26 agosto 2013

>Bolívia revista avião da FAB à procura de asilado


Atualizado as 20:05 hs. 
Louvável a preocupação da presidente Dilma Rousseff, quando falou nesta terça-feira (27), sobre o caso do senador boliviano que fugiu para o Brasil, o certo é que o caso levou a demissão do ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota, que estava à frente do Itamaraty desde 2010, inicio do governo Dilma. “O Brasil não poderia colocar em risco a vida de uma pessoa que estava sob a sua guarda”, afirmou Dilma. E emendou. “Um Estado democrático e civilizado, a primeira coisa que faz é proteger a vida sem qualquer outra consideração. Protegemos a vida e a segurança e garantimos conforto ao asilado”, criticou. “Se nada aconteceu, não é a questão. Poderia ter acontecido.”

Só que a presidente esqueceu que todos os cidadãos brasileiros merecem e precisam de mais segurança, principalmente, nas estradas brasileiras que acaba elevando o custo do transporte de cargas e quem acaba pagando a conta é o consumidor. Também é  bom que se diga a maioria delas  é de péssima qualidade."No inicio de julho o presidente da Bolívia, Evo Morales, foi protagonista de um episodio que provocou uma crise diplomática envolvendo vários países. Morales retornava da Rússia quando teve o seu avião proibido de sobrevoar o espaço aéreo da Itália, Espanha e Portugal, sendo obrigado a pousar na Áustria, onde foi revistado pela Policia Nacional". Nesse caso, era o ex-consultor da Cia, Edward Snowden, o alvo da caçada.

Porém antes, em 2011, segundo consta o alvo do governo boliviano foi a “caça”, o alvo foi um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que levava a bordo o ministro da Defesa, Celso Amorim, retornando de Santa Cruz de La Sierra, onde cumpria agenda oficial, quando policiais bolivianos entraram na aeronave com cães farejadores e fizeram uma revista minuciosa. O motivo? O governo desconfiava que no avião estivesse o senador boliviano de oposição Roger Pinto Molina, asilado na embaixada do Brasil em La Paz, havia mais de um ano.

A informação, mantida em segredo pelos dois países, partiu de fontes do governo brasileiro, que também comentaram sobre uma carta emitida pelo Itamaraty à Morales, repudiando a atitude radical do governo daquele país. A resposta foi um simples pedido de desculpa. O ministro Celso Amorim, tinha viajado ao país para acertar as negociações de doação de helicópteros para o combate ao narcotráfico nas fronteiras dos países.

E foram justamente questões relacionadas ao narcotráfico que levou o senador oposicionista Roger Pinto Molina, a pedir silo político ao Brasil. O senador da oposição é acusado em 20 processos judiciais movidos pelo poder público, após denunciar que funcionários do alto escalão do governo boliviano estavam envolvidos com o narcotráfico. E tudo isso só veio à tona agora. Não sabemos quem está certo ou errado, o que não podemos é ser alvo de alguns governos truculentos que tentam ganhar visibilidade com ações de quebra de protocolos internacionais. E o governo Morales é um deles. Quando ocorreu o fato do seu avião não poder sobrevoar o espaço aéreo dos países mencionados no inicio do texto, o mesmo subiu nas tamancas. 

(a) J Araújo

5 comentários:

  1. Boa noite Araújo,

    O texto é pertinente. Mas, só tenho a dizer que sinto nojo dos nossos políticos, e a Presidente Dilma, GUERRILHEIRA do passado nos Governos Ditadores Brasileiros, agora, fica cheia de cuidados excessivos às custos dos nossos CARÍSSIMOS IMPOSTOS.

    Só posso desabafar: CAI FÓRA DILMA!

    Sonia, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Dilma,Ivo não são exemplos de correção, são trapalhões... e nossa Embaixada está em baixa, como todo o nossa política, J.Araújo passei para ler sua revista... observar os assuntos e as opiniões, forte abraço meu amigo! estou atento!

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!, Deus te abençoe bom final de semana, amigo blog a noticia da hora muito bom, o seu blog é maravilhoso continue assim, S-U-C-E-S-S-O
    Já estou te seguindo, aguardo a retribuição.
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis
    Fanpage: https://www.facebook.com/pages/Batom-Vermelho/490453494347852?ref=ts&fref=ts
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Bom dia e um bom início de Setembro também!
    Passando pra me atualizar com as suas postagens sempre ricas de conteúdo e informação,parabéns!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...