13 novembro 2009

>Nosso apagão de cada dia!!

Usina de Furnas/ Arquivo pessoal
Faltou Luz...
O apagão elétrico ocorrido na noite de 10/11/09, foi um só, mas as teses apontadas para tentar explicar o caos foram muitas. A pane em Itaipu teria sido provocada por um vendaval no Paraná, por uma chuva forte em São Paulo, por hackers de plantão, por sabotadores da candidatura Dilma Rousseff ou até, quem sabe, pelo Bin Laden – que, dizem, está escondido em Foz do Iguaçu. 
Os números do breu também foram muitos. Primeiro, foi em três estados. Depois, em sete, oito, nove, e ontem pela manhã chegou a dez e, finalmente, à tarde, a conclusão era de que dezoito unidades da Federação, mais o distrito Federal e o "hermano" Paraguai, tinha sido atingidos pela pane.
...Sobraram dúvidas
Sejam lá quais forem os motivos e os números, o fato é que o novo apagão elétrico traz de volta o fantasma dos blecautes do inicio da década, ainda no governo FHC. à época, com os reservatórios vazios, Fernando Henrique foi enxovalhado por Lula e pelo PT pela crise energética. Agora que água não falta, o que a oposição dirá do governo Lula?
Ontem a ministra candidata Dilma Rousseff, apareceu para tentar explicar o apagão ficou mais perdida que cego em tiroteio enrolou mais ainda quando tentou colocar a culpa na natureza. O pior é se a natureza resolver vingar de uma culpa que ela às vezes não tenha sido a responsável.
A oposição está tentando colher dividendos políticos com o apagão e o governo também é culpado por que está politizando o episódio enquanto a questão devia ser tratada tecnicamente.

11 comentários:

  1. Cara, não acho que o importante seja atribuir o culpado, mas sim que este motivo não volte acontecer...

    Fique com Deus, menina J. Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Como não deu para comentar no post abaixo, vai ter de ser neste (usando a internet do trabalho dá nisto)...

    É bom te conhecer um pouco mais, mas com certeza, sonhamos de um dia o Brasil ser um lugar melhor...

    Fique com Deus, menino J. Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Logicamente...não percebo nada de política brasileira; nem de portuguesa, a maioria das vezes :)))
    Mas acerca deste assunto recebi vários emails de amiga(o)s brasileira(o)s justificando o "apagão". Tem um que achei muito interessante, e vou partilhar com vc. É assim:
    " Explicado o motivo do apagão, no dia 11 passado, que deixou muitas regiões do Brasil, sem luz. Informações confidenciais. Rssss. Rssss...............

    Em Itaipu, ontem, disseram a um estagiário: quando sair, desliga tudo!"

    E assim, com mais ou menos humor, vamos vivendo.

    Bom fim de semana

    Beijinhos
    Mariazita

    ResponderExcluir
  4. Olá!!

    Acho q agora que passou, passou, o motivo qual foi, ninguém vai saber direito, pois cada um fala uma coisa e as vezes a verdade não é bem aquela que a mídia diz... bom... o importante agora é não acontecer de novo!! assim espero hehehe...

    Obrigada pelo comentário no meu blog e pelo parabéns!!!!

    Bjosss e ótimo fds!!!

    ResponderExcluir
  5. Hilário teus comentários, não sabes que a culpa é sempre do mordomo?
    sabe aquela perguntinha básica, onde está Wolly?
    na verdade eu fico com aquela vassourinha do Jânio...

    Tenha um doce dia, um fim de semana bem relax e não pense no que acontece ou deixa de acontecer, não vale a pena, quando tanto temos por fazer....

    Beijos meus...

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela visita!
    "Os Sonhos não envelhecem"
    Eu também amo essa frase!
    Um belo fim de tarde e um
    excelente domingo para você!

    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  7. J Araujo não temos dúvidas e tudo isso é mais do que pensado e cogitado .... mas alguém falou dos prejuizos causados pelo Apagão? Quantas empresas tiveram seus servidores corrompidos....equipamentos elétricos e muito mais que ninguém comenta... é a chuva... os faróis apagados, a saída das pessoas de cursos, faculdades sofreram arrastões no Rio de Janeiro , dificuldades para voltar para casa , e ainda foi dia de jogo no Maracanã. Eu falo como cidadã que está a mercê disso tudo.Obrigado pela visita na Vitrine de sonhos. Agora estou te seguindo. Bjs e bom domingo

    Aproveite depois e visite http://mamyrene.blogspot.com
    tem muitos assuntos interessantes e tenho certeza que vc sempre terá uma crítica a acrescentar.

    ResponderExcluir
  8. O apagão! quando o Governo começou a privatizar as empresas que fornecem energia, virou essa bandalheira, onde é que americano vai contrstar engenheiro e eletrecistas competentes ganhando um salário digno?
    Não dá prejuizo. Então terceiriza a manutenção e dá no que deu...

    Achar o culpado, não se acha nunca, em nenhuma situação, vivemos no século 21; e agora um fio de bigode que outrora era compromisso assumido, é só bigode.

    beijos dessa amiga eterna.

    ResponderExcluir
  9. Pois é, J. Araújo, fica difícil dizer, porque as informações que nos chegam sempre trazem os contextos ideológicos, políticos (situação, oposição), a própria mídia explora mais o sensacionalismo das notícias, que as questões em si, se atropelam e nivelam por baixo em busca da audiência. E o monopólio da informação só não é maior, graças a internet, que nos permite buscar mais informações. Depois de ter feito Economia, trabalhar a vida toda, ler, e me permitir deixar ser um eterno aprendiz, e não dono de verdades absolutas, ou querer culpas e culpados para tudo, procuro refletir bem. E o seu texto está ótimo exatamente por isso, você colocou a questão e nos permitiu pensar.
    Toda sociedade só poderá crescer no equilíbrio, na liberdade, na verdade, no livre debate de idéias, sem preconceitos e ideologias, ao menos estamos no caminho certo, nos permitindo viver o processo democrático. Quero crer que alguma informação mais técnica deverá nos dizer melhor, já deveria ter dido, antes que outros APAGÕES possam acontecer.
    Obrigado por sua presença e comentário no meu blog. Abraço/ney.

    ResponderExcluir
  10. Cara!Que coisa mais tensa isso nao?!!Voltar esse desespero era so o que faltava!Fiquei sem internet por toda a semana porque meu modem queimou!Tive que gastar para fazer trabalho em lã house!Aquela coisa horrivel de barulhenta!Estou com net de novo mas paguei do bolso pra escapar da grande burocracia!
    E a culpa!?Onde mora!?Alguem pode me passar o endereço certo!?Será que esse falatório todo deles vai resolver a situaçao!?
    Que nada!Uma corja!Eles enrolam,culpam uns e outros e nao chegam a nenhuma conclusao!
    Eu ainda tenho saude para aguentar...e as pessoas que nao tem, como o caso daquela senhora que precisava do aparelho para nao morrer e outros casos vistos!?
    Ai,ai,haja paciencia!

    PS:Desculpe m ausencia mas virei mais vzes!Gosto muito daqui!Te acho criativo,inteligente...

    PS2: Mt obrigada meu amigo pelo selo abaixo!Radiante por se lembrar de mim!

    Beijo carinhoso!

    Uma linda noite de domingo!

    ResponderExcluir
  11. Me perdoe pela ausência mas estou em fase de provas na faculdade e por esse motivo o meu tempo está escasso...
    Volto com mais tempo ok.
    Bjsssssssssssssss

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...