01 abril 2012

>Não foi acidente


Esta semana uma resolução do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de só aceitar abertura de processo criminal contra motorista embriagado se for comprovado ter ele concentração de álcool no sangue superior a 0,6 gramas por litro (só comprovado por exame de sangue ou uso de bafômetro, aceito voluntariamente pelo suspeito) deixou, principalmente, aqueles que já foram vitimas ou tiveram familiares ou amigos vitimados sabem o quanto foi frustrante.

Acontece que o infrator não é obrigado a produzir prova contar ele mesmo e dessa maneira vai continuar a desafiar as leis fazendo barbaridades no transito e matando inocentes nas vias públicas e rodovias de todo país. A resolução proferida pelo STJ deixa os infratores mais felizes com essa decisão e reduz praticamente a Lei Seca a uma mera carta de intenções sem efeito prático.

A aprovação da Lei 11.705, em 2008 (Lei Seca), modificando o Código de Trânsito Brasileiro para possibilitar a punição de motoristas embriagados, criou a expectativa de que esse problema pudesse ser reduzido. Estudos indicam que em 70% das ocorrências de trânsito, que resultam em morte, o uso de álcool pelos condutores está envolvido. Diariamente, a mídia revela as tragédias que trucidam pessoas, destroem sonhos e enlutam famílias. Vidas jovens compõem a parte mais relevante desse massacre.

Precisamos reagir a essa matança, e os veículos de comunicação do Grupo Bandeirantes entrou com uma campanha pelo aumento do rigor nas punições a motoristas que dirigem após o consumo de bebidas alcoólicas não importando a quantidade consumida. 

A campanha “Não Foi Acidente", criado pelo engenheiro Rafael Baltresca, de 32 anos, que teve a mãe e a irmã mortas em um acidente provocado por um motorista embriagado no ano passado”. Participe da campanha para aumentar o rigor da Lei Seca. O objetivo é reunir pelo menos 1,3 milhão de assinaturas, em todo o Brasil, para a proposição de um projeto de lei de iniciativa popular, que vai alterar a lei nº 9.503, de 1997. Até agora, mais de 200 mil pessoas já aderiram”.

7 comentários:

  1. Muito bom seu texto! Eu sofri um acidente sério de carro, que me deixou cicatrizer no corpo e me fez ficar quase um ano sem andar. E foi ocasionado por uma mulher bêbada ao volante.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Pelo amor de Deus! Como pode, não é mesmo? Embriagar-se. Matar e sair ileso como se nada houvera acontecido! Exemplo? Ah! Os próprios que deveriam dar o exemplo, embriagam-se e recorrem a não favorecer provas contra o ato criminoso! Unamo-nos! Quem sabe?!
    Abraço, Célia.

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo, quando será que neste país a justiça será justiça? Vamos orar e aguardar.
    Abração.

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo

    É uma pena que
    no Brasil,
    as melhores inteligências
    muitas vezes estão
    colocadas na contramão
    da justiça,
    da esperança,
    do que faz
    o humano ser digno
    de ser chamado humano.

    E vamos lá reforçar
    a campanha...


    Que haja sempre perfume
    de sonhos em tua vida.

    ResponderExcluir
  5. Aqui não funciona bem assim, a policia pode fazer soprar no balão e se o álcool for excessivo, até pode ser preso...

    Nunca vi um caso em tribunal, mas imagino que o resultado do teste seja tomado em conta para a sentença! ;)

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Passo pra saber de vc e desejar-lhe que esteja bem junto aos seus queridos!!!
    Vamos combater o mal pela raiz!!!
    Que a Lei seja aprovada!!!
    Também felicito-o pelo dia da Pascoela...
    Abraços fraternos de paz e pascal

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, Araujo,

    É bem verdade que nunca vi um assassino de transito cumprir pena. O acidente mais chocante que tomei conhecimento tem a ver com pessoa da familia de uma amiga.

    Sua sobrinha voltava quase meia noite de uma quarta feira, de seu trabalho na garupa de uma motocicleta.

    Quando chegou aqui no final da avenida Prestes Maia, simplesmente um carro passou por cima de sua moto.

    O motorista, arrastou o corpo e foi despedaçando pelo trajeto até o bosque dos Jequitibas, e fazia manobras bruscas laterais com o automovel no intento de livrar-se do resto do corpo preso pela mochila que ela carregava nas costas.

    Resumindo, encontraram no carro, cervejas consumidas, maconha, craque, e o indiciado ganhou a liberdade condicional para esperar o julgamento. Não houve flagrante.

    Demorou cinco anos para ser julgado, e pegou 6 anos de prisão, Como já havia cumprido 5 anos em liberdade condicional, resumiu em 01 anos e 02 meses, ou seja, por bom comportamento, cumpriu apenas 6 meses de cadeia.

    O que voce acha que merece esse animal?

    M O R T E

    Sinto muito, mas não sou complacente com esses assassinos.

    abraço, sonia.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...