17 agosto 2013

>Instruções e ferramentas para capturar corruptos

Imagem da web
Certo dia estava eu em Peruíbe, SP curtindo o carnaval naquela cidade do Litoral Sul. Ao sair caminhando na orla da praia deparei com dezenas de pequenos buracos na areia assim que a onda se afastava. Na minha frente vi também que caminhava um senhor com um pequeno cano de PVC. (Este no caso, foi em Vitória - ES)

Com um olhar mais atento, dava para perceber que se tratava de uma ferramenta artesanal feita para capturar iscas pra pesca. Este senhor parava próximo àqueles pequenos buracos, colocava aquele o cano com um sistema de sucção. Era através desse sistema simples, porém eficiente, que ele tirava um bichinho feio pra chuchu, que eu já tinha visto outras vezes, mas não sabia como se chamava. 

Pra minha surpresa ele me disse que aquilo era corrupto, ah, na hora, fiquei empolgado em saber que aquilo servia de isca para pescar outros peixes. Realmente tem muita gente que gosta de encostar-se em corruptos. Mas, não é aquele da praia do qual estou falando. 

Como era bom ver um corrupto entrar pelo cano, pelo menos lá na praia eu tive a oportunidade de ver isso na prática, porque os danados são espertos e se escondem com uma facilidade no primeiro buraco que encontram. Isso também acontece  com os corruptos de terra seca. Agora estou falando de homens corruptos.

Diante do fato comentei com esse senhor que eu conhecia um lugar que tinha corruptos bem maiores do que aqueles ali da praia. Mesmo não sendo uma cidade litorânea, ao contrário, fica em uma região de cerrado. 

Dei umas coordenadas, dizendo que o lugar fica na Região Centro-Oeste do Brasil, a construção onde eles se reúne tem aparência de uma grande bacia. Como se vê não é natural como aqueles da praia. Nesse caso pra pegar os corruptos nem precisa do tubo de sucção, basta pra isso ficar na porta de saída com uma grande rede, muitas algemas e um "camburão" da polícia para transportar o produto da pesca.
* Imagens da web

(a) J Araújo

5 comentários:

  1. Precisamos muito desse instrumento, não? Vai faltar mãos,rs abração,chica

    ResponderExcluir
  2. Amei ler, meu marido adora pescar, tenho casa perto de Peruíbe, Itanhaém, lugar lindo, ele vive tirando corruptos para pescar, rs, nossa, que legal né, poder fazer o que mais se gosta?
    Eu não tenho paciência de pescar, mas enquanto caminho ele fica com os amigos pescadores, rs, é isso que chamo de viver!
    Abraços meu amigo!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Araújo,

    Interessante o seu texto, realmente para pescar ou cassar corruptos seria necessário uma grande rede. Interessante como aqui no nosso país os movimentos anti-corrupção não vingam. Voce percebeu como o povo está quieto? Acabaram os protestos, passeatas, parece que tudo voltou a estaca zero.

    A diretoria do nosso hospital público diante de uma proposta de pagar PRODUTIVIDADE também para a enfermagem, já que os médicos agora ganham por PRODUÇÃO, disse ao colegiado gestor de coordenadores: NUNCA, QUEM NÃO ESTIVER SATISFEITO COM SEU SALARIO QUE VÁ EMBORA....

    Isso tem um nome: BRINCANDO COM A SAUDE DA POPULAÇÃO. Pra falar a verdade, eu vi uma cirurgia de apendicite, em que o material retirado do abdome ( o apendice ) nem sequer estava VERMELHO DE VERGONHA.

    Não dá para confiar em quem jurou salvar vidas. Imagine confiar nos nossos políticos...

    Parabéns pelo texto!

    sonia. bjs.

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo

    É tão cruel
    o que a corrupção
    faz com o Brasil,
    que pensar nos corruptos,
    acordam em mim
    os desejos mais primitivos
    de justiça.

    Amar é inspirar
    o mundo.

    ResponderExcluir
  5. Hello Dear ! :)
    Great and interesting.
    Yours. Have a nice day.

    Patricia & Daniel

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...