20 abril 2013

>Os envolvidos preferiram se calarem


Campinas foi abalada pelo maior escândalo político de sua história que comprometeu a administração do ex-prefeito Helio de Oliveira Santos, com o envolvimento de vários membros do primeiro escalão da prefeitura, incluindo aí sua mulher Rosely Nanssim Jorge Santos, que à época dos fatos ocupava a Chefia de Gabinete. A mesma foi acusada pelo GAECO, (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, tendo como chefe da máfia que tinha o controle das licitações e as usavam para cobrança de propina. Já se passaram quase dois anos que a sociedade campineira ficou escandalizada com as falcatruas que ficaram conhecidas como o caso sanasa que veio a tona.  

Quando da eleição do Dr. Helio, os cidadãos se encheram de esperança com o discurso fácil que prometia um grande desenvolvimento para a cidade com justiça social que atendia os anseios da população. Os primeiros quatro anos foram de uma administração que impôs um ritmo há muito que a cidade não via acontecer, tanto é que a reeleição do candidato se deu em primeiro turno no segundo mandato.

Quando veio a público todo o esquema de corrupção implantado, foi através de uma investigação iniciada pelo (MPE), Ministério Público Estadual, por meio do seu braço investigativo, o GAECO. A CâmaraMunicipal, depois de pressionada pela sociedade foi obrigada a tomar uma posição e cassar o mandato do prefeito, antes a maioria obsoluta dos vereadores era submissa ao chefe do executivo. Logo depois o vice demetrio Vilagra, que havia assumido a vaga também foi cassado por envolvimento no escândalo.

Os envolvidos, empresários e agentes públicos envolvidos continuam negando os crimes a eles imputados. Coincidência ou não, o juiz encarregado do caso marcou na segunda-feira, 1º de abril, em irônica coincidência, considerado o "Dia da mentira", o ultimo depoimento dos envolvidos. Passado o momento de crise política, a cidade voltou ao normal aguardando o desenrolar da trama e espera que a justiça prevaleça. Aquele que por ventura tenha desviado dinheiro dos cofres públicos devolva o que foi desviado com as devidas correções, além de pagar na cadeia por seus crimes.

A principal envolvida no esquema disse ao magistrado que gostaria e tinha muito que dizer, porém ficou calada como fez das ultimas vezes, apesar de ser um direito constitucional, a sociedade campineira exige explicações que jamais lhes foram dadas. Os envolvidos preferiram se calar diante das acusações que lhes foram imputadas. O ex-prefeito que antes viviam twitando desapareceu mesmo não sendo réu no processo, apenas sua esposa. Ah, o triste de tudo isso é que o slogan da administração era essa: "PRIMEIRO OS QUE MAIS PRECISAM".
(a) J Araújo

3 comentários:

  1. Olá amigo J. Araujo
    Agradeço sua participação na Tag do trocyn Bão e lendo seus post, me veio logo uma pergunta,
    Porque o povo não reage a essas indignações, porque votam e elegem e muitas vezes reelegem os mesmos ?
    Temos um povo que gosta de levar " vantagens ", então como podemos reclamar ?

    Abraços, boa semana!

    Thiago
    Trocyn Bão

    ResponderExcluir
  2. Olá J.Araujo,concordo com o Thiago quando ele diz que nós, povo brasileiro, somos de certa forma responsáveis pelo estado de coisas, uma vez que acabamos elegendo e reelegendo pessoas que usam a política em benefício próprio. Quem sabe um dia as coisas sejam diferentes,não?
    Abraço.
    Sonia
    P.S. vou dar uma espiada no outro blog.

    ResponderExcluir
  3. Olá J Araujo
    Obrigado pela visita e pelo comentário.
    Tenha uma boa noite
    Abraço

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...