Imagens da webEm uma olhada rápida pelas manchetes dos jornais dá para perceber o quanto nós brasileiros estamos cercados; quando não é a questão da violência física temos que conviver também com a violência financeira. Veja as manchetes!
• A tragédia por um fio
(fala do perigo da linha de pipas com cerol)
• Transporte: um crime por dia
• Transporte: um crime por dia
(sobre a violência no transporte coletivo)
• Gasto com pedágio ‘bate’ desembolso com combustível
• Gasto com pedágio ‘bate’ desembolso com combustível
(o vilão aqui são os pedagios nas rodovias paulistas)
Mesmo que proibido, o uso de cerol em linhas para empinar pipas e papagaios é uma prática comum em bairros das cidades. O problema se agrava nas férias de julho e a chegada da temporada de ventos nos meses de julho e agosto. Um brinquedo que está nas mãos e tem causado muitas vítimas; as principais são os motoqueiros. Depende dos pais ou responsáveis orientar os filhos quanto os perigos a que estão sujeitos, até mesmo como potenciais vítimas de suas invenções. Quantos já se acidentaram ou até mesmo perderam a vida ao tocar os fios na rede elétrica.
A reportagem do jornal - em questão - mostra a tensão com que os profissionais do transporte coletivo trabalham e a onda de crimes no interior dos ônibus urbanos. Além dos roubos contra os profissionais muitas vezes os passageiros são saqueados. Os números apresentados assustam.
Mesmo que proibido, o uso de cerol em linhas para empinar pipas e papagaios é uma prática comum em bairros das cidades. O problema se agrava nas férias de julho e a chegada da temporada de ventos nos meses de julho e agosto. Um brinquedo que está nas mãos e tem causado muitas vítimas; as principais são os motoqueiros. Depende dos pais ou responsáveis orientar os filhos quanto os perigos a que estão sujeitos, até mesmo como potenciais vítimas de suas invenções. Quantos já se acidentaram ou até mesmo perderam a vida ao tocar os fios na rede elétrica.
A reportagem do jornal - em questão - mostra a tensão com que os profissionais do transporte coletivo trabalham e a onda de crimes no interior dos ônibus urbanos. Além dos roubos contra os profissionais muitas vezes os passageiros são saqueados. Os números apresentados assustam.
Trafegar por boas estradas todos querem.
Violência financeira
Pagar pedágio com um preço justo ninguém reclama. O que os usuários reclamam mesmo é dos valores exorbitantes praticados na malha rodoviária paulista; desde o inicio da privatização das rodovias de São Paulo, em 1998, foram instalados 112 pedágios nas estradas paulistas – o equivalente a uma praça nova a cada 40 dias. O estado já tem mais pedágios do todo o resto do brasil. São 160 pontos de cobranças em vias estaduais e federais no território paulista e 113 no restante do País, segundo a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias.
As concessionárias afirmam que a tarifa de pedágio é a principal fonte de receita e que, com a privatização, as estradas melhoraram sensivelmente. Os pedágios, na verdade é a galinha dos 'ovos de ouro'. Disso ninguém duvida. O que ocorre é que as concessionárias pegaram as rodovias já construídas, simplesmente chegaram lá e maquiaram e começaram a exploração dos usuários. Somente para se ter uma idéia as praças de pedágios paulista arrecadaram a partir do inicio deste ano R$ 2,99 bilhões nos primeiros meses deste ano, conta fechada na ultima quinta-feira 22/07/2010.
O calculo é do site Pedagiômetro (www.pedagiometro.com.br) que monitora em tempo real o volume de dinheiro que entra nos guichês das concessionárias de estradas. Os criadores do Pedagiômetro, Eric Mantoani e Keffin Gracher, dizem que os pedágios paulistas arrecadam R$ 168,00 por segundo, o que dá R$ 605,6 mil por hora e chega perto de R$ 435,6 milhões por mês. O calculo é feito com base nos relatórios de arrecadação que as concessionárias apresentam anualmente à Assembléia Legislativa.
Uma das concessionárias ouvida informa que já investiu, desde maio de 1998, na Rodovia Anhanguera e Bandeirantes, mais de R$ 3,5 bilhões. Não sei se esquecera de perguntar ou não responderam qual foi o real valor arrecadado desde o inicio de suas operações. Deveria também informar qual foi seus lucros líquidos no mesmo período. A verdade nua e crua nessa história é que as rodovias no estado de São Paulo estão nas mãos da iniciativa privada que ganhou de presente do governo esse filé que foi temperado e está sendo servido com um tempero muito ardido para os usuários. É chegada a hora de um basta nessa situação.
Como se vê isso não deixa de ser uma violência contra os brasileiros. Isso pode trazer um maior desenvolvimento para o estado, mas também encarece os produtos transportados gerando um efeito cascata nos preços. Sabemos que os empresários sempre repassam para o consumidor final todos os encargos. Quem paga o ‘pato’ é sempre o consumidor.
Violência financeira
Pagar pedágio com um preço justo ninguém reclama. O que os usuários reclamam mesmo é dos valores exorbitantes praticados na malha rodoviária paulista; desde o inicio da privatização das rodovias de São Paulo, em 1998, foram instalados 112 pedágios nas estradas paulistas – o equivalente a uma praça nova a cada 40 dias. O estado já tem mais pedágios do todo o resto do brasil. São 160 pontos de cobranças em vias estaduais e federais no território paulista e 113 no restante do País, segundo a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias.
As concessionárias afirmam que a tarifa de pedágio é a principal fonte de receita e que, com a privatização, as estradas melhoraram sensivelmente. Os pedágios, na verdade é a galinha dos 'ovos de ouro'. Disso ninguém duvida. O que ocorre é que as concessionárias pegaram as rodovias já construídas, simplesmente chegaram lá e maquiaram e começaram a exploração dos usuários. Somente para se ter uma idéia as praças de pedágios paulista arrecadaram a partir do inicio deste ano R$ 2,99 bilhões nos primeiros meses deste ano, conta fechada na ultima quinta-feira 22/07/2010.
O calculo é do site Pedagiômetro (www.pedagiometro.com.br) que monitora em tempo real o volume de dinheiro que entra nos guichês das concessionárias de estradas. Os criadores do Pedagiômetro, Eric Mantoani e Keffin Gracher, dizem que os pedágios paulistas arrecadam R$ 168,00 por segundo, o que dá R$ 605,6 mil por hora e chega perto de R$ 435,6 milhões por mês. O calculo é feito com base nos relatórios de arrecadação que as concessionárias apresentam anualmente à Assembléia Legislativa.
Uma das concessionárias ouvida informa que já investiu, desde maio de 1998, na Rodovia Anhanguera e Bandeirantes, mais de R$ 3,5 bilhões. Não sei se esquecera de perguntar ou não responderam qual foi o real valor arrecadado desde o inicio de suas operações. Deveria também informar qual foi seus lucros líquidos no mesmo período. A verdade nua e crua nessa história é que as rodovias no estado de São Paulo estão nas mãos da iniciativa privada que ganhou de presente do governo esse filé que foi temperado e está sendo servido com um tempero muito ardido para os usuários. É chegada a hora de um basta nessa situação.
Como se vê isso não deixa de ser uma violência contra os brasileiros. Isso pode trazer um maior desenvolvimento para o estado, mas também encarece os produtos transportados gerando um efeito cascata nos preços. Sabemos que os empresários sempre repassam para o consumidor final todos os encargos. Quem paga o ‘pato’ é sempre o consumidor.
Diante da sanha das concessionárias em continuar explorando, enriquecendo os cofres, resta apenas uma ação radical por parte dos usuários, começarem no estado uma rede de protestos fechando as rodovias para chamar a atenção das autoridades (i) responsáveis. (Movimento Estadual contra os Pedágios Abusivos de São Paulo ) faz esse trabalho, o que precisa é mais pessoas se conscientizar e aderir ao movimento. Gostaria de propor idéias mais radicais, com certeza vão dizer que estou incentivando outro levante paulista contra mais este absurdo.
A violencia faz parte do nosso dia-a-dia que por vezes apenas nos escondemos e nem protestamos.
ResponderExcluirAgora falando em pedágio, não está computado aí, quem paga com "via fácil", como é o meu caso.
As taxas são enormes, o que aumenta o lucro.
E sobrou muito mais, depois do pedágio, para o governo gastar em nada...nada???
Bjs no coração!
Nilce
Cara, pior que o Estado do Rio de Janeiro já começo nesta onda, pois de Campos dos Goytacazes já tem pedágio, fora o trecho de Campos até perto da fronteira do Espirito Santo (vulgo, onde passam caminhões de carga da Petrobras)...
ResponderExcluirFique com Deus, menino J. Araújo.
Um abraço.
Estamos indo de mal a pior.
ResponderExcluirbjs
Insana
Oi... Desculpe-me pela demora em responder. Obrigada por sua visita. Volte outras vezes. Há!braços
ResponderExcluirCaro Araujo,
ResponderExcluirBom seria escrever seu texto e colar nos abrigos de onibus, postes, pontes, como fazem os candidatos.
Quem sabe o povo acorda e APRENDE A VOTAR. As eleições estão aí, e o trem da alegria continua igual, com todas as suas figurinhas.
O ladrão que está na cadeia rouba de mão armada uma "merrequinha" e vai pro xilindró. Uns e outros, nos roubam e ainda zombam de nossas caras.
Esse país é uma VERGONHA NACIONAL E INTERNACIONAL.
Abraços.
J.Araújo seu blog, tem um visual
ResponderExcluirmuito belo, as cores, destribuição
dos enuciados, parabéns!! mas o que
mais me chama atenção é a qualidade
das informações,a qualidade, nos faz muito bem informados de vários assuntos, politica, economia, história, ciências,etc... uma grande ajuda na nossa formação, parabéns!!!