04 novembro 2011

>Política e justiça

Dr. Helio de Oliveira Santos (PDT)
O tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) determinou o retorno de Demetrio Vilagra (PT) ao cargo de prefeito de Campinas. Ele havia sido afastado de seu posto por 90 dias pela Câmara Municipal no ultimo dia 19 de outubro, 28 votos favoráveis e quatro contrários. Um tanto quanto contraditório essa questão entre a política e a justiça. Temos visto na cidade uma situação em que a justiça é quem determina quem assume o poder e senta na cadeira no famoso quarto andar da Prefeitura Municipal.

Pela primeira vez em sua história de mais de 237 anos nunca viveu nada parecido. Nunca um prefeito havia sido cassado. Porém, tudo mudou a partir do dia 20 de maio de 2011,(leia). A cidade hoje vive um paradoxo, o prefeito cassado, Dr. Helio de Oliveira Santos (PDT), quando deixou o cargo, assumiu o vice-prefeito Demetrio Vilagra, (PT) também acusado de corrupção que, no dia em que estourou a crise estava viajando para a Espanha e ao retornar ao Brasil foi preso no Aeroporto de Guarulhos.

Demétrio Vilagra (PT)
Foi pedido seu afastamento pela Câmara Municipal, o mesmo entrou com recurso que foi acatado pelo TJ-SP, anulando tanto o afastamento quanto a abertura de uma CP (Comissão Processante) que havia sido pedida. Novamente a Câmara recorreu da decisão que foi aceita, nesse caso, assumiu a cadeira de prefeito o presidente da câmara Pedro Serafim que acaba de perder o cargo de prefeito e retorna à Câmara Municipal. Enquanto isso, o setor jurídico da própria Câmara deve entrar com um recurso, possivelmente, de agravo regimental no próprio TJ-SP.

Dr. Pedro Serafim (PDT)
Enquanto isso, no meio dessa guerra de liminares e outros instrumentos jurídicos quem perde é a cidade, ou seja, sua população que vive uma grande insegurança jurídica pela falta de investimentos. Para pior a situação, o ex-prefeito cassado, Dr. Helio também aguarda decisão da justiça para seu retorno. Como podemos ver muitas vezes a justiça chega a atrapalhar, será que a justiça gostaria que outros poderes se metessem em seu sistema? O povo fica sem saber em meio a toda essa disputa jurídica entre nossos políticos e a justiça às vezes sendo usada para satisfazer as pretensões de partidos ou grupos. Como podemos ver a justiça brasileira é tão imperfeita que dá margem para varias interpretações de juizes e desembargadores, que tem visão diferente uma mesma causa.

Como a situação está indefinida, muitos cidadãos chegam ao Palácio dos Jequitibás, sede do governo, e pergunta em tom de deboche: “Quem é o prefeito do dia?”.

Um comentário:

  1. Este é o Brasil, zil, zil, zil...
    Um abração. Tenhas um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...