17 março 2012

>Brasil e Espanha

web
Nos últimos dias tivemos noticias que eram esperadas há muito tempo e, uma delas foi a renuncia de Ricardo Teixeira da presidência da CBF, o maior cartola do futebol brasileiro. Mas antes, o secretário-geral da FIFA, o francês Jerome Valcke, sugeriu um “chute no traseiro” do país, cobrando mais agilidade nas obras de infra-estrutura previstas para a próxima Copa do Mundo de 2014. Criou um mal estar no governo e logo depois pediu desculpas que foram aceitas.

Esta semana surgiu o impasse da proibição da venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol durante os jogos da Copa do Mundo. Veio aqui para uma conversa o presidente da Federação Internacional de Futebol Associado, (FIFA) Joseph Blatter, que esteve reunido com a Presidente da República, Dilma Rousseff. Eles querem porque querem vender bebidas alcoólicas nos estádios e acham que ganharam a parada.

Mas tem um probleminha, a proibição ou liberação não é regulamentada por lei federal, mas sim por leis estaduais. Os estados brasileiros têm autonomia para legislar sobre a matéria. Olha em que confusão o governo brasileiro se meteu ao assinar o acordo com FIFA.
  
A verdade é que o Brasil -  o brasileiro menos ainda - não é respeitados nem levados a serio  em outros países, principalmente, europeus.  A Espanha é um exemplo do desrespeito de como os brasileiros são tratados, A aposentada de 77 anos, Dionísia Rosa da Silva, de Sumaré (118 km de SP), voltou ao Brasil, após três dias retida num aeroporto de Madri, só com a roupa do corpo.

O episódio reacendeu a crise entre Brasil e Espanha por conta da deportação de brasileiros. Formalmente, ela foi barrada por não apresentar a carta-convite para hospedar-se na casa da filha. A polícia disse ontem, porém, que decidiu deportá-la ao averiguar que sua filha e genro estão irregulares no país. A família nega. A verdade é que nós somos hospitaleiros demais, enquanto os outros países dificultam o maximo nossa entrada em seus territórios. Com certeza, o governo brasileiro precisa se posicionar. Essa não é a primeira vez que isso ocorre naquele país.

Um comentário:

  1. Grupo Âmbito Penal – Criado especialmente para operadores do Direito, estudiosos em Direito Penal, com o objetivo de desenvolver discussões, compartilhar informações, livros, ideias, jurisprudências, notícias, decisões de tribunais, peças jurídicas, etc; um espaço colaborativo para ampla abordagem do Direito Penal.

    Venha fazer parte deste importante grupo de profissionais do Direito Penal, dentre eles, advogados, professores, estudiosos e intelectuais e receber diretamente em seu e-mail informações e conteúdos exclusivos.

    Inscreva-se: http://groups.google.com/group/ambito-penal/ ou envie um e-mail para: ambito-penal@googlegroups.com

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...