>O que você entende por liberdade, somente o direito de ir e vir?

Este texto surgiu quando visitei o blog “escrevendo”, da amiga Livinha, onde fiz um comentário. E tal, acabou gerando a indicação da mesma para que eu escrevesse  algo sobre o tema, não em forma poética mas sim dissertativa.  Abaixo o poema sobre liberdade que a mesma escreveu.
                                                                                                                           Onde?
Onde está a liberdade, diga-me, por favor!
Saiu? Em que faculdade?
que não houve o meu clamor...
- Liberdade minha querida, se encontra na luz que brilha
 antes do Sol se por
também está nas noites frias
na luz da estrela guia, sob a guarda do Senhor...

O principal significado de liberdade quando se fala nela é somente o sagrado direito de ir e vir? Acredito que vai muito além disso. A maioria das pessoas vê e pensa de acordo com a própria vontade, 'desde que não prejudique o direito e a liberdade de outra pessoa'. Liberdade também pode significar a 'sensação de estar livre e não depender de ninguém'. Mas, a liberdade, é muito mais do que isso. É um conjunto de ideias liberais ou não e dos direitos de cada cidadão. Temos ainda a liberdade de expressão e manifestação, individual ou em grupo, isto é, falamos o que queremos, mas precisamos também estar preparados para ouvir muitas vezes o que não gostaríamos de ouvir. Isto é “liberdade de expressão”.

Liberdade na filosofia é classificada como a independência do ser humano. É ele ter o direito de decidir espontaneamente sobre o que fazer da sua vida sem interferência. O que na verdade é um conceito utópico e cheio de questionamentos, uma vez que todos tem a liberdade individual que se diz ter, não estaríamos obedecendo a um determinado modelo que nos é imposto. Eu disse imposto.  “Em ética, liberdade está relacionada à responsabilidade, uma vez que um indivíduo tem todo o direito de ter liberdade, desde que essa atitude não desrespeite ninguém, não passe por cima de princípios éticos e legais”.

Na esfera jurídica temos ainda a liberdade condicional, que é quando o individuo que praticou algum crime, foi condenado foi condenado, recebe o direito de cumprir toda a pena, ou em parte sua pena em liberdade, ou seja, com o direito de fazer coisas de seu interesse de acordo com as normas imposta pela justiça. Nesse caso precisa se apresentar periodicamente perante a justiça. Nesse período, caso cometa algum crime mesmo de menor gravidade perde o direito a liberdade vigiada.

Vários pensadores e grandes filósofos já escreveram muita coisa sobre a liberdade, como Sartre, Descartes, Kant, Marx e tantos outros. Como se vê, a palavra liberdade nos leva a escrever e percebemos que o assunto é inesgotável. Quem sou eu um simples escrevinhador, não sou poeta nem filósofo, querer discutir a liberdade com toda sua relevância e profundidade, longe de mim! Sou apenas um apaixonado que a vida ensinou a escrever para não engasgar com as palavras vinda do coração. 

Como podemos ver a palavra liberdade dá margem para muitas interpretações.  Existe um versículo bíblico em Mateus 15: 18 em um livre interpretação que diz mais ou menos assim: as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que pode tornar o homem impuro, depende do que é pronunciado... Enquanto não chegamos a uma conclusão, vamos cada um aproveitar a liberdade que temos inclusive você que está lendo este texto. Use de sua liberdade e comente o que você acha de tudo isso.
(a)   J Araújo                              

Comentários

  1. Me causaste grande alegria pelo tema aqui expresso. De fato essa tal liberdade que todos queremos tanto, anda por aí a solta livre em seu voo sem paragem, sem nada dever a ninguém. Sem paga de imposto, indo e vindo do aquém para o além. Acho até que a liberdade é um tanto quanto invisível, sem morada definida, sem peso nenhum na lida e sem ser vista por ninguém. Mas ao meu ver sinceramente meu querido amigo Araújo, a liberdade verdadeiramente somente existe no pensar mediante as coisas que flutuam no constante, vezes trocadas, outras delirantes, aquilo que te dar o prazer de gozar, de dar brilho, de sentir e imaginar. O tudo pecador ou o mais puro, sem paga nem dividendos algum a prestar conta, quando pensar não paga imposto e nada é imposto no livre pensamento. Liberdade é isto, poder ir e vir, mas sem compromisso. O fator de estar em vida de tudo já é uma presilha, pois que laços existem que nos tolhem o caminho na prestação das horas, do tempo, as juras conforme escritos no dito pergaminho... Não sei se disse tudo, mas é mais ou menos assim... Beijinhos e obrigado pelo carinho, pelo texto maravilhoso estendido aqui perante aqueles que te acompanha. Livinha sente-se grata, porque também me presto como tua fã. Beijinhos mais meu grande amigo...

    ResponderExcluir
  2. J.Araújo meu amigo você em seu texto
    deu uma aula sobre a liberdade, há muitos com sua "liberdade" prejudicando tantos outros... liberdade é algo que muitos filósofos tentam nos explicar... Muitos em busca de sua liberdade estão presos... "vícios etccc" em seus conceitos equivocados. respeitos a todos com suas opiniões, mas ainda fico com o que o grande Mestre Jesus nos ensinou:"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" isto vai muito além.... como disse o J.Araujo que eu concordo: "Não é somente o direito de ir e vir"
    No livro Atos dos apóstolos Novo testamento capitulo 16:16a34 nos dá uma grande lição sobre liberdade. Paulo e Silas mesmo em uma prisão estavam eles livres. J.Araújo mais uma vez parabéns! forte abraço meu amigo!

    ResponderExcluir
  3. Olá vim te visitar pq não vou deixar de vir
    aqui elogiar vc pelos belos textos, esse é
    para reflexão, Temos sim nosso direito de ser
    livres, é hora de ir e vir, mas sem ficar preso em algo
    Enfim só lendo e refletindo mesmo, abraços com carinho

    Bjuss de bom final de semana


    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  4. Caro Araujo,

    Seu texto é excelente, exatamente igual ao link http://www.significados.com.br/
    Porém, eu entendo que voce não tem tido muito tempo para escrever, copiar também não é errado, mas tem que respeitar o direito do outro.
    Para mim, liberdade é ser livre, pura e simplesmente. O resto é resto.

    sonia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia, liberdade pra mim não é apenas isso. Com referencia ao copiar e colar que você se refere, não foi assim como disse. As palavras que não são minhas está entre 'aspas' e não foi no site que você menciona, nem conhecia o mesmo pra falar a verdade. Não preciso copiar e colar e dizer que foi eu que escrevi.

      Excluir
    2. Caro Araujo, coincidências acontecem, mas a liberdade da gente vai até o ponto em que começa a "liberdade e respeito ao outro". Entendeu o que quero dizer, amigo?

      Excluir
  5. Bom dia amigo Araujo.
    Parabéns por delinear com desenvoltura o que significa "Liberdade". A liberdade de cada indivíduo termina no ponto exato em que as ações desenvolvidas não prejudiquem a outrem. Parabéns a você MESTRE que não poupa esforços para ensinar e orientar com sabedoria, o meu carinho, a minha admiração e o meu respeito. Feliz dia do PROFESSOR! Tem uma homenagem singela e um mimo para você na postagem de hoje. Felicidades pelo teu dia!
    Beijos com carinho da amiga
    Gracita

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jota, muito bom e coerente o seu texto. Mas, na minha opinião, liberdade seria não precisar de outra pessoa e, veja bem, ninguém é uma ilha. Eu não sou livre porque dependo do médico, do padeiro, do dentista, do agricultor, do pedreiro...percebe? Um beijo!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagens mais visitadas deste blog

>Sonho de garimpo

>Fatos sobre o ano em que nasci

>O medo causado pela inteligência