04 setembro 2010

>Sexo frágil

webAo longo dos séculos, a mulher sempre foi tratada como sexo frágil. O que não é verdade, mulher é mais sentimento e menos razão; é mais suave no andar, no falar, na maneira como se comporta diante das situações mais extremas. Ela é forte o bastante para lutar por seus direitos. É capaz de dar a vida para defender a cria; e quantas já morreram fazendo isso.

O que ocorre é que a mulher está perdendo a batalha para o machismo violento de muitos homens, que não tem o mínimo de condições para conviver em sociedade, menos ainda conviver com uma mulher. Nem parece ser filho de uma. As mulheres, não somente do Brasil, mas do mundo inteiro pede respeito e clamam pela vida que estão sendo tiradas sem pena e sem dó por homens covardes.

Todos os dias tomamos conhecimento através dos noticiários nos jornais e TV de violência praticada contra as mulheres. E isso acontece em todas as classes sociais e, não somente nas classes menos abastadas. Sempre existe homens que espancam e humilham suas vítimas e pousam de bonzinhos quando denunciados. As leis não protege as vítimas, mas sim os canalhas que cometem as barbaridades.

A lei Maria da Penha que cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher veio para punir, mas parece que caiu no vazio, na verdade, pouca coisa ou quase nada mudou. As mulheres continua sendo espancadas e mortas.

Esses mesmos covardes vivem em diversos meio da sociedade e não só nas camadas mais pobres como se pode imaginar. Até parece que não são filhos de uma. E o pior de tudo isso é que dependendo do nível social esses crápulas nem vai preso.

Exemplos é o que não faltam, todo os dia temos noticias de mulheres que foram vítimas da brutalidade, principalmente dentro da própria casa. Homens que praticam violência contra as mulheres são fracassados, que diante de outro homem se acovardam.

(autor: J Araújo)

(leia o texto abaixo de outra autora)

"Elas pedem um minuto, um minuto de respeito. Cansadas de serem objetos de prazer e violência, as mulheres pedem uma trégua à sociedade machista.A cada minuto pode-se registrar uma atrocidade feita contra o belo sexo.

Elas foram feitas para encantar o mundo, mas sofrem com o preconceito e a discriminação. Em algumas culturas não têm direito nem mesmo a expressar seus desejos mais íntimos.

Podem sofrer violência até mesmo se forem abandonadas por maridos ou noivos. Não vivem suas infâncias tranqüilas, pois já foram prometidas a algum pretendente. Não chamo isto de cultura, chamo ignorância e falta de humanidade.

Quando tidas como objeto de desejo, são anulados seus sonhos e sentimentos. Mas pobre daqueles que não entendem o coração de uma mulher. Se buscam o crescimento
profissional têm que provar sua capacidade a todo instante.

Como mães, são sugadas até a última gota de sua essência. E por que não são respeitadas? Por que sofrem tanta violência? O mundo machista não lhes permite plena liberdade, talvez por temer seu poder, pois a mulher já provou uma capacidade que o homem não tem: ela é multifuncional.

Não que eu seja feminista, sou humanista!
Devemos respeitar o “ser humano” em cada um, seja homem ou mulher, independente de suas escolhas. A luta feminina continua, mas de forma sutil. Com seu traquejo, a mulher conquistará seu espaço na sociedade, mesmo que leve algum tempo. Por tudo, um minuto de respeito, pois aí vem uma MULHER".

(autora: Alzenir)
Vale a pena visitar Releituras de Mundo

29 comentários:

  1. Araujo meu amigo querido.
    Esta foi uma das mais belas postagem aqui vista em teu recanto.
    Enalteces a mulher como ser humano que sois e como de fato elas são.
    As divinas Marias, todas no trabalho incessante e constante do primor da vida. Aquela que a própria vida sua e d'outros principia.
    A mulher consoladora, amiga e companheira de todos os instantes, todos os dias.
    Frágeis? Somos no sentimento. A vida nos cobra bem a contento de cada um, quando tudo o que queremos é chorar, sentir, expressar o coração nas leis do amor. Ser forte é obrigação, é cobrança é acatar tudo sem palavras sem razão. Sair lutando como bravo guerreiro. Não. Isto não é do nosso feito. Nossas armas se encontra no âmago, na essência de viver e no jeito ofertamos o amor, que o Cristo nos entregou com confiança e entre acalantos nos disse: Segue!

    Maravilhoso tudo o que expressaste
    palavras que tocam almas e sinceramente desejo que elas se esparramem no coração dos homens...

    Feliz fim de semana.
    Feliz feriado com muita meditação, pois que isto vale a pena...

    Bjs

    livinha

    ResponderExcluir
  2. O que mais apavora é que essa violência contra mulher, vem crescendo a cada dia. A lei Maria da Penha, embora esteja funcionando, não tem conseguido conter tal violência.O que é lamentável.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. UMA POSTAGEM DIVINA E VC É DANADO DE BOM BJS MARCIA.

    ResponderExcluir
  4. Oi J. Araújo, belo post, a mulher é mãe, é trabalhadora, sorri, ama, chora, e passando por tudo que passa ainda tem que enfrentar a fúria de debilóides assassinos, e quando não, mas de agressores covardes.
    Um belo post sim, abraços e obrigado pela visita e palavras ao meu blog, Mauro

    Já o estou seguindo!

    ResponderExcluir
  5. Lamentável constatação JAraujo
    Concordo com o texto, a violência contra as mulheres está assustadora .E todo homem se sente superior na força física , daí os covardes tramarem contra com mais facilidade ,
    Gostei do post que acentua a necessidade de leis mais rígidas contra esses brutamontes que maltratam suas mulheres e nao lhes tem o menor respeito.
    Salve voce JAraujo com sua sensibilidade.
    abraços, bom domingo
    Obrigada da visitinha

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela visita!

    Gostei muito do seu blog... e da ênfase justíssima à mulher.
    Ahh se todos pensassem assim como vc... o mundo com certeza seria bem melhor!

    Beijos sangrentos da vampira Laysha.

    ResponderExcluir
  7. As mulhres não deveria ser tratadas como objetos, ou simples motivo para capricho, pois elas são importantes para a nossa vida, porque são mães, companheiras, amigas e etc...

    Fique com Deus, menino J. Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Olá amigo Araújo!

    Passou lá pela Casa do Rau, e como sempre o faço, venho retribuir a simpatia.

    Chego aqui e deparo com um post que não posso ignorar.

    Sou mulher, sou mãe, sou esposa, sou um lutadora pelos direitos humanos e acima de tudo uma cidadã do Mundo ... esclarecida e atenta!

    Amigo, em pleno século XXI e neste aspecto, ainda vivemos nas trevas.
    Temos corrido algum caminho, conseguido algumas vitórias, mas no capítulo da igualdade como seres humanos e mais ainda no da anti violência, estamos ainda a anos luz...

    Veja-se o que se passa nos países Islamitas... a lapidação é simplesmente ignóbil.
    Veja-se o jugo a que as mulheres em todo o Mundo são submetidas, seja lá em que classe social for.

    As mulheres são o BERÇO do MUNDO, e merecem todo o respeito do MUNDO!

    Sabe amigo? Este meu discurso, talvez aparentemente demasiado pessimista, deve-se ao facto de que nem todas as mulheres se empenham a sua própria libertação, e isso sim, incomoda-me muito.

    No dia em que todas tenhamos o mesmo nível educacional e cultural, e isto não é uma utopia, hoje em dia há mais mulheres nas universidades do que homens, pelo menos no Ocidente, nós chegaremos lá.
    Quando algum "homem" ousar levantar uma mão para agredir uma mulher, terá o que merece...
    Será delatado e punido como merece!

    Desculpe se me alarguei no comentário, mas a este tema não posso ficar indiferente.

    Tenha um bom dia, eu voltarei.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. É uma verdade lamentável mesmo!!
    Parabéns pelo texto e por sua sensibilidade.
    Bom domingo

    ResponderExcluir
  10. Texto muito bom e realista. É absurdo o que vemos nos dias atuais.

    J. Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  11. Hola Araújo..

    Vengo a saludarte y desearte una hermosa semana..

    Cuando te duele mirar hacia atrás y te da miedo mirar adelante, mira hacia la izquierda o la derecha y allí estaré, a tu lado.


    Acabo de publicar dos capítulos juntos de mi novela.
    Según tus deseos te pego el link para que puedas leerlos con más comodidad..

    http://creatividadyletras.blogspot.com/2010/09/regreso-casa-capitulos-vi-y-vii.html

    Que la vida te sonría hoy y siempre..

    Alexander♥

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Deste assunto meu querido amigo, posso opinar com experiencia de causa. Meu pai era alcoolatra, e violento, saia bebia e voltava pra casa espancando minha mãe, que trabalhava feito louca para nos sustentar.
    Eu e meus irmão mais velho levamos varias surras dele bebado,.
    Em uma dessas inumeras vezes em que ele surrou minha mãe, meu irmão para não deixar que ele a matasse, deu-lhe com a vassoura na cabeça o levando ao desmaio, era a unica maneira de proteger minha mãe, dai quando ele acordou, nos surrou até nos deixar caidos em um canto.
    Minha mãe não conseguia tirá-lo de casa, mas depois de muito apanhar ela o expulsou.
    ver minha mãe apanhando, por muito tempo, me fez ver o tamanho da covardia de um homem sem carater.
    Muito bom o teu texto, maravilhoso mesmo. Te parabenizo
    querido e desculpe o desabafo, se fosse falar tudo que passei com esse pai...sempre surrando minha mãe, ficaria por horas, mas graças a Deus acabou passou e a vida segue...
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  14. J. Araújo, não tenho palavras para expressar a eterna gratidão pelo reconhecimento de meu texto. Sendo você um homem, penso no efeito que o texto causou. Sua bela iniciativa é um grande passo para a mudança de conceitos sobre a mulher. Muito obrigada. Grande abraço de uma mulher mais feliz.

    ResponderExcluir
  15. Olá querido Araújo,

    Muitas vezes eu fico pensando o que levaria um homem a cometer uma crueldade com a mulher?
    Já me deparei com situações complicadas com homens que passaram necessariamente na minha vida.
    Por exemplo: Meu marido ja falecido, pai de meu filho. Ele, e todos os homens da família dele, (pai e irmão) tinham um temperamento agressivo, mas, com eles próprios: quando se irritavam com alguma coisa destruiam tudo que lhe caíam nas mãos. Embora nunca tenha ameaçado a me bater eu tinha medo dele, pavor mesmo. Para ser bem sincera, senti um alívio quando ele faleceu. Passei a viver sozinha com meu filho, mas sem medo. Por algum tempo: infelizmente o meu ´próprio filho tem um temperamento rebelde, as vezes agressivos, porém, com palavras, o que não deixa de ser uma agressão.
    Palavras as vezes doem mais que um tapa, mas, eu não quero nem uma coisa nem outra para mim.
    Mas, algumas vezes eu tenho que engolir um sapo, se não quiser piorar a situação. Meu único ffilho, quando está irritado, fica agressívo com palavras, então, eu desligo o "power", e o deixo falar, falar, e aí ele se cansa e desliga o telefone. Passa um dia e me manda mensagem pedindo Perdão. Já disse a ele, que 'AMAR É JAMAIS TER QUE PEDIR PERDÃO'.
    São bonitas palavras não?
    É são bonitas, mas nem sempre são entendidas assim, acabam se perdendo no tempo e espaço.
    Acredito que a violencia contra a mulher, tem que ter um olhar preventivo: se a mulher tem um namorado que aparenta um temperamento agressivo, é melhor esquecer e procurar outro, porque, ninguém muda radicalmente. E e uma mulher se arriscar achando que depois de casado, com os filhos tudo muda, se engana, não muda, a tendencia é piorar.
    E, tambem na primeira atitude agressiva, mostrar-se forte indo procurar uma delegacia, vai demonstrar ao agressor, que ele não pode sair falando e agindo de qualquer jeito, que respeito é bom e todo mundo gosta.
    E se nem assim, der jeito, cai fóra enquanto é tempo. Com homem agressivo e persistente, não há meio termo, não se brinca.
    Talvez esses agressores que temos visto na mídia ultimamente, se sentiram em alguma ocasião na vida, inferiores, bem inferiores.
    Na verdade, a mulher é um ser superior e previlegiado, só ela pode DAR A LUZ.
    Não é maravilhoso carregar no ventre um ser humano, e dar a ele a luz?
    Então esta é uma benção que DEUS determinou a mulher.
    Se todo homem agressor pensasse na mãe, não agredia ninguém, porque com certeza não gostaria de ver alguem agredindo sua própria irmã.
    Hoje falta também, religiosidade.
    Se fosse escrever tudo que me vem a cabeça agora, isso iria virar uma folha de jornal.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. J Araújo querido!
    Parabéns pelo blog que é muito interessante e pelo post que acabei de ler.
    Precisamos de mais homens como você neste mundo.
    Beijos, muitos!

    ResponderExcluir
  17. Lindo o texto.....muita sensibilidade....realmente precisamos ser amadas e respeitadas por todos.....bjcas

    ResponderExcluir
  18. Maravilhosa reflexão/denúncia J. A.!!! Terrível realidade essa da violência contra a mulher. Infelizmente fui vítima dessa realidade em minha vida e recorri a Lei Maria da Penha. Essa lei foi realmente um avanço incrível no âmbito jurídico para resguardar a integridade das mulheres que são vítima de violência tanto física como psicológica. Faz-se necessário, no entanto, que haja coragem por parte das vítimas para denunciarem seus agressores. Daí a importância de artigos como esse que você publica, para que aumente a consciência e as conquistas positivas alcançadas através da lei.
    Obrigada pela visíta em meu blog e parabéns pelo seu. Forte abraço!
    Izabel

    ResponderExcluir
  19. Tenho profundo respeito às mulheres e já escrevi sobre o assunto, no Recanto das Letras e no meu blog.
    Empatamos!

    Abraços,
    Jorge

    ResponderExcluir
  20. Olá! Vim agradecer pela visita que me fez e pelo comentário deixado lá!

    Fiquei muito feliz em vir até aqui. Surpresa eu diria!!!

    Com sua indignação pelo preconceito e violência direcionados a mulher!

    Homens como vc são fortes aliados nessa luta que eu espero estar perto do fim.

    Obrigado por me proporcionar momentos raros: respeito e admiração!!! Me senti muito bem aqui.Ou melhor: protegida é a palavra certa.

    Beijos da Sil.

    ResponderExcluir
  21. Bom feriado , meu amigo .
    Muito relevante o teu texto .
    Saber que eu me permiti ser vítima de violência doméstica durante dezoito anos e permitir que o meu agressor ficasse sempre impune , tentando me enganar dizendo pra pessoas ; ¨Não devo fazer nadacontrao pai dos meus três filhos ¨ . Quanta covardia a minha , quanta estima baixa eu tinha . Era agredida e apenas me sentia culpada , achando que eu tinha algo de errado comigo , como se fosse possível justificar uma agressão desta natureza . O preconceito das pessoas é muito grande com pessoas vítimas de violência domèstica . Tem sempre uma piadinha aqui e acolá , as pessoas banalizam a dor do outro , como se estivesse,os naquela posição , por puro comodismo ou prazer masoquista . A coisa é bem mais complexa que se possa imaginar . Livre deste pesadelo , o que posso dizer pras pessoas vítimas de qualquer tipo de violência , é que se faz necessário denunciar logo na primeira vez , cortar o mal pela raiz , sem dó e nem piedade . Caso contrário , se torna um círculo vicioso , sem fim e sem solução .
    Quem é agressor é agressor sempre , não vai acontecer um milagre nunca , o que deve ser feito é colocar esta criatura atrás das grades , assim pode ser que ele vendo o sol nascer quadrado possa refletir sobre sua postura agressora e a partir daí pensar duas vezes antes de agredir alguém . Obrigada, Jota , por me dá oportunidade de botar a boca no trombone .
    Beijos ...
    Socorro Araújo

    ResponderExcluir
  22. Olá, amigo Araújo
    De facto as férias sabem sempre bem, e ajudam a recarregar baterias... Comigo aconteceu...

    O seu texto é muito bom. Assino em baixo.
    Tenho esperança de que a situação um dia mude, mas muita água tem que correr debaixo da ponte, antes que à Mulher seja reconhecido o devido valor e respeitados os seus direitos de ser humano.

    Uma semana feliz. Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Grande blog!!!, direto y sensível. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  24. Olá,
    É incrível como o problema está tão grande e quase nem se discute sobre isso. As diversas formas de violência contra mulher, ultimamente, não passam de manchetes que logo são esquecidas.

    O texto diz uma grande verdade, essa causa não é uma questão de ser feminista ou não, é o ser ser humano que está em jogo.

    Abração, valeu pela visita no blog.

    Gostei do seu, tô seguindo.

    ResponderExcluir
  25. Obrigada Araújo, não há muito mais a acrescentar ao que aqui foi dito.
    Aplaudo a tua postagem.
    Sempre me emociona quando um homem defende assim o estatuto da mulher, num nível geral!

    Obrigada também pela tua presença no meu espaço. Volta sempre. Beijo.

    ResponderExcluir
  26. J. Araújo,

    Um belíssimo texto, sensível e muito inteligente!

    "Ah se todos no mundo fossem igual a você"!


    Parabéns!


    Um abç, Marluce

    ResponderExcluir
  27. Araujo,

    Eu vim lhe agradecer pela delicada visita ao Blogzoom. Eu li no seu perfil que vc gosta de poesias, eu tenho muitas, especialmente no Masquerade. O Blogzoom sempre tras entretenimento, eu penso que crianças e jovens poderão ler. O outro fala de Comportamento. Eu já participei de campanhas, especialmetne sobre Violencia. Eu precisei parar porque tenho um maluco que me persegue.

    Eu faço parte de 2% da população feminina e brasileira que denunciou o marido na DEAM. Contudo, Araujo, a Lei existe mas não a Justiça. A corrupção está causando um enorme sofrimento na minha pequena filha.

    Enquando a sociedade não mudar de conceito e comportamento, não adiantam leis, porque sem a punição justa as mulheres não terão coragem de denunciar seus algozes.

    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Araujo,
    Post sensacional, parabens!! que bom rever esse argumento de vez em quando..vamos lembrar sempre!!
    Vim so agora te agradescer sua homenagem por eu ter sido a n° 200 dos seus seguidores rsrs tava de férias e quase não tinha acesso na WEB, acabei nao pegando o meu selinho rsrs.
    Seu blog tem mta informação que preciso morando fora, inclusive de utilidades, passarei outras vezes,
    um abraço!!
    ah!! vou te linkar pra por no home.

    ResponderExcluir
  29. Achei o texto muito legal, você fez uma grande dissertação, parabéns . E, obrigado pelo incentivo...é muito bom ser reconhecido por pessoas que não conhecemos...peço que me ajude a por um pouco de juízo na cabeça da juventude brasileira me ajudando na divulgação...

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...