrupção, etc.
    etc... governo muito preocupado do a copa do mundo: vaidade, olimpíadas:
    vaidade, Vivemos uma corrupção de prioridade, O que gastamos com vaidades poderia ser gasto com a solução para a nosso nordeste:Falta d'água... Vamos furar poços para matar a sede de nossos irmãos que a séculos vivem na pobreza e na miséria.... J.Araújo parabéns! eu concordo com tudo que você publicou, Fica na paz!

    ResponderExcluir
  6. J.Araújo voltei ao seu blog. para completar meu pensamento, não sou contra a pesquisa do pré-sal, mas veja bem para ser obter o óleo e preciso furar a profundidades de sete
    mil ou para ser ter o precioso
    São anos de pesquisa...isto trás desenvolvimento etc... Será que não podemos com equipamentos similares
    buscar a preciosa água, vamos furar
    poços a milhares este não é preciso
    grandes profundidades...vamos colocar toda a defesa cívil: sociedade, forças armadas para que nossos irmãos possam beber água, plantar...e se desenvolverem.
    Não há um movimento nesta direção
    Nós precisamos de água.... será que nossa região: Sudeste precisa passar por esta triste situação
    para então nossos governantes... tomarem um posição.
    Nosso povo precisa de água.... para ontem!!! este governo não tem prioridade...

    ResponderExcluir
  7. Uma preciosidde o que você escreveu.Obrigada pelo comentário em meu blog e pela visita.Volte sempre!
    Abraços.
    Carmen Lúcia

    ResponderExcluir
  8. J.Araújo, obrigado pelo seu apreço
    sua atenção, precisamos nós humanizar,precisamos nos indignar
    com tanta coisa errada... J.Aráujo
    não podemos ver e ficarmos calados
    aqui no Rio de Janeiro, desde a década de 80 na lagoa Rodrigo de Freita, é montada um árvore de natal
    de 85 metros dizem que é a maior árvore de natal, milhares e de metros de fios, milhares de lâmpadas, ela fica flutuante nas águas da lagoa isto já virou tradição, cartão postal etccc...
    Um gasto para a prefeitura este monta e desmonta...haja dinheiro,
    que eu chamo de: "corrupção de prioridade" são milhões gastos com uma vaidade que dura este período natalino. Não temos saúde...não temos segurança... é o pior o povo
    não fica indignado, depois e carnaval... tudo é festa... Não temos clinicas para tratamento dos viciados em drogas... temos zumbis
    andando pelas ruas, não há leitos para o tratamento de pessoas que sofrem com uso do crake... famílias e mais famílias, vivem nas ruas...A vaidade está em primeiro lugar...
    como é triste!!! digo e repito:
    Vivemos uma corrupção de prioridade
    J.Araújo, forte abraço continue com suas matérias... precisamos gritar!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Voce devia desistir desses blogs, e de seus escritos para livro.

    Nada do que voce escreve tem mais o seu jeito sincero que eu conheci.

    ResponderExcluir
  10. Olá J. Araújo! Matéria que suscita muita discussão. O petróleo ainda é uma moeda de troca. Por um lado, aceito o investimento na busca racional desse combustível fóssil, ainda tão necessário em nossos dias. Por outro lado, vejo com indignação que a tão almejada autosuficiência ainda esteja distante e penalizando a nós, comuns mortais (consumidores). Tem mais, a briga dos Estados pelos royalties do produto do pré-sal ainda vai dar muito pano para manga. Se, como na proposta do governo, porcentagem alta fosse investida na Educação e na melhoria da Saúde, vá lá, mas os Estados só querem o que não é seu. Não culpo o PT, como muitos o fazem, mas homens sem ética alguma que estão no topo decidindo o meu e o seu destino e desse tipo nefasto de ser, os há em todos os partidos. Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Caro amigo

    O fato
    independente
    do que se acredite
    e do que se defenda,
    é que muito
    do que se divulga
    nem sempre corresponde
    ao que realmente existe.

    Que amar seja para ti
    o objetivo de cada instante.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...