20 dezembro 2012

>Avaliando a enfermagem

Imagem/web
Nos últimos tempos temos assistido pela TV e lido nos jornais e revistas várias  noticias nos dando conta sobre os erros absurdos na área da saúde. E o corpo de enfermagem tem sido bombardeado devidos a tais erros, muitas vezes grosseiros, que levou à morte muitas pessoas. Acredito que que diante disso, o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo resolveu realizar um levantamento junto a opinião pública para avaliar a postura desses profissionais de enfermagem.

Com certeza muitas pessoas se sentem inseguras, com medo de ser a próxima vitima, nas mãos desses profissionais, que na verdade, são os primeiros que os paciente tem como referência. Alguns dizem que são despreparados, digo que aqueles que cometem esses erros grosseiros, na verdade é por pura falta de cuidado e atenção e , muitas vezes, má vontade se esquecendo, ou fazendo de conta que não estão lidando com vidas humanas.

O que não podemos é generalizar e dizer que são todos iguais. Sabemos que existem profissionais que honra a profissão, que abraçaram, fazendo tudo para que os pacientes e seus familiares se sintam amparados e confiantes naquele que um dia jurou cuidar daqueles que realmente necessita de cuidados. Se não bastasse os erros médicos agora temos também  que conviver com os erros da enfermagem. Aqueles que estão exercendo a profissão sem ter o dom para exercê-la que escolha outra diante de tantas existentes. 

O COREN de São Paulo está disponibilizando um questionário que pode ser respondido para saber o que a população pensa do corpo de enfermagem. Qualquer pessoa pode acessar através do link docs.google.com e participar. Para responder são necessários menos do que cinco minutos! Divulgue para seus contatos de e-mail e redes sociais. Ajude o Corem SP a verificar o que a sociedade pensa sobre a enfermagem.

(a) J Araújo

3 comentários:

  1. Olá amigo!!!!!!
    Vim te visitar e ler teu belo post...
    bjsssssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post amigo de grande importância a todos belo serviço Araujo um grande abraço Pedro Pugliese

    ResponderExcluir
  3. Araujo,

    Li com atenção como sempre o seu texto e o que me chamou a atenção é que o Corem está fazendo uma pesquisa sobre o que a população pensa da enfermagem?

    Acho sim que deveria o Corem procurar saber o QUE E PORQUE ESTÁ ACONTECENDO COM A ENFERMAGEM.

    Primeiro, há muitas escolas de enfermagem de prometem um curso com grade curricular e estágios que não valem para nada.

    Outras dão o estágio mas infelizmente dentro dos hospitais os alunos apenas podem OBSERVAR ações de enfermagem.

    Porque: Todo paciente é especial: ou fez uma cirurgia eletiva por necessidade, ou de emergência, tanto numa como noutra opção o usuário está com DOR.

    Toda e qualquer ação com o mesmo tem que haver muita perícia, destreza para que o mesmo não sofra um tanto a mais.

    Ora, como um estudante de enfermagem poderia colocar a mão e executar essa ação tão cuidadosa sem causar DESCONFORTO ao paciente?

    Impossível.

    O correto é fazer com que esse estágio se torne em TREINAMENTO dentro do hospital, quando o auxiliar, técnico ou enfermeiro for assumir sua função. Mesmo porque cada hospital trabalha de maneira diferenciada.

    Também é preciso ter um olhar mais especial ao profissional de enfermagem, pois, existe muitas falhas médicas escondidas por trás de possíveis imperícias da enfermagem.

    Coisas terríveis que não posso por ética relatar, mas até Jesus não deve acreditar nas barbáries que acontecem dentro do hospital,é por conta de ERRO OU IMPERÍCIA MÉDICA.

    Existe com certeza um número de óbitos que poderiam ser evitados com conduta na hora certa.

    Não considero certo colocar a culpa toda em cima de minha classe trabalhadora> existem sim erros absurdos, mas precisa ver também se a formação escolar e treinamento da profissional foram de acordo com as normas técnicas do Corem.

    Eu trabalho porque gosto muito, e ainda não cometi nenhum engano, e espero que isso não aconteça nunca, pois, eu ficaria desesperada. Minha proposta é ajudar a salvar vidas e minimizar o sofrimento daqueles que estão sobre o leito hospitalar e necessitam de cuidados e CARINHO.

    Só para voce ter uma idéia, paciente de uma UBS DE CAMPINAS, ficou um ano sendo cuidada por médicos, que apenas tratavam de uma lesão de pele, não fizeram nenhuma investigação mais cuidadosa.

    Desesperada de dor, caiu no PRONTO SOCORRO do nosso hospital, e o médico que a atendeu pediu na hora uma tomografia. Resultado: TUMOR.

    Essa semana ela passou por uma cirurgia oncológica delicadíssima no hospital que eu trabalho, e a doutora retirou do tórax um enorme tumor.

    Infelizmente maligno.

    A pobre paciente ficou mais de uma ano jogada como bolinha de ping pong gastando dinheiro a toa: sua lesão de pele era um ENORME CARCINOMA.

    Já estará iniciando tratamento de radioterapia na oncologia do próprio hospital essa semana mesmo.

    Araujo, Feliz Natal!

    abraços, sonia



    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...