11 julho 2009

>Toque de recolher

Diante da escalada da violência aliada ao consumo de drogas e a prostituição infantil, que está levando os jovens e crianças cada vez mais cedo para o vício e consequentemente a prática de pequenos delitos. Diante desse quadro, muitos juizes tomaram medidas mais drásticas para tentar diminuir esse .

Uma liminar concedida dia 09/07/2009, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) manteve o toque de recolher para crianças e adolescentes, medida já implantada em diversas cidades do País, entre elas, três do Estado de São Paulo. A decisão ainda precisa passar pelo julgamento de mérito, mas a liminar do conselheiro Marcelo Nobre considerou que o toque de recolher tem como base o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e por isso é legal.

O CNJ se manifestou em resposta a um questionamento feito contra a determinação imposta pela juíza de Nova Andradina (MS), Jacqueline Machado, mas vale para todas as cidades que adotaram o toque de recolher. Até agora, pelo menos 13 comarcas de sete Estados adotaram a mesma medida. Em São Paulo, o toque de recolher está em vigor em Fernandópolis, Ilha Solteira e Itapura, mas outras 20 cidades - incluindo Santo André, Diadema, Guarulhos e Ribeirão Pires - estudam impor a mesma determinação, inclusive por aprovação de lei municipal.

Na liminarselheiro Marcelo Nobre afirma que, ao ler a portaria, identificou que ela "apenas disciplina a permanência de crianças e adolescentes desacompanhados dos pais nas ruas depois de determinados horários". "É absolutamente certo que estas regulamentações postas pela juíza em sua portaria decorrem do Estatuto da Criança e do Adolescente, ou seja, da lei", alegou.

O Estatuto da Criança e do Adolescente tem dois artigos que serviram como base para a decisão do CNJ. No artigo 15, o ECA determina que crianças e adolescentes têm direito à liberdade de ir e vir, "ressalvadas as restrições legais". Já o artigo 74 dá ao poder público o direito de regular as diversões e espetáculos públicos, decidindo sobre as faixas etárias que poderão participar.

4 comentários:

  1. Trata-se de um assunto muito delicado. Evidente que limites são e sempre serão necessários aos jovens, mas esperar que decisões arbitrárias, vindas de fora, ou seja, através de leis de qq ordem, possam resolver o problema, eu acho muito leviano! Cabe à família, educar, orientar e impor, ou não, os seus próprios toques de recolher aos seus filhos ... O que não começa ou não se tem dentro de casa, não é adquirido desta forma! Evidente que impor limites ao consumo de bebidas alcoólicas, cigarros, controle de idade em casas noturnas, e tudo o mais, trata-se sim de competência do estado/município/governo e afins, mas determinar horário de circulação em vias públicas, eu acho que fere o direito à liberdade de qq cidadão ! Repito, cabe aos pais estipularem limites aos seus filhos no que julguem mais acertado !
    Beijos querido e um belo de um domingão pra ti!
    Helô

    ResponderExcluir
  2. Atualmente com esse Estatuto de crianças e adolescentes, fica cada vez mais difícil controlar a criançada, veja que nas escolas não respeitam os professores, nas ruas chutam andarilhos(que é fruto de criança "largada pelos pais", e então torna-se necessário medidas drásticas. Porém, como "educação" vem de "berço" essa nova Lei poderá nos surpreender mais tarde. O correto, é legalizar o trabalho a partir dos 14 anos, como eu fiz na minha vida, e serviu de "escola"para eu ser o que voce conhece hoje. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Lindo aqui. estou mais informada.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Acho que é um medida valida, pois os pais estão se renegando o dever de concientizar sobre o mal com os próprios filhos...

    Fique com deus, menino J. Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...