24 setembro 2013

>Banana supervitaminada

A fruta mais popular do país é um prato cheio para quem quer controlar a ansiedade e melhorar a qualidade do sono. Mas seus nutrientes revelam ainda mais outras surpresas. O potássio é um mineral encontrado em abundância na banana, o que pode melhorar a dilatação dos vasos sanguíneos e colaborar com o equilíbrio hídrico do corpo. Sendo assim, para prevenir infartos e derrames provocados pela pressão alta e uma dica é reduzir o consumo de sal e produtos industrializados e incorporar o consumo de banana nos lanches diários.
A fruta possui na sua composição um aminoácido chamado triptofano, que é um precursor direto da serotonina. Essa substância favorece a comunicação entre os neurônios e está vinculada à sensação de bem-estar. Estima-se que o intestino seja responsável pela produção de 80% da serotonina, processo que exige a presença da vitamina B6, também encontrada na banana. Por ter em sua composição o triptofano, ajuda no equilíbrio do neurotransmissor e a reduzir sintomas de ansiedade e ao desejo de consumo de doces e carboidratos.

Outros benefícios do triptofano é fazer frente contra a insônia e combater o mau humor. As presenças de triptofano e vitamina B6 ajudam no controle da ansiedade e da irritabilidade, dois sintomas associados à Tensão Pré-menstrual (TPM). Para completar o potássio previnem a retenção de líquidos e melhorar as contrações musculares, denominadas cólicas menstruais.

“Como a fruta possui uma quantidade considerável de carboidratos por porção  e o seu alto valor calórico pode ser facilmente utilizado como” combustível” para atividades físicas, turbinando o fornecimento de energia para o treino e ainda melhorando o desempenho dos atletas.

A banana possui ainda a substancia inulina fibra alimentar, encontrada principalmente na banana verde. Essa substancia por ser uma fibra alimentar permanece mais tempo no intestino controla a fome e evita a produção desenfreada de insulina controlando a glicemia. A inulina estimula a eliminação de gorduras consumidas evitando que caiam na corrente sanguínea e sejam estocadas como “pneuzinhos”.

Essa substancia também é um potencial probiótico, que serve de alimentos para as bactérias benéficas que vivem no intestino, que quando fortalecidas as bactérias benéficas combatem os micro-organismos danosos e melhoram o funcionamento do intestino, influenciando de forma positiva na absorção de nutrientes.

4 comentários:

  1. Quanta coisa boa oferece a banana e gosto dela! abraços,chica

    ResponderExcluir
  2. NÃO É ATOA QUE È UM DOS ALIMENTOS MAIS ANTIGOS !!! O POTASSIO É MUITO IMPORTANTE PARA MUITOS PROCESSOS DO NOSSO METABOLISMO !!! BEM COMO PARA FORTALECER O CORAÇÃO !!! Parabéns e Obrigado Pedro Pugliese

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo, eu, um bananista juramentado, desconhecia tantos tantos benefícios decorrentes desta fruta que eu consumo por apreciar a excelência do sabor.
    Um abraço daqui do sul do Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Araújo,

    Li seu texto e acrescento mais alguma coisa que sei sobre os benefícios do alimento "banana":

    A Banana é rica em Ácido ascórbico, tiamina, riboflavina, niacina
    Indicações terapêuticas: Cãibras, fadiga, alterações nos batimentos cardíacos, vários tipos de alergia, TPM, prisão de ventre, diarreia infantil.A banana é muito rica em minerais e tem grande quantidade de ferro, que ajuda na hemoglobina do sangue, contra a anemia, principalmente em grávidas e crianças. Ela tem magnésio, queajuda a combater muitas espécies de alergias.Contém: Vitamina C (ácido ascórbico), que ajuda a aumentar a imunidade e oferece proteção contra o câncer; B1 (tiamina), que ajuda a manter normal o funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração; B2 (riboflavina), que ajuda na cicatrização das feridas, e a B5 (niacina), que interfere no metabolismo das gorduras e açúcares.
    Todas as partes da bananeira têm aplicações medicinais. As flores são usadas na bronquite, disenteria e em úlceras. As flores cozidas são dadas aos diabéticos. A seiva adstringente da planta é empregada em casos de histeria, epilepsia, lepra, febre, hemorragia, disenteria e diarreia aguda, sendo também aplicada em hemorroidas, picadas e mordidas de insetos e outros animais.

    E outras informações, fornecidas no Livro Medicina e Saúde.

    O texto é ótimo, a população precisa aprender que nem sempre os remédios são a melhor solução, e sim a prevenção, que deveria ser orientada pelas UBS de nossa cidade, que se preocupam em fazer grupos de diabéticos, HAS, em horários em que as pessoas não podem comparecer. Isso é lamentável, aliás, nossa cidade precisa de mais hospitais e menos centros de saúde que não estão servindo para nada> isso é o que reclama a população que procura o nosso hospital municipal.

    Bjs Sonia.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...