Imagem google |
Dizem que a melhor fase da vida é a infância, quando a gente pode se divertir muito e descobrir o mundo de um jeito inocente sem culpa nenhuma. Mas tem certas brincadeiras que de repente, para quem mora nas cidades podem ser mal interpretadas e causar um grande problema a alguém.
Dar trote por telefone, por exemplo. Tem gente que liga para os amigos e faz de conta que é outra pessoa, por farra, e... Leva uma bronca. Outros acabam atrapalhando o trabalho da polícia, dos bombeiros, dos serviços de resgate.
De que maneira? Ao dizer que estão em apuros quando isso não é verdade. Segundo dados em média, uma em cada três ligações para os serviços 190, (Polícia Militar) 192 (SAMU) e 193 (Bombeiros) é trote – o que resulta em risco a vida.
A maioria dos telefonemas dada por crianças que tem entre 8 e 11 anos e geralmente no horário de saída de escola (no final da manhã e da tarde). “O grande problema é que, enquanto há alguém brincando pelo telefone, a linha do serviço fica bloqueada.
Isso faz com que outra pessoa, que realmente esteja precisando relatar um acidente ou atropelamento grave, por exemplo, não consiga falar com a gente. Pode até ser um parente da mesma criança que ligou”, alerta o médico Jose Roberto Hansen, coordenador do SAMU(Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)de Campinas, SP.
O que precisamos fazer é educar nossos filhos orientando-os a ser responsáveis. As escolas também podem e devem através de palestras mostrarem aos alunos como é o funcionamento desses serviços e qual a importância deles na vida das pessoas. Com isso podemos diminuir sensivelmente o numero absurdo de trotes nesses serviços essenciais aos cidadãos. Vamos educar nossas crianças.
EDUCAÇÃO!! Como faz falta nos dias de hoje! Pais responsáveis! Mais ainda! Filhos estão abandonados à mídia eletrônica em geral; não há mais o olhômetro materno, pois as mães estão em seus empregos para aumentar ou prover mesmo a renda familiar. Então os filhos são da TV, do celular, da Internet, dos sites de relacionamentos e por ai vai o mundo de hoje! Infelizmente! Falta o contato humanizado! Ótima reflexão a sua! Abraço, Célia.
ResponderExcluirNunca gostei de trote. É algo que prejudica o outro.É falta de criatividade para não dizer de educação.Abraços.
ResponderExcluirtrote e ridiculo quem passa trote deve ser um filho duma puta
ResponderExcluirisso e algo que nao tem graca pode ate acabar matando alquem entao nao facam trote
ResponderExcluir