01 novembro 2009

>Carta para o além


Mãe, sobreviver aqui na terra está tão difícil. Depois que a senhora partiu naquela viagem a minha vida mudou tanto. A senhora nem imagina como mudou. Aconteceu tanta coisa comigo. A senhora não devia ter feito comigo o que fez. Podia no mínimo ter me levado.
Se eu tivesse viajado já estaria fazendo oito anos. Como não fui, estou aqui, tomei consciência que não vai voltar mesmo. Abandonou esse filho, e os outros também, se eu não dissesse isto seria egoísmo meu, foi assim de repente. A senhora partiu muito rápido
Lembra? Quando eu tinha algum problema sempre procurava a senhora e contava. Agora estou com tantos e não tenho a senhora para contar. Sabia que tinha sempre uma palavra de conforto para me dar. Seus conselhos sempre sábios. Hoje mãe, me sinto tão sozinho. Ah, como você me faz falta; todo esse tempo me fez refletir e descobri que a vida não vale muita coisa sabe.
Do pouco que eu tinha, e você sabe que era quase nada, o bem mais valioso era você. Está vendo mãe, como mudei, eu nunca tinha trocado a palavra senhora por você, agora estou. Evolução dos tempos mãe. Não é falta de respeito não. Naquele tempo lá na roça eu escrevia em folha de caderno, agora uso computador. Lembra as cartas que te escrevia antes? Demorava tanto pra chegar né!
Se você estive entre nós hoje, mesmo a senhora lá longe, podíamos nos comunicar através dessa maquina. É que o tempo muda tão rápido que hoje não é mais falta de respeito chamar os mais velhos assim, mesmo sendo nossos pais. Claro que eu não teria coragem de dizer isso pessoalmente. Mas esta é uma carta.
Mãe conheci tanta gente durante sua ausência. Algumas a senhora ia gostar, outras nem tanto. Encontrei gente que me ajudou nas horas em que eu mais necessitava. Sabe aquela vez que estávamos sentados na beirada cama lá da nossa casa do sítio e a senhora me aconselhou a não casar com aquela moça; dizendo que as coisas não iam dar certo.
Como à senhora viu não deu certo mesmo. Então mãe, to precisando ouvir a senhora de novo. Mas caiu a ficha mãe! A senhora não está mais aqui. Foi naquela viagem sem volta, não me deixou endereço, nada. Simplesmente foi. Tenho muita coisa pra te contar, mas vou parando por aqui.
Assim que eu puder volto a te dar notícias. Diga para o Pai Nosso, que venho tentando dar o melhor de mim a senhora me ensinou e educou na sua simplicidade. Acho que nem precisa, ele sabe tudo. Estou aguardando minha passagem e a chamada para o embarque, para nosso reencontro na "estação pós-vida". Mãe, continuo te amando. Beijo do seu filho.  (a) J Araújo 


17 comentários:

  1. J. Araújo, a tua mãe não deixou o endereço, mas deixou algo que possa te acompanhar neste momento, o teu coração, lá as pessoas amadas que fazem o seu lar, mesmo que não estão mais entre nós...

    E levanta a poeira menino, fique bem.

    Fique com Deus, menino J. Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. É uma narrativa bela e chocante e que serve para todos nós. Meus parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  3. Olá meu querido, tdo bem?

    Olha, me fizeste chorar três vezes nesta semana
    pelo mimo deixado em meu aniversario, outro na ultima postagem e esse agora postado em teu mágico blog... Do jeito que sou sensível, eu me lavo, palavras me eternecem pelos amigos que o nosso abençoado Pai maior tem me ofertado.
    Não digas que antes tinha uma mãe pra te ouvir, ainda tens, ela te ouve, te acalanta e continua a te amar tbém... No seus olhos rasos d'água fica aflita, mas se acalma pelos anjos que a velam no além... Ela tenta te fazer ouvir, mas precisa de tua crença, do teu silencio, para que se faça em ti a presença do seu carinho no seu jeitinho especial de ser... Os laços de amor, jamais se arrebentam quando esse amor se faz por onde acontecer... Lembras-te que nós seres vivos desta vida, filhos do criador, fomos feito em sua semelhante forma e amor e que se tens a certeza de que o teu recado dado a ele, não seja preciso a mãe transmitir, porque sabes que ele ouve, creia que sua mãe ouviu e disse amém...
    Meu amigo, sinto que tens enorme brilho neste seu coração, quando te faz consciente do muito que tens por corrigir nesta caminhada bendita, que Deus nosso pai nos oferta a lida, para melhor discernir... Creia que erros todos nós cometemos, por sermos seres fragilizados que ainda somos, se perfeito fossemos, não estariamos aqui nesta trajetória cobradora de nossos atos, pelo necessário do aperfeiçoar esse nosso espírito ainda tão endurecidos... A gente chega nesse mundo com uma bagagem tão pesada, mas a medida que vmos tropeçando com nossos haveres, vmos nos dando ao acerto e ao mesmo tempo despachando alguns... sei que quando retornamos, seguimos mais leves, não como santos, porque a nossa existencia é de longas datas e fica difícil numa unica existencia, reparar tantos erros... Confie siga e creia, mtas delas já tens superados, porém te vejo seguindo com um peso dentro de tua mala, que te impossibilita o despacho dos outros tais, que é o sentimento de culpa, por não aceitares como sois, ser lindo, inteligente e saudável, porém aberto para as desventuras como qualquer um de nós somos... Se perdoe, jogue fora tuas amarguras, tuas mágoas de si mesmo. Se aprecie, goste e creia em você. Me perdoe, pelo que aqui estou escrevendo, mas estou a fazer, porque gosto de você, te sinto como irmão, pela forma como bem disseste, na sensação de já me conhecer doutras eras, quem sabe Araujo, duvidar por que? Fique à vontade de apagar essas linhas caso queira, vou compreender. Ao acabar de ler tua postagem, fui para fora de casa, no quintal, pensar e meditar sob o testemunho da lua, que está tão linda, iluminando o céu, inibindo as estrelas, pensei em você e pedi a deus que me intuisse para te responder... Quem sabe um dia a gente não venha a se conhecer, trocar umas letrinhas, fazer-se compreender, ficaria feliz, pois que nesta vida tenho procurado somar, cada vez mais e dividir as graças de aprendizado de vida, e com isto multiplicando todos os meus ganhos de muito amor para uma alegria vivida. Sou errante, mas se eu não errar, como vou ter a certeza de aprender? Assim seja você, todos nós, nesta travessia iluminada onde somos o farolete de nós mesmos.
    Fica com Deus meu amigo querido. Estou orando por você e guardando no meu coração.
    Deus está em toda parte, tudo sabe, tudo ver e por isto Deus está, comigo, com ele e com você...
    Lindas canções no teu blog, fluindo e ensejando um passeio por esse universo lindo sem fim...
    Mta Paz
    Bjsss
    Livinh@__

    ResponderExcluir
  4. O texto é muito, muito lindo. Fiquei tão emocionada que até chorei. Quanta emoção....
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Bom dia pessoa linda!!!
    Eu li a sua carta e me deixou sem palavras...
    Ela ñ te abandonou vc pode ter certeza disso...Está cuidando de vc e orando por ti...
    Nunca entendi muito bem essa separação mas o fato é q dela ninguém pode fugir e muito menos evitar...
    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  6. A saudade sempre deixa marcas na alma e memória.O Amor que exisitu é a força que nos força a seguir adiante!

    Bonita carta!

    Abraço e agradeço a visita!

    ResponderExcluir
  7. Mãe é algo insuperavél. Que pena a sua perda, sempre tento me preparar para esse dia, mas não sei se conseguirei.

    Abs

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? vim aqui te agradecer a força e o comentário no meu blog.
    espero ter força pra continuar minha jornada e que tudo acabe bem.
    Obrigada pelo seu carinho, um abraço

    ResponderExcluir
  9. A pesar que la traducciòn no es muy buena, se entiende bastante. Me gusto el texto.

    Yo te sigo desde ahora, y te invito a que me sigas también. Para poder intercambiar opiniones. Muchas gracias por tu visita.

    plumarojablogspotcom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ah,amigo.Claro que é comovente.Mas ela deixou sim o maor de mãe incrustado no filho. E saiba que uma mãe de verdade, jamais deixa o filho,sem ser da sua vontade.Tenho certeza ,que por ela,ela ficaria

    Obrigado pela visita no blog e palavras de apoio.Volte sempre.Estou como seu seguidor.Um abraço

    ResponderExcluir
  11. Voce sabe que sua mãe só mudou de endereço, já esteve perto de voce, na sua frente, te falando, eu a vi, e sabe disso. Só não falei outras vezes porque voce não acredita na vida após a morte. Ela está bem cuidada, e livre para te cuidar, deixe-se querer.

    beijão "Minhas Palavras" Sonia

    ResponderExcluir
  12. Hermosa historia, interesante entrada con camino al mas allá...
    Un abrazo te sigo

    ResponderExcluir
  13. Passo as suas palavras para a minha pessoa! É exatamente assim que me sinto depois que o meu anjo da guarda se foi! É como se o chão se abrisse e tudo desmoronasse dentro de mim. É uma ferida que nunca vai cicratizar! As vezes ameniza, somente isso, mas tem momentos que tudo é incontrolável e a saudade e a falta dela é o que mais dói...
    Verdadeiro demais o que escreveu.
    bj

    ResponderExcluir
  14. Olá Araújo, td bem? Poxa, obrigada por sua visita e apreço, fiquei realmente feliz. Não sou tão blogueira quanto a minha mãe e posto muito pouco em meu blog, mas é um prazer imenso tê-lo como meu seguidor. Amigos da minha mãe são sempre bem-vindos!
    Um grande beijo e uma ótima quint-feira!!!

    ResponderExcluir
  15. A dor mais dificil que há....
    Em lagrimas leio sua carta
    Pois não consigo me imaginar nessa situação
    apesar de todas a crenças e esperanças, seja qual for a sua, a saudade bate e doi.
    Que Deus lhe de força para suportar
    Andresa

    ResponderExcluir
  16. Navegando sem ruma com a intenção de divulgar o meu blog, cheguei até você e gostei do que vi, tanto que pretendo voltar mais vezes. No momento estou impedida de fazer leituras muito extensas, pois a claridade da tela do computador está prejudicando um pouco a minha visão, devo tomar cuidado. Em breve resolverei esse problema. Bem, já que estou aqui aproveito para convidar a conhecer FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em http://www.silnunesprof.blogspot.com
    Eu como professora e pesquisadora acredito num mundo melhor através do exercício da leitura e enauqnto eu existir, vou lutar para que os meus ideiais não se percam.
    Se gostar da minha proposta, siga-me.
    Por hoje fico por aqui, Espero nos tornarmos bons amigos.
    Que a PAZ e o BEM te acompanhem sempre.
    Saudações Florestais !

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...