18 março 2011

>Queria ter um jornal

Imagem/arquivo pessoal
O que eu queria mesmo é ter um jornal, como não tenho, contento com meus blogs, onde sou superintendente, redator chefe, revisor de textos, repórter e às vezes fotógrafo. Quantas vezes fui a campo fazer fotos para ilustrar os textos. Não pretendo ser terapeuta, mas alguém chegou a dizer uma vez que meu blog serviu como terapia.

Tento agradar o maior número de pessoas possíveis e, quando vêm os elogios isso me dá uma força para continuar aprimorando cada vez mais o ‘trabalho’ como blogueiro;  faço os blogs  como hobby. Escrevo porque gosto. Considero-me um caipira acima da média nacional, não me formei em nenhuma faculdade. Na verdade sou formado pela vida, não que eu tenha fugido da escola, muito pelo contrário, fiz um esforço danado, eu, caminhava nove quilômetros para chegar a uma escola rural. Não tenho titulo de doutor; nosso Presidente da República também não tinha; nem por isso serei menos importante. Até agora não fiquei sabendo se ele concluiu o colegial.

Pode ter certeza que estarei tentando de todas as maneiras levarem as notícias de forma diferenciada, palpitando e dando minha opinião. Saí do campo para correr atrás de novos conhecimentos, aprendi muito, a cidade me ensinou que o que ficou lá na roça era o paraíso.  Na  verdade a selva estava aqui; só que era de pedra. O caipira fica chateado mesmo fazendo comentários muitas vezes sem sentido. Não obtendo resposta ele cala. Acredito que a busca é constantes em nossas vidas. Pode faltar de tudo para o verdadeiro homem do campo, mas não lhe faltará ânimo para através dos conhecimentos simples, porém honestos gosta de se relacionar com o homem da cidade que assusta e encanta ao mesmo tempo. Como já disse, e repito, sou e serei sempre um camponês vivendo nesse ‘desconhecido’ mundo.

É esse modo muito particular de ver as coisas, com um olhar,  sem maldade que o bom homem do campo fica restrito a um pequeno número de admiradores. Existem pessoas que se omite em dar suas opiniões por medo de perder alguns privilégios, acho covardia. Acredito que todos têm de palpitar sim. Quanta hipocrisia. Nunca deixei de dar minha opinião, principalmente se for solicitado a opinar, mas existem pessoas que calam; colocam o rabo entre as pernas como cachorros medrosos e sabe apenas dizer que não pode comentar porque pertence a um determinado seguimento. Isso não me convence. É exatamente o contrário, se a pessoa ocupa alguma posição privilegiada na sociedade seria a pessoa ideal, até porque, são pessoas formadoras de opinião. Pare um pouco para refletir sobre o assunto.

 Meu amigo (a) passe a desconfiar de palavras bonitas e afagos, muitas vezes, por trás deles pode se esconder outros interesses inconfessáveis. Desculpe pela sinceridade, pessoas que agem assim, não querem na verdade é se comprometer. É mais cômodo para elas, dizer que não podem comentar os assuntos que envolvem determinados setores porque ocupa um determinado cargo em determinado lugar. Grande coisa! Todos têm o direito de dar opiniões, desde que não seja ofensiva à moral das pessoas e, respeitando as diferenças. Dessa maneira estamos contribuindo para melhorar as relações humanas. Vivemos em uma “quase” democracia, dependo do poder público, pago meus impostos, exijo que sejam bem aplicados. Se não! Nem por isso devo fechar os olhos para as mazelas estaduais, municipais e por tabela as mazelas do país.

Quando eu disse quase democracia é por que; esse país será uma democracia completa quando: 
Não formos obrigados a votar; 
Quando as leis forem iguais para todos
Quando pobres e ricos tiverem os mesmos direitos;     
Quando o RG valer tanto quanto o CPF;
Quando acabar com a frase "... sabe com quem está falando?"

5 comentários:

  1. Valeu Araujo! Me fez volta a minha mocidade, que passei na roça até meus 33 aninhos, não me envergonho não era tão tranquilo junto de meus pais. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Araújo,


    "Sabe quem está falando?" Estou cansada de ouvir isso nesses anos todos de serviço publico.

    Quero me aposentar, afastar-me da hipocresia, mentiras, falcatruas.

    Voce pode ter um jornal, eu lhe direi como: aposenta e retorna as suas origens, lá voce poderá constituir um pequena empresa, e editar o seu tão sonhado jornal.

    Daqui eu colabora com voce

    abraço.


    sonia

    ResponderExcluir
  3. J.Araújo, li o seu belo texto, tens
    toda a razão; não somos uma democracia, muitas injustiças sociais, Tenhos prédio(hospital)
    falta médicos, Temos escolas(falta
    professores) Verbas para vaidades
    temos para a necessidades não,
    Concordo contigo, falta muito para
    para nação ser uma democracia.
    Vá em frente..continue precisamos
    estar atento... nossos governantes
    não podem dar pão nos dão circo.
    Não podemos ser palhaços deste triste espetáculo. Parabéns pelo
    texto!

    ResponderExcluir
  4. Andava a ver o meu blog e textos antigos e dei com um comentário seu, acho que na altura não cheguei a agradecer.
    Dei uma vista de olhos genérica no seu blog, achei muito interessante.
    Reparei que critica a situação do Brasil, pois é, hoje em dia, todos os países têm grandes motivos para serem criticados pelos seus cidadãos. Em Portugal passa-se o mesmo.
    Ainda assim, é bom saber que existe pessoas que falam e que escrevem sem medo sobre aquilo que sentem e aquilo que vêem.
    Cumprimentos.

    ResponderExcluir
  5. Eu me perdi na selva de pedras (8) rsrs

    concordo com vc, acho o msm...

    e as vzs tb faço meu próprio jornal lá no meu blog...

    bj

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...