A legislação eleitoral prevê que o numero de vereadores proporcional a população do município, observando os seguintes limites:
a) o mínimo de 9 (nove) e o maximo de vinte e um nos municípios de até um milhão de habitantes.
b) mínimo de 33 e maximo de 41 nos municípios com mais de um milhão e menos de cinco milhões de habitantes.
b) mínimo de quarenta e dois e maximo de cinqüenta e cinco nos municípios com mais de cinco milhões de habitantes.
Uma leitura desatenta do dispositivo retro mencionado pode levar a conclusão de que, se observados os parâmetros mínimos e máximos estabelecidos para cada uma das faixas acima mencionadas, possui o legislador municipal ampla liberdade para fixar o numero de seus Edis. Por essa óptica, municípios com mil habitantes ou com um milhão de habitantes têm autonomia para determinar graciosamente a quantidade de vereadores de sua câmara, desde que observados os limites de (9) nove e (21) vinte e um.
Sendo assim, por esse raciocínio, apenas para exemplificar, podemos ter em um município de mil habitantes (21) vinte e um vereadores e, por outro lado, em um município com um milhão de habitantes, (9) nove vereadores. A verdade é que a legislação sempre deixa brechas para a exploração; isso ocorre também em outros setores da sociedade. Nossos legisladores não dão ponto sem nó.
Realmente, eles não dão ponto sem nós...
ResponderExcluirFique com Deus, menino J. Araújo.
Um abraço.
ESTAMOS PRECISANDO DE BLOGS POLITIZADOS, DE PESSOAS QUE TENHAM O QUE DIZER E SAIBAM COMO DIZER, ESTOU MUITO FELIZ POR TE SEGUIR. ESTE BLOG PRECISA SER LIDO!!!
ResponderExcluirABRAÇO!
São as artimanhas do poder. eles sempre saem ganhando e comendo o dinheiro do povo.
ResponderExcluirAbração
Olá, Araújo
ResponderExcluirMuito obrigada por sua visita e votos de melhoras.
Ainda não estou bem, mas melhorei bastante.
Parece-me que por todo o lado acontece a mesma coisa. As leis são feitas de modo a poderem ser interpretadas de acorco com os interesses de momento.
Eles (os legisladores) sabem muito !!!
Continuação de boa semana. Beijinhos
Oi J.Araujo!
ResponderExcluirA legislação é feita por seres humanos que tem como real objetivo defender os seus próprios interesses. Fica difícil algum dia isso ser consertado, não é?
Quero te convidar a comemorar comigo o aniversário de 1 ano de A FORÇA E A BELEZA DE SER MULHER. Leve, junto com os selos-presente, o meu carinho por vc.
Bjussss
Reflexão altamente neste espaço, assuntos deste modo dignificam a quem ler neste sítio :/
ResponderExcluirRealiza mair quantidade deste sítio, aos teus leitores.