05 outubro 2013

>Não a violência contra a mulher

Sancionada em 2006, para evitar mortes e agressões de mulheres por maridos e ex-maridos, além de namorados e demais parceiros, a Lei Maria da Penha não surtiu o efeito esperado, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), que divulgou estudo dia 25 de setembro, apontando piora. Elas caiam desde  2001 e, após nova redução em 2007, subiram novamente, chegando a uma proporção mais alta em 2011 que dez anos antes, de acordo com "Violência  contra a mulher: feminicídios no Brasil".

De acordo com o Ipea, mais da metade dos óbitos (54%) em 2011 foi de mulheres de 20 a 39 anos - 31% dos 20 aos 29 e 23% até os 39 anos. A maioria foi em via pública, contra 29% dentro de casa. Os dados são preocupantes, o telefone 180, que acolhe denúncia de violência contra a mulher em todo o Brasil, recebe uma média de 16 ligações diárias de casos que ocorreram na Região Metropolitana de Campinas, SP (RMC) composta por 19 municípios. Os dados são relativos apenas ao primeiro semestre deste ano, (janeiro a junho). Não há dados regionais anteriores para comparação. Ao todo, foram 2,9 mil chamadas à Central de Atendimento à Mulher no período.  Campinas aparece em primeiro lugar, foram 2.066 registros (quase 60%), seguido de Hortolândia, com 195 telefonemas; em Sumaré,  foram registrados 191 casos.

Holambra e Santa Barbara d’Oeste não tiveram nenhuma denúncia, estes números esconde uma triste realidade, pois, sabemos que muitas mulheres não denuncia o agressor por medo do aumento da represália, sabendo que as medidas protetivas existentes hoje são insuficientes e, em alguns lugares do País sequer existe de fato. Enquanto isso, mulheres estão sendo espancadas ou mortas pelos ditos “machões de araque”, que na verdade não passam de covardes. Homens de verdade, quando acha que não existe mais possibilidade de dividir o mesmo teto com a mulher com quem vive, o melhor a  fazer é a separação. As leis existentes em nosso país permitem essas barbaridades. A impunidade é um dos grandes problemas enfrentados, por mais que nossos legisladores tenham criado leis especificas como a Lei Maria da penha e um Código Penal ultrapassado esses covardes vai continuar espancando e matando as mulheres.

(a) J Araújo

6 comentários:

  1. Olá Araújo, bem contigo?

    Gostei do assunto, derrubar a hipocrisia
    para quem assim se comporta, bater nas
    mulheres é covardia e há de acabar com isto.
    Digo pois que geralmente quem assim faz
    na maioria das vezes são cafajestes exagerados
    nas bebidas alcoólicas, outros porque são cafajestes
    de fato.

    Saudades de ti.
    Andei um pouco sumida
    na verdade razões que de tal forma
    me prejudicaram a me sentir até
    enjoada de continuar no "Palavras e Poemas"
    então abrir um novo blog, mudança de fase,
    outro estágio em minha vida...

    Passe por lá, sentirei-me feliz

    http://escritade.blogspot.com/

    Beijinhos

    Livinha

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela postagem!!!
    Assunto polemico e de uma certa forma largado pela sociedade.
    Esses fatos de violencia somente tem uma evidencia maior qdo a midia televisa escancara abertamente, mas até então centenas de mulhres são mortas, tem sua integridade invadida em ematomas que irão acompanha-las até o tumulo.
    Agradeço por esta postagem, com essa estatistica tão importante, que me dói saber que neste momento deve ter alguma mulher como eu, pedindo por ajuda.
    Abraço fraterno
    Nicinha

    ResponderExcluir
  3. Araujo meu querido,
    eu não matei o Palavras e Poemas,
    apenas encerrei uma fase de transformação
    que veio a me aborrecer sabe,
    chega um momento em que a gente vai
    se cansando.
    Eu poderia sim fazer um outro blog sem
    estar vinculado ao mesmo, mas dele não me desfaço
    pois que são história em contos poéticos, minha
    vida. Apenas por um pequeno lapso destronquei
    e como meus nervos não são de aço, por outro
    caminho optei...
    Mas tá valendo viu e ficarei muito feliz pela sua
    presença em meus escritos...

    A liberdade é o direito de ir e vir em toda sua
    expressão e por essa razão mudei de caderno
    para não mais repisar as mesmas coisas
    de quem por ali estava...
    Eu adoraria ler qualquer coisa que fosse desenvolvido
    por você dentro do assunto liberdade. Pensa nisto!
    Você é uma pessoa que tem toda a minha admiração.

    Beijinhos

    Livinha

    ResponderExcluir
  4. Caro Araujo, Campinas está como campeã de denuncias mesmo porque tem muito mais habitantes que as demais citadas> por outro lado conheço de perto a Delegacia da Mulher, já fui parar lá num episódio que meu marido doente psiquicamente quis atear fogo em mim e na casa. Graças a Deus não aconteceu, foi parar na Delegacia no mesmo dia do ato tresloucado, porém, a delegada optou por interná-lo na psiquiatria da Pucc, de onde saiu tres dias depois, já planejando outra maneira de me matar: substituiu o pó de guaraná das capsulas por veneno de rato. Desconfiei porque tem tomava essa porcaria era ele, e de repente quis que eu passasse a tomar. Então como notei diferença na coloração da capsula eu a abri e constatei o premeditado crime. Fiquei vários meses escondida em casas de parentes, até que ele ficou gravemente enfermo. Precisei voltar para casa cuidar dele até que finalmente Deus o levou para o paraíso, pois, deu tempo dele se converter na Igreja Assembleia de Deus, e me pediu perdão. Parte de minha vida já havia virado um lixo. O resto acho que já lhe contei quando estivemos juntos compartilhando a vida naqueles três anos que viveu ao meu lado, conturbadamente devido a influencia de terceiros.
    A vida foi violenta comigo, jamais pude ser completamente feliz. Hoje vivo para meu trabalho, quanto mais melhor para esquecer as mágoas, as coisas que não pude ter e fazer, e voce é parte de tudo isso que perdi na minha vida. Infelizmente.

    Bjs sonia.

    ResponderExcluir
  5. Hoje vim agradecer sua visita!!

    Desejar sucesso sempre, e deixar uma frase que gosto muito!!!

    A Verdadeira coragem é Ir Atrás De Seus Sonhos Mesmo Quando Todos Dizem Que Ele é Impossível.

    ( Cora Coralina )


    Bjussss eternos!!

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  6. J.Araújo sua matéria que fala sobre
    violência contra a mulher, fiquei sabendo de alguns tristes dados, e o que me chamou também atenção, foi o comentário da Sonia Sidney sua luta, seu relacionamento do seu falecido esposo... ela viveu dias de tristeza
    mesmo em sua dores soube perdoar seu esposo... pude ver o que só com os olhos da fé se consegue enxergar: o perdão... J.Araujo hoje mais uma vez minha fé foi renovada com o comentário da Sonia, que o Senhor abençoe a ela e de todos os seus, forte abraço J.Araújo!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...