03 agosto 2010

>Banco Central monitora contas

webÉ importante que você tenha conhecimento que suas contas bancárias estão sendo monitoradas pelo Governo.


Apelidado de Hal, o cérebro eletrônico mais poderoso de Brasília fiscalizará as contas bancárias de todos os brasileiros, trabalha sem cessar no quinto subsolo do Banco Central um supercomputador instalado especialmente para reunir, atualizar e fiscalizar todas as contas bancárias das 182 instituições financeiras instaladas no País.

Seu nome oficial é Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional - CCS na sigla abreviada, já apelidado de HAL. A primeira carga de informações que o computador recebeu durou quatro dias. Ao final do processo, ele havia criado nada menos que 150 milhões de diferentes pastas - uma para cada correntista do País, interligadas por CPF's e CNPJ's aos nomes dos titulares e de seus procuradores.

A cada dia, Hal acrescentará a seus arquivos cerca de um milhão de novos registros, em informações providas pelo sistema bancário. Quando o sistema se estabilizar, o CCS deverá responder a cerca de 3 mil consultas diárias. Toda conta que for aberta, fechada, movimentada ou abandonada, em qualquer banco do País, estará armazenada ali, com origem, destino e nome do proprietário.

São três servidores e cinco CPU's de diversas marcas trabalhando simultaneamente, no que se costuma chamar de cluster. Este conjunto é o novo coração de um grande sistema de processamento que ocupa um andar inteiro do edifício-sede do Banco Central. Seu poderio não vem da capacidade bruta de processamento, mas do software que o equipa.

Desenvolvida pelo próprio BC, a inteligência artificial do Hal consumiu a maior parte dos quase R$ 20 milhões destinados ao projeto - gastos principalmente com a compra de equipamentos e o pagamento da mão-de-obra especializada. Só há dois sistemas parecidos no planeta. Um na Alemanha, outro na França, mas ambos são inferiores ao brasileiro. No alemão, por exemplo, a defasagem entre a abertura de uma conta bancária e seu registro no computador é de dois meses. Aqui, o prazo é de dois dias. Não por acaso, para chegar perto do Hal, é preciso passar por três portas blindadas, com código de acesso especial.

Visto em perspectiva, o sistema é o complemento tecnológico do Sistema Brasileiro de Pagamentos (SBP), que, nos anos de Armínio Fraga à frente do BC, uniformizou as relações entre os bancos, as pessoas, empresas e o governo. Com o Hal, o Banco Central ganha uma ferramenta tecnológica a altura de um sistema financeiro altamente informatizado e moderno. Recuperando o tempo perdido.

O supercomputador promete, também, ser uma ferramenta decisiva no combate a fraudes, caixa dois e lavagem de dinheiro no Brasil. Serão abertas senhas para que os juízes possam acessar diretamente o computador, O banco de dados do Hal remete aos movimentos dos últimos cinco anos.

Antes de sua chegada, quando a Justiça solicitava uma quebra de sigilo bancário, o Banco Central era obrigado a encaminhar ofício a 182 bancos, solicitando informações sobre um CPF ou CNPJ. Multiplique-se isso por três mil pedidos diários. São 546 mil pedidos de informações à espera de meio milhão de respostas.

A partir da estréia do Hall, com um simples clique, COAF, Ministério Público, Polícia Federal e qualquer juiz têm acesso a todas as contas que um cidadão ou uma empresa mantêm no Brasil.

R$ 20 milhões foi o orçamento da criação do cadastro de clientes do sistema financeiro. Sob controle 182 bancos 150 milhões de contas 1 milhão de dados bancários por dia.

6 comentários:

  1. Em sendo usado para o bem geral da nação, acho ótimo.
    Abraço meu velho.

    ResponderExcluir
  2. Oi, amigo, J Araújo,

    Venho agradecer por suas gentis palavras e pela visita ao Meru Sami.
    Muito gentil.

    O seu blog também tem um ótimo visual,(limpo). parabens!

    Agora, o disse neste post reflete nossas vidas como um todo. Parece que privacidade virou artgo de luxo.
    Ah, gostei do outro blog; Serras de Minas, também. Mineiro, só o Brasil tem!

    Abraços!...

    ResponderExcluir
  3. OII, informação muito importante é o big brother da vida real....

    www.mdemulhermoca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, J. Araujo!

    Quero antes agradecer a visitinha ao meu humilde blog, dizer que volte sempre, pra mim é um grande prazer.

    Gostei muito do Notas e Notícias, é muito interessante.

    Quanto ao novo e poderoso sistema,fico feliz e espero que auxilie no combate aos crimes financeiros, pois, quem perde (com esses crimes) é a sociedade.

    Um grande abraço
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  5. Banco Central, me levaste a Brasília, um lugar que embora nunca tenha gostado, ainda que tenha visto a cidade nascer, era em mim um sentimento d'algo, que ervas daninhas muitas alí haveriam de nascer, tão vinculada ao poder, mas como tenho a sensação de que um dia a inseticida da morte a todos deceparão. Nada me surpreende quando ao adentro de nossas contas bancárias, uma vez que neste país, ninguém tem uma vida privada.
    Meu amigo, obrigado pelo carinho deixado lá no meu cantinho.
    Estou me restabelecendo aos poucos, na tentativa de retornar.
    O corpo oras apenas com sequelas, porém a alma um pouco adoecida, pelo tempo do castigo, pensamentos fixaram no vazio. Mas dessa tbém vou sair.

    Um lindo fim de semana pra ti
    Bjs

    Livinha

    ResponderExcluir
  6. J. Araújo eu vim me informar estou
    atento,não sou
    economista mais preciso saber e ter
    conhecimento, você nos dá esta oportunidade... Obrigado por nos
    informar... continue...!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...