16 novembro 2013

>Voltando no tempo

Atualização às 22h42min.
E não é que na data de ontem no período da tarde os mensaleiros, a maioria deles se apresentou à justiça. Teve um esperto, Henrique Pizzolato, ex-diretor do Banco do Brasil, esse antes de sair a ordem de prisão, expedida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, fugiu para a Itália, o mesmo tem dupla cidadania. Agora só falta mesmo cumprir as penas impostas. A partir daí passo a acreditar mais na justiça, é a primeira vez que isso acontece e, com certeza, vai entrar para a história do Brasil.  Vamos esperar pra ver.

Quantos de nós algum dia em nossa vida já fomos chamados à atenção pelos nossos pais, ou por que fizemos alguma coisa errada ou apenas em forma de conselhos. Dizendo-nos: filho, isso é certo isso é errado, e assim fomos formando nosso caráter ao longo da nossa infância e adolescência.  Pelo menos é assim que fui educado pelos meus pais que - mesmo não sendo pessoas estudadas - soube muito bem me ensinar o caminho certo a ser seguido com respeito às pessoas e, honestidade ao agir. Não tenho como um trunfo, mas acredito que deveria ser regra geral. Tanto é verdade que quando aparece alguém que demonstra atitudes de honestidade devolvendo milhões em dinheiro achado, as pessoas que fazem isso acabam virando noticias nos jornais, podemos ver todos os envolvidos são carentes de tanta coisa, passam necessidades, outros não têm nem onde morar com dignidade.

Quando isso acontece, muitas vezes, é feita até pesquisa para ouvir a opinião de outras pessoas para ver que atitude elas tomariam caso fossem as envolvidas. A grande maioria critica aqueles que tomaram a atitude de devolver, as quantias encontradas,  justificando que vivemos em um país corrupto, com a maioria dos políticos sem ética no trato com a coisa pública e a falta de punição nos casos descobertos. Isso mostra a descrença do povo com a situação política que o Brasil vive no momento.

Poucos acreditam que os envolvidos no maior escândalo que ficou conhecido como mensalão irão mesmo para a cadeia, que até à bem pouco tempo era construídas ‘exclusivamente’ para os pobres que por motivos outros eram condenados, menos por desviar milhões de cofres públicos. Quase não estou acreditando no que tenho lido nos jornais dizendo que os mensaleiros irão para a cadeia. Fico imaginando como será a vida dessa turma em uma penitenciaria. Mas aí surge um monte de pergunta, será que esses senhores vão comer a comida que é servida nas penitenciarias e cadeias brasileira igual aos demais presos?


Mesmo os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), divergem sobre a possibilidade desses indivíduos que deitaram e rolaram com o dinheiro dos nossos impostos sair impunes. Nesse embate uma figura se destaca o ministro Joaquim Barbosa, criticado, inclusive pelos próprios pares por defender que os acusados devem ser presos e tratados como criminosos que são. O que está em jogo no momento é a capacidade da Corte Suprema ficar tão desacreditada quanto os próprios políticos que a mesma está julgando com independência. Voltando no tempo descobri que meus pais na verdade já me ensinava ética mesmo antes dessa palavra não estar na moda. Mas a ética em toda sua complexidade e não apenas ter ética para algumas coisas. Ensinaram-me ter a ética e respeito ao ser humano como base para minha vida.
(a) J Araújo

6 comentários:

  1. Amigo J Araújo, também fui educada à moda antiga, pois hoje com toda a modernidade nem sei como chegam ao poder pessoas tão corruptas!
    O povo vota, mas muitos dizem que se fossem eleitos fariam o mesmo, assim como você fico estarrecida com tudo o que vemos!
    Sim, seu pai, o meu, foram pessoas dignas, tenho orgulho de ter sido educada do jeito que fui e como vejo aqui, você também!
    Abraços e tenhas um lindo fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Pois é...amigo Jota Araújo, parece que a ética escorreu pelo ralo...
    Está faltando neste país e no mundo, conduta moral. De nada adianta termos evoluído tanto tecnologicamente nas últimas décadas se estamos parados moralmente. Há exceções, tais as que o amigo fez referência no início do texto. Por que elas devolvem valores encontrados - mesmo sendo pessoas necessitadas ou trabalhadores remunerados com salários pequenos - ? Por que são pessoas pobres, mas honestas, idôneas, exemplos de moralidade para ser copiados!
    Um abraço daqui do sul do Brasil. Tenhas um ótimo feriadão.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite J Araújo, também venho de lar com pais sem estudos completo e todo dia eles assistem a essas enganações da mídia, sem generalizar. Mas atualmente não dá pra confiar nelas. O fato é que as Leis não são aplicadas em pessoas com poder, somos nós quem deixamos isso acontecer. Até outro dia!

    ResponderExcluir
  4. [me sinto bem, quando leio as notícias
    sobre as prisões. um bom presente, numa
    data tão significativa pra nós]

    abç

    ResponderExcluir
  5. Quando se fala em cadeia lembro da IMPUNIDADE, isso é o que está acontecendo no Brasil desde que o PT assumiu o poder. No último parágrafo voce cita como honra e honestidade a ÉTICA, e tem razão isso é mesmo familiar, pais ensinam seus filhos. Embora de uns 20 anos para cá, muitas pessoas que conheci e que a primeira vista me pareceram corretamente ÉTICAS, o tempo me mostrou que não são, nunca foram. Isso eu coloco no âmbito familiar, trabalho, condutas, relacionamentos, comportamentos, enfim, alguém já esqueceu alguns ensinamentos, e isso faz muito tempo.

    ACHO BOM O PT NÃO GANHAR AS ELEIÇÕES DESSE PRÓXIMO ANO. Já roubaram demais. Você sabia que as verbas para os hospitais de
    Campinas que mantém leitos SUS chegaram a 20 milhões, e a BOLSA FAMÍLIA 28 milhões. Essas tais bolsas família, presidiario, e não sei mais
    quantas só serviram para que o sub mundo populacional ficasse mais vagabundo mesmo.

    O Governo PT investe na criminalidade. Infelizmente.

    Sonia.

    ResponderExcluir
  6. Foi uma pena que ele conseguiu fugir, ao menos estou orgulhosa e surpresa com a justiça que está sendo feita no Brasil. Lembro-me do Collor que jamais pagou pelo que fez e me surpreendi com o resultado do mensalão, pensei que não aconteceria nada.

    Um ótimo fim de semana!

    Estou indo para uma outra direção, com posts mais positivos, se quiser conhecer: http://vspiritus.blogspot.com

    Provavelmente me mudarei para lá em breve, abraços!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...