27 abril 2013

>Dançando nos jardins do hospital


Duas caixas de som instaladas no jardim do Hospital Psiquiátrico Dr. Cândido Ferreira, no distrito de Souzas, delas saiam uma música e lá estava ele, um senhor, de cabelos brancos que esbanjava energia dançando no jardim desenvolvendo uma bela coreografia entre os pés de jabuticabas que povoam o espaço.  Naquele momento me veio à lembrança de um filme do cinema americano dos anos 50, com Gene Kelly, em um de seus trabalhos mais conhecido, verdadeiro clássico dos musicais, “Cantando na Chuva”, do qual também foi diretor.

De repente aparece uma moça para compor a cena. Peguei uma câmera improvisada e comecei a filmar aquela bela demonstração de dança ao ar livre, como livre deve ser a vida.  Ao termino fui cumprimentar o casal pela bela apresentação que eu acabara de assistir. O senhor descrito acima se chama Petrus Schoenmaker, 68 anos, um holandês radicado no Brasil que ensina dança de roda e de salão para crianças, jovens e adultos que se interessar pelos passos mágicos da arte de dançar. Ele disse que sua missão é “Alegrar e curar o mundo através das danças”.

Senhor Petrus estava me falando que o Instituto Dança Viva, é uma instituição que tem como objetivo levar e divulgar a dança para todas as pessoas em várias partes do “mundo”, e estava ali para uma apresentação, (que por conta própria vou chamá-la de danço terapia) com alguns pacientes do hospital. Pelo que vi os objetivos propostos estão baseados em três pilares principais:

1º ; “Criar possibilidades para que todo mundo dance as danças do mundo todo”.
2º ; “Ensinar quem quer nos ajudar a espalhar estas danças”.
3º ; “Promover rodas de danças e redes de contato”.

Pois acredita que a dança tem o ‘poder de prevenir e até curar algumas doenças. Percebe-se em seu olhar sua sagacidade e alegria que tem em dançar e a ensinar a dança a quem se interessar.  Ele diz que “as pessoas precisam dançar mais, o mundo precisa dançar”. A frase surgiu com muita naturalidade.  Que o instituto tem um curso de formação de dança de roda, e as pessoas interessadas podem se informar através dos telefones, ou mesmo por meio do site para maiores informações e se inscrever. 
   

9 comentários:

  1. A dança alegra, exercita e é muito prazerosa. Creio que tem, de fato, o poder de até curar, porque enquanto se dança se esquece de tudo. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Interessante esse Projeto que só pode fazer bem! abraços,chica

    ResponderExcluir
  3. Vida! Alegria! Dança! Música! Relacionamentos! Pessoas! Isso cuida e cura todos os males da alma que terão reflexos no físico, sem nenhuma dúvida! Parabéns pelo projeto!
    Abraço, Célia.

    ResponderExcluir
  4. Fico bem interessante os vídeos. Acho que dança é a terapia da alma, o canto também é, mas como cantar para mim é difícil, eu danço e danço muito sempre que posso. Quando saio quero logo saber se vai ter música, porque se tiver estou eu lá puxando todo mundo.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. A dança é um movimento que deixa o corpo leve. Excelente projeto.
    Abração.

    ResponderExcluir
  6. Lindo o vidio foi muito capricho da sua parte
    dançar deixa as pessoas leves também é excelente terapia encada até pelos médicos.
    Um grande projeto .
    Feliz semana meu amigo querido.

    ResponderExcluir
  7. Sr Araujo,

    Esse tipo de dança é fornecido em cursos do EGDS aos funcionários da Prefeitura Municipal de Campinas, sob orientação da Dra. Beatriz. Vale ressaltar que a carga horaria é contada para planos de cargo dos funcionários. sonia.

    ResponderExcluir
  8. Ola, tudo bem? Estou começando a divulgar o meu blog agora
    e gostaria que visitasse e deixasse seu comentário dizendo o que achou.
    Desde ja agradeço =) Jessica

    ResponderExcluir
  9. Bela matéria! J.Araújo,parabéns! como é bom ser do bem, fazer pessoas se sentirem bem, através da dança, música, como fez este senhor holandês, "danço terapia" você observou, precisamos observar... o que é bom para nosso corpo e nossa alma. são atitudes como esta que faz a diferença em nossas vidas e na vida de muitos, forte abraço! gostei!!!!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...