27 agosto 2010

>Moedas brasileiras

O primeiro dinheiro do Brasil foi a moeda-mercadoria. Durante muito tempo, o comércio da terra foi feito por meio da troca de mercadorias, mesmo após a introdução da moeda de metal. 20.000 Réis Abaixo moeda de ouro cunhada em 1896, com armas e legendas adequadas ao regime republicano. A cunhagem de peças de ouro foi feita apenas até 1922, pois os valores maiores passaram a ser cédulas.

As primeiras moedas metálicas - de ouro, prata e cobre – chegaram com o início da colonização portuguesa. A unidade monetária de Portugal, o REAL, foi usada no Brasil durante todo o período colonial. Assim, tudo se contava em réis – plural popular de real – com moedas fabricadas em Portugal e no Brasil.

As casas fabricantes de moedas foram aqui criadas à medida que os lugares iam desenvolvendo-se e necessitavam de dinheiro.


A primeira foi a Casa da Moeda da Bahia, seguida pelas do Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais.

O Governo Provisório republicano também permitiu que alguns bancos emitissem cédulas. As emissões multiplicaram-se muito e retornou-se à idéia de um único emissor que, de 1892 a 1896, foi o Banco da República do Brasil.
Nota de 30.000 Réis











abaixo moeda de 200 Réis
As moedas de troco de cuproníquel, produzidas entre 1889 e 1900, traziam o valor de um lado, e o escudo das Armas da República do outro.O meio circulante nacional vem sendo marcado por profundas mudanças no período republicano, como a popularização do uso do papel-moeda. O Governo Federal se tornou, durante este período, o único responsável pela emissão de nosso dinheiro. E, em 1942, uma nova unidade monetária veio substituir o Réis - o Cruzeiro.Especialistas brasileiros em programação visual desenvolveram trabalhos, que tiveram como resultado o uso de aspectos históricos e culturais nacionais como tema de cédulas e moedas. Hoje, nosso dinheiro é, também, inteiramente fabricado no Brasil.






Obs: A nota de R$ 1,00, não é mais fabricada.
Pode gostar também de: Nosso dinheiro

Fonte: Banco Central

21 comentários:

  1. Sabe o que é engraçado, tinha um macete na casa da moeda fazia, não lembro em que época, ela pega uma moeda de um determinado material e recunhava numa nova moeda de valor, com isto o dinheiro da casa moeda acaba aumentando...

    Nota, estar moeda que foram recunhadas são bem valiosas, pois a borda ainda tem um pouco da impressão anterior da meoda.

    Fique com Deus, menino Jota Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o histórico... blog também é cultura! Lindas as moedas de ouro, mas não valem seu comentário no meu post lá no Poetizando. Obrigada.
    A idéia do seu blog é bárbara!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ola Araujo! Gostei do seu modo de ser, e das moedas tambem. Eu tenho algumas foto de moedas que ganhei de um banco (agenda). Haaa Amelia continua sendo de verdade certo? Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo, se tem um site blog que nós gostamos foi o seu, agorinha mesmo estavamos comentando sebre sua postagem eu meu filho e minha mulher, e eles dois não tiveram a oportunidade de conhecer muitos das notas e moedas das décadas passadas.
    Muito bom seu blog também.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Meu caro Jorge... o que quis dizer é que não trocaria seu comentário e sua atenção comigo lá no Poetizando, nem por moedas de ouro... é o contrário do que vc pensou. Concordo completamente com vc sobre o desgaste das relações.
    E mais uma vez, agradeço sua atenção comigo.
    Muitos beijos e um lindo domingo pra vc.

    ResponderExcluir
  6. seus post são demais querido como vc esta??? um bjo !

    ResponderExcluir
  7. Uia, q interessante! Eu nem sabia muito sobre isso, sou da época das notas cada uma de um tamanho ahsuahsuahu... aloka. Obrigado pela visita! Bju!

    ResponderExcluir
  8. o teu espaço também é interessante!

    A propósito, adoro fotografar!

    ResponderExcluir
  9. Ola, mt obg pela visita!
    Nao sei o que houve com a opcao de comentários de me blog, já tentei reparar o erro, mas nao consigo.
    Para comentar tem que clicar no titulo da postagem, aí sim da certo! :)
    Volte sempre que quiser.
    Deixo sorrisos...

    Teu blog é mt interessante!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, J, Pode divulgar o texto, sim.Quando o fizer, avise-me para comentar. Abraços.

    ResponderExcluir
  11. rsrsrsrsr..nem sei de onde tirei o Jorge...
    Beijos... espero que esse começo "marcante" seja sinal de uma longa amizade...
    Beijos, de novo, e uma linda semana.

    ResponderExcluir
  12. Oi J.Araujo, vim agradecer seu recadinho e prestigio carinhoso lá no meu Solidão de Alma. Gostei do teu espaço e das matérias aqui explicitadas.Parabéns, tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  13. Gostei do seu blog, super interessante e bem diferente dos que estou acostumada a ver. Virei mais vezes aqui, com certeza!


    beijoss

    ResponderExcluir
  14. Já passei cada sufoco com essas notas...Ufa! Agora depois de mais velho saí do sufoco. mas até quando? Sabe lá. Abraço

    ResponderExcluir
  15. ...bem cheguei...gostei...fico...
    e eu nem me lembro das moedas antigas...detesto moedas(mas a filha adora)...mas na hora do aperto é elas que nos salvam...
    bjks doce no ♥...

    ResponderExcluir
  16. Meu amigo, parabéns!!! muito informativo, precisamos conhecer a
    nossa história, seu blog precisa ser visitado por todos em especial
    professores e estudantes,continue
    Eu estou apredendo e muito.

    ResponderExcluir
  17. Ah nossas notinhas!
    É sempre bom saber, ficar informado, agora visitando seu blog, está lindo.

    ResponderExcluir
  18. Adoro a história das moedas!!
    Super bacana!

    Beijos
    Hellen

    http://bonitete.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...